Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo? - Raffcom - Agência Full Service
 Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio.

Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é preciso conquistar a confiança do cliente — seja ele corporativo, seja o consumidor final —, trazendo informações relevantes e utilizando uma linguagem que de fato converse com o seu target.

Quer saber mais sobre assunto? Então, continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a importância de estabelecer uma comunicação de qualidade e como construir um público fiel. Boa leitura!

QQual é a importância de valorizar a comunicação com os diferentes públicos?

Para construir um planejamento de comunicação estruturado, um dos primeiros passos é reconhecer quem é o seu público-alvo. Essa definição é essencial para que a sua empresa saiba com quem está falando, o que falar e como falar com essas pessoas ou instituições de forma assertiva.

Aqui, é importante ter em mente que a relação entre clientes e empresas pode acontecer em diferentes esferas. Entre elas, podemos destacar:

  • B2B (business to business), em que o processo de vendas acontece entre empresas;
  • B2C (business to consumer), em que a empresa vende seus produtos ou serviços diretamente para o consumidor final;
  • B2B2C (business to business to consumer), quando o produto ou serviço, é repassado para uma empresa que venderá para o consumidor final.

Cada um dos públicos envolvidos nessa dinâmica estabelece uma comunicação com a empresa. No entanto, existe um ponto em comum que é valorizado por todos: a construção de uma mensagem personalizada e de um relacionamento que vá além do comercial para compreender as necessidades e as demandas do cliente de forma única.

Acertar esse alvo é justamente o que vai fazer com que o seu plano de marketing para social media se torne original e, consequentemente, mais atrativo, justificando a importância desse investimento para os negócios.

Como construir um público fiel em sua estratégia em redes sociais?

Agora que você já sabe por que é importante dar uma atenção especial às táticas de social media da sua empresa, vamos listar algumas iniciativas que podem contribuir com o trabalho de fidelização do seu público-alvo. Veja a seguir!

Escolha os canais certos para divulgar o seu conteúdo!

Você sabe onde está o seu público-alvo? Conhecer a resposta certa para essa pergunta pode fazer toda a diferença na hora de estabelecer uma boa estratégia em redes sociais.

Assim como os seus clientes, cada plataforma possui um perfil diferenciado e características próprias. Logo, ao construir o seu planejamento, tenha em mente as peculiaridades de cada rede social e o público que ela abrange para que a sua mensagem seja entregue ao seu cliente.

Interaja com a audiência.

Todos os perfis de cliente costumam ter um apreço a mais pelas marcas que são mais participativas, inclusive o público empresa. Por isso, tenha sempre o cuidado de responder às dúvidas e reclamações em sua página com atenção e de acordo com o tom de linguagem utilizado para a sua corporação.

Assim, você cria um engajamento orgânico e fortalece a comunicação, aproximando-se de seu público com leveza e profissionalismo.

Mensure os resultados.

Por fim, mas não menos importante, para saber se a sua estratégia de social media está conquistando os objetivos esperados, é essencial fazer uma avaliação cuidadosa do impacto das publicações, do volume e, principalmente, da qualidade das interações.

Ao avaliar as métricas com uma visão mais analítica, é possível fazer uma lista de erros e acertos, além de compreender, ao longo do processo, quais são as preferências da sua audiência.

E você, já utiliza alguma estratégia em redes sociais na sua empresa? Já colocou em prática alguma das táticas que apresentamos para reter o seu público? Ou tem alguma dúvida e gostaria de mais informações? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Conheça o Oribi Facebook Ads Analytics!

A empresa israelense Oribi acaba de lançar a Oribi Facebook Ads Analytics, uma ferramenta para visualização e análise de dados. A apresentação das métricas é facilmente compreensível, bem como os resultados das campanhas. Além disso, a interface é tão intuitiva e leve, que parece conversar com o usuário! A ferramenta é a primeira produzida pela empresa e tem como objetivo […]

Como BI pode te orientar à novas estratégias?

As empresas demandam cada vez mais velocidade e inovação, velocidade na identificação de ameaças e oportunidades, e inovação na resposta às necessidades dos clientes. Esses são dois pilares que o BI (Business Intelligence) utiliza em seu trabalho para identificar novas possibilidades mercadológicas. É bom enfatizarmos que informação e conhecimento são matérias-primas indispensáveis para alimentar a equação […]

O que é SEO e como funciona?

Com a popularização da internet, os mecanismos de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo se tornaram a principal fonte de informação das pessoas. Bilhões de buscas são realizadas diariamente no mundo todo e grande parte delas está relacionada direta ou indiretamente à oferta de um produto ou serviço. Isso significa que os mecanismos de pesquisa […]