6 ferramentas de Social Ads que fazem toda diferença nas campanhas
 6 ferramentas de Social Ads que fazem toda diferença nas campanhas

6 ferramentas de Social Ads que fazem toda diferença nas campanhas

Agora que você é quase um mestre Jedi no assunto Social Ads, já deve ter percebido que as plataformas de mídias sociais são um meio incrível de as empresas se conectarem com seu público-alvo. O problema é que, no dia a dia atarefado de uma empresa, não sobra tempo para que o essas redes sejam monitoradas 24 horas por dia. E é aí que entram as ferramentas de Social Ads.

Depois de aprender como funciona cada uma dessas ferramentas, você estará pronto gerenciar suas novas campanhas e ainda pode aprender a otimizá-las, com a ajuda deste post sobre como fazer a otimização de campanhas de Social Ads.

Ferramentas gratuitas

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Ao ler o título deste post, você pode ter pensado: “Sim, uma ferramenta ajudaria muito no meu dia a dia. Mas não tenho orçamento para isso”. Calma! Existem ferramentas que não requerem nenhum tipo de investimento. Abaixo listaremos 3 delas.

Gerenciador de Anúncios

Também conhecido como Facebook Ads Manager, o Gerenciador de Anúncios é fornecido pelo próprio Facebook. É provavelmente o sistema mais utilizado pelos anunciantes (e por você) atualmente, já que está diretamente integrado com a plataforma e permite a criação e o controle de diversas modalidades de anúncio. Ele é bastante intuitivo e, portanto, fácil de ser usado por quem está começando a anunciar.

Para utilizá-lo, é preciso criar uma página no Facebook ou utilizar uma que você já possui. Depois é preciso abrir o gerenciador de anúncios, clicar em “criar campanha”, escolher o tipo de anúncio que você deseja veicular de acordo com o objetivo da sua campanha, definir o público que deseja impactar e o orçamento que pretende gastar e, por fim, formatar a parte criativa do anúncio.

Depois disso, basta acompanhar os resultados. O gerenciador é bastante útil neste quesito, pois possibilita uma visualização fácil e rápida de alguns indicadores essenciais, como o alcance de seus anúncios, os custos, o valor gasto, etc.

Além disso, também é possível personalizar as colunas de acordo com a sua necessidade e inserir outras métricas interessantes, tais como CTR e até mesmo informações demográficas sobre as pessoas que foram impactadas.

Planejador de Campanhas

Esta ferramenta foi lançada recentemente pelo Facebook e tem como objetivo facilitar o planejamento de uma campanha. Anteriormente, para entender um pouco mais sobre alcance, a frequência e a verba que seria necessária para atingir os objetivos, era necessário criar uma campanha “falsa”.

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Agora, com o Planejador de Campanhas, é possível simular estes números de uma maneira mais clara e direta. Há também a possibilidade de compartilhar esse plano com seu cliente ou com seus colegas de trabalho.

Oribi Facebook Ads Analytics

O Oribi, já apresentado em um post aqui no blog, serve para a visualização e análise de dados. Nele, a apresentação das métricas é facilmente compreensível, bem como os resultados das campanhas. Seu principal objetivo é auxiliar os anunciantes a terem insights com maior facilidade, dando uma base mais fundamentada à tomada de decisões.

A Oribi funciona através de diversos relatórios. Estes relatórios podem ser por Placement, onde são mostrados indicadores por posicionamento através de gráficos e tabelas. Por Criativos, no qual é possível avaliar a performance de cada anúncio separadamente. Também podem ser por Tempo, através do qual pode-se visualizar o desempenho das suas campanhas de acordo com o período do dia e o dia da semana. Através de Geolocalização, onde é exibido o país que obteve o melhor resultado.

E, por fim, pela Audiência, onde tem-se o desempenho das campanhas por público. Com ela é possível analisar por tipo de segmentação (Lookalike, Interesse ou Retarget), por tamanho, gênero, idade e pela quantidade de interesses da audiência.

Ferramentas Pagas

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No entanto, se a sua rotina for muito conturbada e você tiver em mãos um bom orçamento disponível, investir em uma ferramenta paga pode ser uma ótima opção para melhorar ainda mais as suas campanhas, tornando-as únicas. Abaixo, selecionamos as melhores opções de ferramentas de Social Ads nesta modalidade.

Driftrock

O Driftrock é uma ferramenta diferenciada. E isso é facilmente compreendido quando desbravamos seus recursos e descobrimos que seus clientes são marcas como Coca-Cola e BMW.

O Driftrock possui uma abordagem única em relação às outras ferramentas de anúncio, tendo 4 passos principais: criar, automatizar, acionar e reposta aos leads.

Criar

Segundo a plataforma, é possível criar até 100 anúncios em apenas 60 segundos. Isso é possível porque, quanto mais se usa a ferramenta de criação, mais rápida ela se torna. Toda imagem e variação dela são salvas e podem ser misturadas para serem usadas na próxima campanha.

Automatizar

Outro diferencial muito interessante é a parte de automação de audiências customizadas. Você pode sincronizar esse recurso com o seu CRM ou sistema de e-mail, a fim de atualizar automaticamente os seus públicos personalizados do Facebook a cada três horas.

Isso mantém suas audiências sempre atualizadas, permite que você estenda seu CRM para o Facebook e ainda poupa muito tempo. Afinal, quem tem tempo de exportar e importar e-mails todos os dias? Vale ressaltar também que os e-mails dos seus leads são encriptados automaticamente, não sendo armazenados em nenhum momento pela plataforma.

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Acionar

Na terceira parte, chamada de acionar, há um recurso que é o principal diferencial da Driftrock e que torna essa plataforma única: o gatilho. Com ele, é possível acionar os seus anúncios de acordo com o clima, a programação de televisão e a disponibilidade de estoque. Também há como fazer combinações entre esses parâmetros.

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Resposta ao lead

A última parte concentra-se na resposta ao lead. Há como configurar uma resposta automática para o seu lead, com uma janela de no máximo 5 minutos depois de ele converter. Ao mesmo tempo, uma notificação é enviada para o seu time de vendas e o contato desse lead é enviado para o seu CRM para que você possa gerenciá-lo da maneira que costuma fazer.

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Social Ads Tools

A Social Ads Tools trata-se de uma ferramenta parceira do Facebook que tem o objetivo de facilitar o gerenciamento de anúncios. Ela possibilita a criação de grandes campanhas em massa e em menos tempo.

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Os principais recursos são a importação, exportação e edição em massa de todas as campanhas e anúncios. Além da segmentação de audiência e templates de anúncios que permitem a escolha das melhores configurações. Ela também permite a atribuição de múltiplos objetivos e regras e a geração de mais de 5.000 anúncios em menos de 60 segundos para testes A/B.

Outra grande vantagem dessa ferramenta é a otimização automática de anúncios, que calcula o lance (valor máximo a ser pago) com base em métricas como ROI, CPC e CPA. A plataforma também oferece relatórios com informações detalhadas sobre o público e o acompanhamento de conversões.

Além disso, a Social Ads Tool também atua como uma agência que faz a gestão das verbas de marketing. No entanto, ela só oferece esse serviço para empresas que tenham o investimento mensal acima de 50 mil dólares.

Social Miner

Essa é uma ferramenta de automação de marketing muito interessante. Diferente das outras disponíveis no mercado, que enxergam o consumidor como um cookie de navegador e o tratam de maneira impessoal, a Social Miner entrega uma plataforma que cria histórias únicas e humanizadas para cada consumidor, o que acarreta em uma alta taxa de conversão.

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A essa estratégia foi dado o nome de People Marketing, que proporciona ao usuário uma experiência muito mais completa e personalizada. A ferramenta consegue fazer isso com a ajuda de data mining e inteligência artificial, identificando os interesses dos consumidores e entregando conteúdos relevantes para eles nas redes sociais.

 

Espero que essas dicas de ferramentas de Social Ads sejam úteis na hora de escolher aquela que melhor irá te auxiliar em suas campanhas. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor, deixe seu comentário.

Até a próxima!

                    victor_dognini

Victor Dognini

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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