Dicas de SEO para atrair mais visitantes

A metodologia SEO é a principal estratégia para aumentar o tráfego do seu site de maneira significativa, ganhar visibilidade, autoridade no mercado e conquistar mais clientes! Quer saber como fazer tudo isso? Descubra agora com dicas práticas e aplicáveis ao seu negócio!

Graças a internet a forma de consumir e vender mudou completamente e hoje é inevitável consultar as redes sociais, blogs e o Google antes de fechar algum negócio.

Só para se ter uma ideia, atualmente o Google é principal mecanismo de pesquisa do mundo e tem cerca de 4 bilhões de buscas diárias que envolvem as mais diversas intenções: passatempo, tirar dúvidas, curiosidades e consumo.

Antes do boom da internet, quando havia alguma dúvida em relação a algum produto ou serviço era comum se consultar com a própria empresa responsável pela venda. Porém, essa jornada de compra mudou.

Atualmente é no Google que se busca por essas informações. Afinal, qual foi a última vez em que você comprou algo sem dar uma olhada na internet? Pois é.

Indo além, e quando o assunto é ser encontrado? Ou melhor, fornecer informações para atrair clientes pelo Google? Continue lendo este conteúdo e descubra!

O que é e como funciona SEO

Search Engine Optimization, Otimização de Mecanismo de Busca ou só SEO.

As práticas de SEO são aplicadas em sites para que eles conquistem as melhores posições em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing (o foco aqui será no Google que é o mais importante).

Normalmente as empresas aplicam a metodologia SEO para seus produtos ou serviços serem encontrados por potenciais clientes a partir dos termos pesquisados por eles.

Imagine uma clínica odontológica. É mais ou menos assim:um paciente deseja saber sobre o preço de procedimentos estéticos e busca por “clareamento dental preço”.

Basicamente, ao conhecer a maneira com que seu público busca por questões relacionados ao seu segmento e aplicar técnicas de SEO acerca dessa palavra-chave com conteúdos relevantes, as chances de uma empresa ter mais tráfego e vendas aumentam.

Palavras-chave

Palavras-chave são os termos buscados pelo público. Sendo assim, antes de selecioná-las estude à intenção de busca do seu público e como eles buscam por serviços que sua empresa oferece.

Essa tal palavra-chave será o termo que o site busca posicionar nas primeiras posições do Google a fim de ser encontrado pelo público que procura por algo relacionado ela, como um procedimento com aparelho odontológico, produto ou procedimento.

Então, opte por termos específicos em relação ao seu mercado. Sobre o exemplo da clínica,a palavra-chave “odontologia” não é muito útil, pois pode aumentar o tráfego, mas ainda assim ele será desqualificado.

Contudo, termos como “aparelho transparente preço” gera ao site um tráfego qualificado de pessoas mais próximas do momento de compra.

Antes de escolher as palavra-chave tenha ciência do volume de busca delas, ferramentas como Google Adwords são um excelente recurso.

Como criar conteúdos relevantes

Os conteúdos devem ser criados em cima das palavras-chave para serem vistos como relevantes, melhorarem a experiência do usuário no site e não serem penalizados pelo Google.

Melhor dizendo, se a pesquisa inicial é sobre “aparelho invisível” e o usuário acessou seu blog para ter essa informação, dê a ele. 

Forneça um conteúdo completo que informe o que é o tratamento, como funciona, preços, onde encontrá-lo, duração do procedimento, dentre outros. 

O ideal é gerar um conteúdo completo acerca do tema, esse é um ponto determinante para que ele seja relevante aos olhos do Google.

Tenha uma persona

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio e toda estratégia de captação e fidelização surge a partir de sua definição.

Ou seja, ela é baseada em dados reais sobre comportamento, hábitos de compra, estilo de vida, características demográficas dos clientes e em suas histórias pessoais, desejos, motivações, objetivos, desafios e dores.

Essas informações serão fundamentais para que seus posts sejam direcionados, assertivos e conquistem o cliente que sua empresa deseja. Quando o assunto é conteúdo, seja blog, materiais ricos ou redes sociais, a persona é essencial para ter sucesso.

Para criar a persona do seu negócio colete dados sobre pessoas que já são clientes da sua empresa, alguns deles são:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Hábitos;
  • É casado?;
  • Tem filhos?;
  • Como se comunica;
  • Poder aquisitivo;
  • Desejos;
  • Dores;
  • Objetivos.

Quanto mais detalhes a persona tiver, maiores são as chances de criar conteúdos relevantes para seu público.

Use as redes sociais

Já que o assunto é aumentar o tráfego e conquistar mais clientes a partir disso, as redes sociais não podem ficar de fora!

As redes sociais são consumidas por milhares de pessoas todos os dias e por se tratarem de canais diretos de comunicação são ótimas  para engajar e conquistar o público.

As pessoas usam as redes sociais como passatempo e fonte de informação, ou seja: com a estratégia certa é muito fácil conquistar um novo cliente.

Mas antes de tudo tenha em mente que: a melhor rede social para investir é aquela que o seu público mais consome e acredita, por isso o estudo da persona é insubstituível quando o assunto é captação de clientes.

Considerando a forma com que o público utiliza as redes sociais, aposte em posts com dicas, passo a passo, tutoriais e “promessa”, eles costumam desempenhar bem tanto a nível de alcance como engajamento.

Benefícios das redes sociais

Estar on-line hoje é praticamente a obrigação de qualquer empresa que queira ser notada no mercado atual, e para isso as redes sociais ajudam a curto e longo prazo!

Gerar autoridade e consolidar a empresa é algo que leva tempo, mas esse processo pode ser acelerado com as redes sociais.

Por exemplo, vídeos, comentários, imagens e o compartilhamento colaboram para a consolidação de uma marca e assim se conquista a aprovação do público.

De forma mais abrangente, as métricas de engajamento das redes sociais significam a aprovação dos seguidores, ponto fundamental para a consolidação de uma marca.

Dito isso, a aprovação por parte do público abre caminho para o aumento de acesso, mais clientes e vendas e fidelização deles.

A página

Os conteúdos além de completos devem ser atualizados com frequência para que sejam vistos como relevantes a longo prazo.

Na prática, conteúdos atualizados são enxergados como relevantes pelo Google, pois acompanham as evoluções mais recentes e importantes acerca do assunto.

Desse modo, eles são recomendados pelo algoritmo e chegam até novos usuários.

Conteúdos atualizados passam maior credibilidade aos usuários do site, pois evidenciam o compromisso da empresa em entregar novidades e informações relevantes sobre o tema.

A formatação do site

A grande maioria dos acessos hoje vem dos smartphones, então é preciso pensar neles de maneira especial. É aí que entra o design responsivo do site!

O design responsivo adequa as páginas site à formatação dos smartphones e tablets, as deixam mais compactas, legíveis, e diminuem o tempo de carregamento, pontos que são determinantes na experiência do usuário na página.

Algumas práticas recomendáveis de design responsivo são:

  • Não publicar parágrafos longos;
  • Evitar o uso de imagens não compactadas;
  • Não inserir links e pop-ups em excesso;
  • Não publicar textos sem imagens;
  • Legendas curtas e compatíveis com a imagem.

Seja encontrado pelo seu público

Neste conteúdo você descobriu um pouco mais sobre a metodologia SEO, passos simples para aplicá-la, a importância de criar conteúdos úteis e como eles fazem a diferença na decisão de compra do seu público.

Além disso, viu que as práticas de SEO são fundamentais para que o site da sua empresa tenha mais acessos, ganhe visibilidade e autoridade no mercado atual.

Para finalizar, a criação de conteúdo deve ser pensada com a intenção de entregar ao público mais que um serviço ou produto. Isto é, não insista só em ofertas, desmistifique assuntos sobre o mercado, dê dicas, passe conhecimento, entregue autonomia, isso faz toda a diferença.