Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente? - Raffcom - Agência Full Service
 Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente?

Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente?

Conhecer o perfil do seu público-alvo é indispensável para criar campanhas de sucesso, garantir que a sua mensagem está tendo o alcance esperado e, o mais importante, está gerando crescimento nas interações com a sua marca. E, quando o assunto é Facebook, o segredo é apostar no Facebook Audience Insights para alcançar seu objetivo!

Mas, você sabe como essa ferramenta funciona e os benefícios que ela pode trazer para a sua campanha de marketing digital? Então, continue a leitura desse artigo e saiba mais!

O que é e como funciona o Facebook Audience Insights? 

Em linhas gerais, podemos descrever o Facebook Audience Insights como um recurso criado pelo próprio Facebook para reunir dados que permitam identificar tendências de comportamento e de consumo dos usuários que utilizam a rede social.

Com essas informações em mãos, as empresas podem localizar um público potencial e direcionar a sua comunicação para que ela se torne relevante para essa audiência e crie o engajamento esperado de forma positiva e mais orgânica.

Entre os aspectos que podem ser analisados por meio do Audience Insights, podemos destacar as seguintes categorias:

  • demográficas (faixa etária, sexo e estado civil);
  • profissionais (cargo e tipo de empresa em que o usuário trabalha);
  • geográficas (local em que o público se encontra e idioma);
  • formação acadêmica;
  • páginas curtidas;
  • estilo de vida;
  • comportamento de compras online;
  • históricos de busca.

Além disso, se você já possui um grande número de seguidores qualificados na página, o Facebook Audience Insights pode lhe apresentar as categorias acima referente ao seu próprio público.

Como utilizar essa ferramenta para conhecer melhor o seu público-alvo?

Para que você compreenda melhor como é feita a segmentação do público-alvo com o apoio do Facebook Audience Insights, vamos apresentar quatro passos fundamentais a serem seguidos a partir de um exemplo simples:

Imagine que sua empresa queira descobrir o perfil de audiência dela. Como uma empresa especializada na sua área, é importante que os seus esforços atinjam usuários que tenham interesse nesse tipo de assunto. Para isso, ela deve colocar em prática as seguintes etapas:

1. Segmentar o target de acordo com sua oferta

segmentar seu publico facebook audience insights 1024x588 - Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente?

Tendo em mente o que envolve os negócios da empresa (produtos ou serviços), pois é importante que as publicações atinjam diretamente os usuários que buscam por materiais e conteúdos relacionados a esse tema.

Nesse aspecto, a definição do público-alvo contribui para que as mensagens sejam entregues a um público mais qualificado, aumentando as chances de engajamento e conversão.

2. Entender a sua campanha

entender sua campanha facebook audience insights 1024x583 - Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente?

Após segmentar a audiência de acordo com a estratégia de vendas, a próxima questão é: quais são os interesses comuns entre a empresa e o público?

Uma vez encontrada a resposta correta, é possível avaliar o direcionamento da campanha e alinhá-lo de acordo com os pontos que mais chamam a atenção desses usuários.

3. Compreender o seu público

compreender seu publico facebook audience insights 1024x602 - Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente?

Nessa etapa do processo, a empresa já pode contar com o auxílio do Facebook Audience Insights para aplicar aqueles aspectos que citamos no primeiro tópico deste artigo ao segmento escolhido.

Assim, teremos informações mais precisas sobre a faixa etária do público escolhido, bem como a sua formação, localização geográfica, ocupação profissional e demais dados que forem relevantes a cada caso.

4. Criar o perfil da sua audiência

Aqui, já é possível visualizar o público-alvo desejado para a realização de uma campanha com boas chances de sucesso. 

O truque final é selecionar os dados coletados e realizar análises  entre os tópicos de maior interesse para chegar, finalmente, a uma audiência mais qualificada e com maiores chances de ser impactada pelas mensagens da empresa.Ao utilizar as informações para definir um planejamento bem estruturado, é possível estabelecer uma conversa mais próxima com o seu público-alvo, indo além de uma simples ação de vendas para alcançar uma interação de qualidade.

Agora que você já sabe por onde começar a analisar a sua audiência, aproveite para conferir também nossos outros conteúdos para ajudá-lo a construir uma estratégia de social ads que corresponda às tendências mais atuais e traga resultados ainda melhores para o seu negócio!

Até a próxima =D

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Por que utilizar estratégias de Social Ads?

Agora que você já sabe o que é a publicidade veiculada em redes sociais, domina as principais mídias para anunciar e conhece os erros que não deve cometer, resta entender por que a utilização de estratégias de social ads é uma excelente opção de investimento. Alcance Já dizia Milton Nascimento: “todo artista tem de ir […]

Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

A frequência de envios de e-mail marketing é um ponto determinante e bastante delicado no planejamento das campanhas. Se houver exagero nos envios, os leitores podem ficar irritados. Mas se a periodicidade for baixa eles podem acabar perdendo o interesse, esquecendo-se da sua empresa. Para facilitar esta tarefa, reunimos abaixo alguns pontos aos quais é preciso se […]

Tendências de Marketing Digital para 2016

Com as crescentes transformações no comportamento do consumidor, surge a necessidade de se criar estratégias de Marketing Digital que acompanhem o ritmo acelerado do mercado. Primeiramente, é preciso estudar com afinco as necessidades dos usuários, traçar os caminhos que percorreu, identificar onde ele está agora, o que é interessante, o que já não é e […]