Ferramenta Keyword Planner do Google AdWords - Blog Raffcom
 Explorando a ferramenta Keyword Planner do Google AdWords

Explorando a ferramenta Keyword Planner do Google AdWords

No momento de planejar ou criar a campanha de Rede de Pesquisa em links patrocinados, é importante fazer a seleção de palavras-chave de forma qualificada. Somente assim as campanhas terão um desempenho bom a ponto de estar mais próximo de seus objetivos.

O Google AdWords possui uma ferramenta chamada Keyword Planner, em português é Planejador de Palavras-chave, que de forma gratuita, nos permite realizar uma pesquisa minuciosa, diminuindo assim a margem de erro com as campanhas de Rede de Pesquisa. Já comentamos brevemente sobre ele nesta postagem, mas hoje vamos explicar como usar a ferramenta.

O que é o Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar anunciantes a criarem novas campanhas na rede de pesquisa ou expandirem campanhas já existentes.

Além disso, ele ainda fornece previsões de desempenho e estatísticas do volume de pesquisa de palavras-chave baseadas no histórico de sua conta, lances e orçamento definidos. Isso pode ajudar no momento de decidir pela inclusão ou não de determinada palavra-chave em sua campanha.

Para acessar o planejador de palavras-chave, siga estes passos:

  • Efetue o login na sua conta do Google AdWords;
  • No menu superior, selecione “Ferramentas” e clique na opção “Planejador de Palavras-Chave”.

2-planejador-de-palavras-chave

Executando estes passos você tem acesso ao painel principal do Keyword Planner, onde é possível acessar todos os recursos disponíveis na ferramenta.

Entendendo os recursos do Keyword Planner

Os recursos do Keyword Planner estão divididos em 2 frentes principais:

  • Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas;
  • Planejar seu orçamento e receber previsões.

3-recursos-do-keyword-planner

Agora você precisa entender o objetivo de cada item que comporta a ferramenta, pois a seleção é feita de acordo com o seu objetivo no momento.

Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria

Esta opção pode ajuda-lo tanto a encontrar novas palavras-chave quanto expandir a lista de palavra-chave de uma campanha que já existe.

Ao selecionar esta opção, preencha ao menos um dos campos (ou todos, caso possua essas informações) e clique em “Obter ideias”.

4-procurar-novas-palavras-chave-usando-uma-frase-um-website-ou-uma-categoria

Fazendo isso, você será direcionado para uma tela parecida com essa:

5-dashboard-procurar-novas-palavras-chave-usando-uma-frase-um-website-ou-uma-categoria

Existem diversos menus e configurações disponíveis para você adequar esse planejamento de acordo com suas necessidades.

Para adicionar palavras ou grupos de anúncio ao seu planejamento, basta clicar nas setas presentes na coluna “Adicionar ao plano”. Funciona da mesma forma que uma loja online, você seleciona as palavras (produtos) e joga no seu planejamento (carrinho). Após isso, você pode exportar o planejamento ou salvar na conta do Google AdWords.

Exibir tendências e dados de volume de pesquisas

Neste caso, você pode inserir palavras-chave de forma manual ou importar uma lista de palavras (com arquivo em CSV, TSV ou TXT) para ter acesso a estatísticas de volume de pesquisa dessas palavras nas regiões e períodos que você selecionar.

6-exibir-tendencias-e-dados-de-volume-de-pesquisas

Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave

Aqui você pode combinar listas de palavras-chave ao invés de criar manualmente esta lista, economizando tempo.

7-multiplicar-listas-de-palavras-chave-para-receber-novas-palavras-chave

Você pode combinar até 3 colunas para multiplicar estas palavras-chave clicando no “X” ao lado das caixas de texto.

No exemplo acima, combinamos duas colunas e tivemos o seguinte resultado:

8-resultado-multiplicar-listas-de-palavras-chave-para-receber-novas-palavras-chave

Da mesma forma que nas outras opções, após essa combinação você recebe estatísticas de volume de busca e previsões de cliques e impressões. Caso sua conta já possua histórico de conversões, o painel também fornece previsão de conversões.

Insira ou faça upload de uma lista de palavras-chave para receber previsões

Esta opção fornece previsões de desempenho de palavras-chave específicas para sua conta do Google AdWords, com lances e orçamentos selecionado.  Você pode importar listas de palavras-chave ou inserir manualmente.

9-insira-oufaca-upload-de-uma-lista-de-palavras-chave-para-receber-previsoes

Esta função é muito utilizada para simulações de investimento em campanhas, conforme demonstramos neste artigo.

Receba previsões de campanhas ou palavras-chave da sua conta (Beta)

Esta opção funciona de maneira similar à anterior, mas ao invés de inserir palavras-chave ou fazer uploads de listas, você seleciona as campanhas ou palavras-chave a partir da sua conta, com as respectivas configurações atuais e desempenho recente.

10-receba-previsoes-de-campanhas-ou-palavras-chave-da-sua-conta-beta

Importante: apesar do Keyword Planner fornecer ótimas sugestões e simulações, existem vários outros fatores que são responsáveis pelo bom desempenho de suas campanhas. Mesure os dados por relatórios, esteja sempre atento aos valores de lances, orçamento, produto, página de destino, relevância dos anúncios e comportamento do cliente para garantir o sucesso de suas campanhas.

Agora você está pronto para utilizar todos os recursos do Keyword Planner em suas campanhas. Ficou com alguma dúvida? Mande para nós!

Até a próxima!

 

                     gustavo-bein

Gustavo Bein

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br


Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

 

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Campanha de Marketing Digital no Tinder

O People Pub entrou no Tinder para dar aquele “match” com os solteiros de Brusque e região. O pub possui dois perfis na rede, um focado para o público masculino, explorando a carta de cervejas e sushis, e outro para o público feminino, explorando os sushis e sobremesas. A biografia e a identidade de cada […]

Guia completo para anúncios de search do Google AdWords

O AdWords é uma das principais ferramentas na sua estratégia de marketing digital, pois o Google é a maior plataforma de buscas da internet e com certeza seus potenciais clientes fazem pesquisas relacionadas ao seu negócio por lá. O AdWords possibilita algumas variações de formatos de anúncio, entre os mais utilizados são a Rede de […]

Facebook lança portal para Agências de Publicidade

No início desta semana surgiu mais um novidade para os profissionais de marketing digital: o “Facebook para agências”. O Facebook para agências é um portal específico para profissionais que atuam em agências e compila dados sobre o Facebook, cases de sucessos nacionais e internacionais, informações, orientações e guias úteis para o planejamento, criação e mensuração […]