5 ferramentas de Social Analytics - Blog Raffcom - Agência Full Service
 5 ferramentas de Social Analytics

5 ferramentas de Social Analytics

Agora que você entendeu na prática como usar Social Analytics, chegou a hora de conhecer 5 ferramentas de Social Analytics para te assessorar no monitoramento de cada uma de suas ações.

O Brasil é um dos países que concentra o maior número de pessoas conectadas às redes sociais. E, a cada ano, esse número cresce de modo exponencial. Algo que contribuiu significativamente para esse crescimento foi a popularização dos digitais influencers, que produzem conteúdo e expõe sua vida, dia após dia.

“Você já parou para pensar que há muita gente gerando oportunidade para as marcas como influencer e aumentando o engajamento de visualizações na rede?”

É com foco nisso que, no presente post, apresentaremos as mídias sociais mais utilizadas no Brasil e as principais ferramentas de Social Analytics. Tudo para auxiliar você no monitoramento e análise de ocorrências por gênero, horário, entre outros fatores que podem verificar se o engajamento gerado por esses profissionais é realmente relevante para sua marca.

11 mídias sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo

 

11. Pinterest: 8% dos brasileiros, uma média de 17 milhões de users;

10. Snapchat: 9% da população, uma média de 19 milhões de users;

9. LinkedIn: 25 milhões de ursers;

8. Twitter: 319 milhões de users pelo mundo;

7. Skype: 15% dos brasileiros, uma média de 45 milhões de users;

6. Google+: 6% dos users são brasileiros;

5. Instagram: uma média de 47 milhões de users;

4. YouTube: mais de 82 milhões de usuários ativos;

3. Messenger: 2 bilhões de users pelo mundo;

2. WhatsApp: 250 milhões de users pelo mundo;

1. Facebook: uma média de 103 milhões de users no Brasil e 2 bilhões no mundo.

Obs.: Atualmente a população brasileira é de 207,7 milhões de habitantes.

Em meio a tantas outras redes sociais, o Facebook se destaca por ditar as regras de comportamento, principalmente quando se trata de perfis empresariais, que adotam estratégias para aumentar a visualização de vídeos e acessos ao site.

Mudanças nas redes sociais até 2020

Na segunda edição do estudo “20 shifts”, foram abordadas as principais tendências tecnológicas para os próximos anos, bem como algumas oportunidades de mercado.

Um dos pontos mais discutidos neste relatório foi a influência da realidade virtual e da inteligência artificial na transformação do modo como as pessoas se relacionam nas redes sociais.

“Em 2020, cerca de 75% do tráfego móvel online será consumido por vídeos, assim como a navegação na internet não dependerá apenas de telas.”

Trend 1: Concisão

Identificou-se que o tempo necessário para uma pessoa compreender um conteúdo através de um dispositivo móvel é menor do que em um desktop: 1,7 segundo, contra 2,5 segundos.

Trend 2: Vídeos e mais vídeos

O mercado utilizará o vídeo cada vez mais como uma ferramenta de venda. Na Austrália, 48% das pessoas afirmaram ter realizado uma compra após assistir um vídeo.

Trend 3: Live

Atualmente, um a cada cinco vídeos é transmissão ao vivo no Facebook. Esse número tende a crescer ainda mais até 2020.

Trend 4: Realidades fluidas

A união entre a realidade virtual e a aumentada está cada vez mais próxima. Esse acontecimento tem um único propósito: o de se moldar às necessidades de cada indivíduo. 59% das pessoas acreditam que essa fusão ajudará na hora de experimentar roupas ou maquiagens.

Até o próximo triênio, certamente teremos sentido muitas dessas mudanças. E elas tendem a ser cada vez mais aceitas pelas pessoas, já que os usuários gostam da ideia de ter opções, ainda mais quando existe uma adaptação às suas necessidades.

Relatório de mídias sociais 360°

No relatório trimestral, Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP), é apresentado, em formato de infográfico, o desempenho dos 100 perfis brasileiros com mais interações nas principais redes sociais utilizadas (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).

O que chamou atenção foi o fato de que cerca de 70% dos conteúdos publicados pelo perfil empresarial ainda são constituídos por imagens. Os dados também mostram que as empresas brasileiras no Facebook ainda não se adequaram a uma realidade evidente: o algoritmo do Facebook privilegia as publicações em vídeo.

Confira o relatório na íntegra aqui.

Bom, agora que conhecemos quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil e quais são as novidades que estão por vir, é hora de avaliarmos qual ferramenta de monitoramento de mídias sociais (MMS) mais se adequa a sua necessidade.

5 ferramentas de Social Analytics

Abaixo reunimos as principais ferramentas de MMS, utilizadas pelos profissionais de inteligência de mídias sociais no Brasil.

Seekr

seekr ferramentas de social analytics - 5 ferramentas de Social Analytics

Além das usuais, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, são mais de 30 mídias sociais que podem ser monitoradas, através da ferramenta Seekr. Além de identificar os influenciadores com maior engajamento.

Diferenciais: a ferramenta gera mais de 4.000 relatórios e possui um mecanismo de criação de personas, com auxílio da inteligência artificial do IBM Watson.

Faça um teste grátis, aqui.

Scup

scup ferramentas de social analytics - 5 ferramentas de Social Analytics

A plataforma Scup já atendeu mais de 22.000 marcas, entre elas LATAM e Mercedes-Benz, e faz parte do portfólio da Sprinklr. Atualmente conta com uma nova solução, chamada de Scupcare, que foca no relacionamento de bots com o usuário.

Diferenciais: oferece um dashboard customizável, que permite analisar, de forma rápida e fácil, os dados do monitoramento em tempo real.

Faça um teste grátis, aqui.

Buzzmonitor

buzzmonitor ferramentas de social analytics - 5 ferramentas de Social Analytics

O Buzzmonitor oferece as funções de monitoramento, social analytics, SAC 2.0, Social Ads e identificação de influenciadores.

Diferenciais: conta com uma seleção de ebooks disponíveis para download e possui a funcionalidade de social news, que reúne as notícias mais compartilhadas, relacionadas à marca.

Faça um teste grátis, aqui.

Opsocial

opsocial ferramentas de social analytics - 5 ferramentas de Social Analytics

Como ocorre com as demais ferramentas, através do Opsocial é possível categorizar os assuntos por termos e/ou tags, bem como negativar palavras-chave que não fazem parte do escopo monitorado.

Diferenciais: disponibiliza uma funcionalidade para filtro nas imagens. São 11 opções de tratamento.

Faça um teste grátis, aqui.

Sprinklr

sprinklr ferramentas de social analytics - 5 ferramentas de Social Analytics

O Sprinklr vai além do serviço de MMS e integra também uma variedade de soluções, como mídia paga, marketing de conteúdo entre outros.

Diferenciais: integra mais de 21 canais sociais globalmente e possibilita que o cliente faça marketing, publicidade, atendimento, vendas, pesquisas e e-commerce pelas mídias sociais.

Faça um teste grátis, aqui.

Avaliação

Para fazer a escolha certa e não se arrepender posteriormente, procure por feedbacks dos usuários, avalie o grau de satisfação deles e obtenha o máximo de informações possíveis.

O Web Analytics é uma atividade que vem revolucionando a maneira como as pessoas tomam decisões e como as empresas se posicionam no mercado. O mercado, por sua vez, nunca esteve tão atento à área de Análise de Dados e a cada dia surgem novas ferramentas prometendo inúmeras funcionalidades. O importante é ficar atento e ser sensato no momento da escolha.

Tenho certeza de que você e sua equipe não estão a fim de ficar atrás da concorrência, certo? Então continue acompanhando as próximas postagens e, caso use alguma das ferramentas citadas acima, deixe o seu feedback.

Até breve!

REFERÊNCIAS

Brasil tem o 3º maior crescimento do Twitter em número de usuários
Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil
Mídias Sociais 360º
Marcas perdem alcance por preferirem imagens a vídeos no Facebook
Pesquisa do Facebook: vídeos e realidades mistas devem bombar até 2020
YouTube chega a 82 milhões de usuários no Brasil
Facebook

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Jogo de cintura: a comunicação na gestão de crise de marca

Toda empresa está suscetível a uma situação de crise de marca. Saber a melhor maneira de contorná-la é o que diferencia quem sobrevive de quem entra na mira do consumidor. Levantamento de dados, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, testes e mais testes e muito mais. Existem vários recursos disponíveis para ajudar a minimizar as chances […]

Facebook lança portal para Agências de Publicidade

No início desta semana surgiu mais um novidade para os profissionais de marketing digital: o “Facebook para agências”. O Facebook para agências é um portal específico para profissionais que atuam em agências e compila dados sobre o Facebook, cases de sucessos nacionais e internacionais, informações, orientações e guias úteis para o planejamento, criação e mensuração […]

Qual a importância e como fazer a análise e a captação de palavras-chave

Para que os consumidores encontrem alguma informação acerca do seu site no Google, é imprescindível que essas informações se sobressaiam nos primeiros resultados oferecidos pelo buscador. Por este motivo, quem trabalha com marketing digital e, principalmente, com SEO precisa estar atento à captação de palavras-chave e à melhor maneira de usá-las em seu favor, para […]