Conhecendo as ferramentas do Business Manager do Facebook - Blog Raffcom
 Conhecendo as Ferramentas do Business Manager do Facebook

Conhecendo as Ferramentas do Business Manager do Facebook

Para poder trabalhar efetivamente com anúncios em Social Ads, é preciso conhecer as plataformas de anúncios. Desta vez, desvendaremos as ferramentas do Business Manager, também conhecido no Brasil como Gerenciador de Negócios, a principal plataforma de anúncios para um Analista de Social Ads, afinal, é nela que são criados anúncios para o Facebook e Instagram, as maiores redes sociais da atualidade, com cerca de 3 bilhões de usuários cadastrados.

De início, é preciso criar uma conta no Business Manager. Este processo é bem  simples, mas você  pode conferir este conteúdo, com as principais vantagens de se cadastrar no Business Manager e também um link direto para a criação da sua conta.

Ferramentas do Business Manager

gerenciador de negócios ferramentas do Business Manager

Apesar de contar com muitas funções, boa parte relacionada à administração da sua conta e das páginas do Facebook, é importante salientar que, neste post, trataremos exclusivamente das ferramentas do Business Manager focadas em planejar, criar e mensurar anúncios.

É recomendável que, a partir deste ponto, você também acesse o seu Gerenciador de Negócios, para que todo o conhecimento aqui passado, seja visualizado na prática.

As Ferramentas estão divididas em 5 grande categorias: plano, criar e gerenciar, medir e informar, ativos e configurações.

Plano

plano ferramentas do Business Manager

Esta categoria de ferramentas está totalmente ligada ao Planejamento da sua campanha. E como sabemos, é no planejamento que designamos o sucesso ou o fracasso de uma estratégia. Nesta categoria a ferramenta que mais se destaca para o nosso objetivo é a:

Informações do Público

Esta ferramenta oferece informações agregadas sobre três grupos de públicos, o público conectado à sua Página, o público em seu Público Personalizado (confira mais detalhes sobre esse tipo de público neste post) e o público do Facebook, para que você possa criar campanhas que tenham repercussão e possa encontrar pessoas como aquelas do seu público atual facilmente .

No exemplo abaixo desejamos descobrir as informações demográficas acerca do público do Facebook que tem interesse em Marketing ou Publicidade. Com a seleção de público, que é feita na parte esquerda da página, conseguimos identificar as informações da audiência selecionada, na parte direita. No caso, o público é formado em sua maioria (58%) por mulheres, sendo a faixa etária entre 25-34 anos, com maior interesse.

ações do público ferramentas do Business Manager

Podemos ir além e clicar neste público (mulheres de 25-34 anos), conseguindo mais informações sobre este grupo. Assim, notamos que neste caso específico, as mulheres entre 25-34 anos, que têm interesse em Marketing e Publicidade são um público formado em 55% por mulheres casadas.

relacionamento nivel educacional ferramentas do Business ManagerIsso nos auxilia na criação de uma campanha, já que torna possível a busca por  temas, artes e uma linguagem personalizada, que chame a atenção deste público específico, encontrado graças à ferramenta Informações do Público.

Outra dica é conhecer as páginas mais curtidas pelo público conectado à sua empresa. Desta forma, podemos fazer um benchmarking e identificar alguns pontos positivos e negativos da concorrência. Orientando a tomada de decisão para uma campanha efetiva.

As outras duas ferramentas apresentadas na categoria Plano, são: Planejador de Campanhas e Central de Criativos.

Planejador de Campanhas

O Planejador de Campanhas é recomendável para estimar os resultados da sua campanha. Através do histórico da sua conta, público selecionado, período da campanha e investimento disponível, o Facebook fornece uma estimativa de impressão, cliques, entre outras métricas relevantes para o seu negócio.

Tendo estas informações e o histórico da taxa de conversão, é possível estimar o retorno dessa campanha para a sua empresa (contatos, orçamentos, compras).

Central de Criativos

A Central de Criativos serve para fornecer insights para a arte da sua campanha. É necessário ter em mente que, dependendo do público, as artes e os formatos dos anúncios devem ser diferentes. Por vezes, um público jovem, por ser defensor da tecnologia, apresenta um interesse maior por formatos inovadores, como o canvas. Já outro, formado por pessoas mais velhas, prefere formatos mais didáticos, de fácil compreensão e auto explicativos, como um vídeo ou o formato carrossel.

Na Central de Criativos é possível criar modelos e compartilhar com sua equipe cada um deles, tornando o projeto muito mais democrático, até chegar à perfeição para o seu público. A central de criativos, categorizada pelos formatos disponíveis em anúncios, ainda oferece uma infinidade de exemplos para você se inspirar e criar sua própria arte.

central de criativos ferramentas do Business Manager

Criar e Gerenciar

criar e gerenciar ferramentas do Business Manager

Esta é a parte mais prática do Gerenciador. Depois de todo o planejamento, chega a hora de criar o anúncio. É aqui onde conseguimos criar as campanhas e realizar as otimizações, ou seja, é onde temos o contato com a campanha.

Gerenciador de Negócios

No Gerenciador de Negócios é onde temos as informações gerais das contas, como valor gasto, número de campanhas ativas e etc. É algo bem resumido, para ter somente as informações gerais das suas contas.

Gerenciador de Anúncios

Já o Gerenciador de Anúncios é onde acontece toda a magia, é onde criamos, gerenciamos e otimizamos os anúncios. Para saber como criar um anúncio, sugerimos a leitura do post Passo a passo para criar um anúncio. Lá explicamos cada detalhe para a criação do seu anúncio, desde onde clicar em cada etapa, com dicas e macetes, até a finalização da campanha.

Publicações da Página

Aqui ficam reunidas todas as artes criadas pela sua página, divididas em programadas, enviadas e publicações de anúncio. A parte mais prática desta categoria é a possibilidade de publicar um anúncio (que é um dark post, postagem visível apenas como anúncio e não na sua Fan Page) também como uma postagem orgânica em sua página.

Regras Automatizadas

As Regras Automatizadas servem para lhe alertar sobre algo inesperado na campanha. Você pode criar uma regra automática selecionando as campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios aos quais deseja monitorar. Por exemplo, se a campanha para captação de leads alcançar um CPA (custo por aquisição) de R$ 15,00, o Facebook pode enviar um email para você ou, se configurado, pausar a campanha no mesmo instante.

Medir e Informar

medir e informar ferramentas do Business Manager

Você deve ter percebido que as Categorias de Ferramentas apresentadas até aqui seguem uma sequência cronológica, ou seja, vimos Plano e suas ferramentas que são voltadas para o planejamento, depois vimos Criar e Gerenciar. Portanto, a parte que veremos agora é responsável por Medir e Informar.

Relatório de Anúncio

A primeira ferramenta, a Relatório de Anúncio, é uma central que nos permite ter uma ciência maior dos resultados de qualquer conta de anúncios. É possível definir as métricas que você deseja que seu relatório apresente (CTR, impressão, cliques, comentários e etc) e depois de pronto você pode exportar este arquivo para algum programa de planilhas, possibilitando uma maior personalização e controle do seu relatório.

Analytics

O Analytics é uma das grandes ferramentas do Facebook Ads. Com ele é possível mensurar os resultados da sua campanha, e o melhor, identificar o perfil de quem converteu. O Facebook Analytics fornece relatórios, gráficos, insights e dados de conversão sobre o público que acessou o seu site. Tudo isso para que você possa analisar e otimizar a performance das suas campanhas.

overview ferramentas do Business Manager

Independentemente se o seu objetivo for o de envolvimento, tráfego ou conversão, o Facebook Analytics auxilia na criação da sua campanha, através de funis, coortes, segmentação, dados demográficos e demais informações fornecidas, facilitando a identificação do seu público-alvo e embasando a sua segmentação.

Gerenciador de Eventos

O Gerenciador de Eventos é uma ferramenta dividida em outras partes, da qual destacamos 3 delas:

Pixel do Facebook

É um código que você instala no seu site. Conforme ele é alimentado (com acessos), mais inteligente ele se torna, tendo mais dados para otimizar sua campanha e gerando relatórios de conversão mais eficazes. Uma função avançada do pixel é a configuração de eventos, padrões ou personalizados, que podem fornecer informações ainda mais precisas ao seu relatório, auxiliando sua campanha a alcançar mais conversões, definindo este evento como o objetivo de conversão principal da sua campanha. 

Por exemplo, se a página de confirmação de compra do seu e-commerce é “/obrigado.com.br” você pode configurar um evento “Purchase” nesta página. Assim, toda as vezes que selecionar este evento como objetivo de conversão da campanha, o Facebook tentará impactar os perfis mais propensos a realizar a mesma ação de acessar a página “/obrigado.com.br”. O pixel pode ser configurado como eventos de compra, carrinho, visualizações de página, buscas e muitos mais.

Quanto mais vezes estes eventos forem acionados, mais inteligentes e autônomos eles se tornam.

pixel do facebook ferramentas do Business Manager

Evento Offline

É perfeito para quem deseja mensurar os resultados do Facebook Ads em sua loja física. Ao adquirir dados como nome, email e número do celular das pessoas que efetuaram uma compra em sua loja, é possível saber quanto os seus investimentos em redes sociais contribuíram para que essa determinada pessoa decidisse pela compra em seu estabelecimento.

Da mesma forma que o pixel, quanto mais informações você fornecer ao Facebook, mais inteligente esta ferramenta se torna, aumentando as chances de impactar usuários qualificados para o seu negócio.

Conversões Personalizadas

Considerando a dificuldade de instalar corretamente os eventos do Pixel do Facebook, a função desta ferramenta é substituir o evento do pixel, sendo muito mais fácil de configurá-lo. Isso porque, para criar uma conversão personalizada, basta demonstrar ao Gerenciador de Anúncios quais as ações, ou seja, URLs, que devem ser priorizadas para sua campanha.

A desvantagem é a criação de relatórios menos eficazes e a impossibilidade de ser minucioso o bastante na hora de criar um público personalizado. Pois com a criação de eventos de Pixel conseguimos criar público de remarketing de pessoas que visualizaram produtos acima de R$ 1.000,00, por exemplo. Com as conversões personalizadas isso não é possível, pois ele depende de uma URL e, na maioria dos casos, a URL de compra é imutável, não havendo um campo que informe o valor do produto comprado.

Ativos

ativos ferramentas do Business Manager

A guia Ativos é responsável por armazenar muito dos arquivos que você cria e salva em seu Gerenciador.

Públicos

É onde ficam salvos todos os públicos que você criou para o seu negócio. Quando falamos em público, nos referimos a públicos personalizados (os de remarketing por exemplo), públicos semelhantes e também os públicos de interesse (ou seja, os públicos que você cria e salva no momento que estrutura uma campanha).

Para ter mais dicas sobre a correta utilização do público personalizado e semelhante, indicamos ler a dica 2 e 3 deste conteúdo: 5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads.

Vídeos e Imagens

As ferramentas Vídeos e Imagens é onde ficam guardados todos os vídeos e imagens que você utilizou na sua conta. É importante saber que, diferentemente da ferramenta Publicações da Página, que armazena todas as suas postagens (incluem imagem, texto de apoio, botões de chamada, destino de ação e etc.), a ferramenta vídeo e imagens armazenam tão, e somente, o conteúdo nativo e criativo dos mesmos.

Pontos Comerciais

É o local que você cadastra informações como endereço e horário de atendimento da sua empresa e, se necessário, de todas as filiais. Somente com o preenchimento correto destas informações é possível criar uma campanha de Visitas ao Estabelecimento, campanha super indicada quando o objetivo é levar o maior número de pessoas para a sua loja física.

Se você deseja saber mais sobre os Anúncios do Facebook e seus objetivos, acesse este conteúdo que preparamos pra você: 11 Anúncios do Facebook e seus Objetivos.

pontos comerciais ferramentas do Business ManagerResultado da Campanha de Visitas ao Estabelecimento, com chamadas para ação de Localizar no Mapa, Ligar e Enviar Mensagem

Catálogos

Como o próprio nome sugere, com esta ferramenta é possível criar um catálogo da sua empresa através de um arquivo que contenha todas as informações necessárias do seu produto, como número de identificação, nome, categoria, disponibilidade, URL do produto, URL da imagem entre outros atributos.

O catálogo pode ser de: produtos, hotéis, voos, destinos, imóveis e automóveis. E sua composição pode ser entendida com mais facilidade se dividirmos ele em 3 partes principais:

– Catálogo: um depósito com todos os itens do seu inventário;

– Feed de dados: arquivo que contém todos os itens que você quer anunciar;

– Conjunto de Produtos: um grupo de produtos semelhantes do seu catálogo, criado por você, seguindo algum padrão mercadológico dos produtos selecionados.

Com o catálogo criado, é possível gerar vários anúncios de diferentes formatos, utilizando os produtos cadastrados em seu catálogo, como os anúncios dinâmicos e o anúncio de coleção.

Exemplo de Catálogo de Produtos

catálogo de produtos ferramentas do Business Manager

Configurações

configurações ferramentas do Business Manager

Esta aba não interfere muito na criação e otimização das campanhas, porém ela é responsável pela administração do seu Gerenciador de Negócios. Aqui podemos criar e solicitar acesso à novas Páginas e Contas de Anúncios. Também é possível adicionar novos funcionários e atribuir acessos e permissões a eles.

Na ferramenta cobrança, você visualiza toda a parte financeira das contas de anúncios, adiciona novas formas de pagamento (boleto, cartão de crédito, PayPal e cupons de Anúncios do Facebook) e faz o download de recibos, faturas e Notas Fiscais dos seus Anúncios.

Se você tem problemas com os investimentos do cartão de crédito da conta de anúncios e vive sobre a pressão de não ultrapassar o limite de gastos permitido até o fim do mês, temos uma boa notícia pra você!

Na ferramenta cobrança é possível definir o limite das suas campanhas. Mas é importante ficar  atento , pois no momento que você atinge o limite, suas campanhas param de veicular, sendo necessário aumentar o limite toda vez que isso acontece.

limite de gastos da sua conta ferramentas do Business Manager

Chegamos ao fim de mais um post. Estas são as principais funções encontradas no Business Manager e que fazem toda a diferença para o sucesso da sua campanha.

Esperamos que você tenha gostado e absorvido todas as informações aqui apresentadas. E se tiver mais alguma dúvida ou sugestão para o nosso conteúdo, utilize o campo de comentários abaixo, será um prazer poder lhe ajudar.

Até a próxima!

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Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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