Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente - Raffcom - Agência Full Service
 Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente

Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente

Conhecer o perfil do seu público-alvo é indispensável para criar campanhas de sucesso, garantir que a sua mensagem está tendo o alcance esperado e, o mais importante, está gerando crescimento nas interações com a sua marca. E, quando o assunto é Facebook, o segredo é apostar no Facebook Audience Insights para alcançar seu objetivo!

Mas, você sabe como essa ferramenta funciona e os benefícios que ela pode trazer para a sua campanha de marketing digital? Então, continue a leitura desse artigo e saiba mais!

O que é e como funciona o Facebook Audience Insights? 

Em linhas gerais, podemos descrever o Facebook Audience Insights como um recurso criado pelo próprio Facebook para reunir dados que permitam identificar tendências de comportamento e de consumo dos usuários que utilizam a rede social.

Com essas informações em mãos, as empresas podem localizar um público potencial e direcionar a sua comunicação para que ela se torne relevante para essa audiência e crie o engajamento esperado de forma positiva e mais orgânica.

Entre os aspectos que podem ser analisados por meio do Audience Insights, podemos destacar as seguintes categorias:

  • demográficas (faixa etária, sexo e estado civil);
  • profissionais (cargo e tipo de empresa em que o usuário trabalha);
  • geográficas (local em que o público se encontra e idioma);
  • formação acadêmica;
  • páginas curtidas;
  • estilo de vida;
  • comportamento de compras online;
  • históricos de busca.

Além disso, se você já possui um grande número de seguidores qualificados na página, o Facebook Audience Insights pode lhe apresentar as categorias acima referente ao seu próprio público.

Como utilizar essa ferramenta para conhecer melhor o seu público-alvo?

Para que você compreenda melhor como é feita a segmentação do público-alvo com o apoio do Facebook Audience Insights, vamos apresentar quatro passos fundamentais a serem seguidos a partir de um exemplo simples:

Imagine que sua empresa queira descobrir o perfil de audiência dela. Como uma empresa especializada na sua área, é importante que os seus esforços atinjam usuários que tenham interesse nesse tipo de assunto. Para isso, ela deve colocar em prática as seguintes etapas:

1. Segmentar o target de acordo com sua oferta

segmentar seu publico facebook audience insights 1024x588 - Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente

Tendo em mente o que envolve os negócios da empresa (produtos ou serviços), pois é importante que as publicações atinjam diretamente os usuários que buscam por materiais e conteúdos relacionados a esse tema.

Nesse aspecto, a definição do público-alvo contribui para que as mensagens sejam entregues a um público mais qualificado, aumentando as chances de engajamento e conversão.

2. Entender a sua campanha

entender sua campanha facebook audience insights 1024x583 - Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente

Após segmentar a audiência de acordo com a estratégia de vendas, a próxima questão é: quais são os interesses comuns entre a empresa e o público?

Uma vez encontrada a resposta correta, é possível avaliar o direcionamento da campanha e alinhá-lo de acordo com os pontos que mais chamam a atenção desses usuários.

3. Compreender o seu público

compreender seu publico facebook audience insights 1024x602 - Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente

Nessa etapa do processo, a empresa já pode contar com o auxílio do Facebook Audience Insights para aplicar aqueles aspectos que citamos no primeiro tópico deste artigo ao segmento escolhido.

Assim, teremos informações mais precisas sobre a faixa etária do público escolhido, bem como a sua formação, localização geográfica, ocupação profissional e demais dados que forem relevantes a cada caso.

4. Criar o perfil da sua audiência

Aqui, já é possível visualizar o público-alvo desejado para a realização de uma campanha com boas chances de sucesso. 

O truque final é selecionar os dados coletados e realizar análises  entre os tópicos de maior interesse para chegar, finalmente, a uma audiência mais qualificada e com maiores chances de ser impactada pelas mensagens da empresa.Ao utilizar as informações para definir um planejamento bem estruturado, é possível estabelecer uma conversa mais próxima com o seu público-alvo, indo além de uma simples ação de vendas para alcançar uma interação de qualidade.

Agora que você já sabe por onde começar a analisar a sua audiência, aproveite para conferir também nossos outros conteúdos para ajudá-lo a construir uma estratégia de social ads que corresponda às tendências mais atuais e traga resultados ainda melhores para o seu negócio!

Até a próxima =D

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

As tendências tecnológicas para os próximos anos

Já estamos em 2017 e muitas das tecnologias presentes no nosso cotidiano ainda parecem absurdamente complexas e difíceis de serem entendidas. E isso não é nem o começo. As grandes empresas vêm investindo fortemente em projetos ousados. Por isso, as tendências tecnológicas para os próximos anos prometem transformar o nosso dia a dia em um filme […]

Instagram: a prova de que uma imagem vale por mil palavras

Não é de hoje o Instagram tornou-se o queridinho dos seres visuais e amantes da fotografia. Oficialmente lançada em outubro de 2010, a rede conquistou o mundo rapidamente, atingindo em 2017 a marca de 700 milhões de usuários em todo o mundo. De acordo com a própria plataforma “Este crescimento foi resultado de diversos fatores, incluindo a […]

5 dicas de Social Ads para Twitter

Quando falamos sobre Publicidade das Redes Sociais, o que pode vir logo na mente são os anúncios no Facebook ou Instagram. Mas esta máxima deve ser deixada de lado, pois, no âmbito de canais altamente lucrativos, existem muitas outras estratégias que podemos explorar. Como é o caso do Social Ads para Twitter. Com cerca de […]