Geolocalização em Social Ads: Vantagens e melhores práticas
 Geolocalização em Social Ads: Vantagens e Melhores Práticas

Geolocalização em Social Ads: Vantagens e Melhores Práticas

As campanhas de geolocalização em social ads são feitas com base em um endereço, um ponto físico ideal para atingir o público-alvo.

Diferente das demais campanhas, a Geolocalização é específica e minuciosa. Não mira em uma cidade, estado ou país inteiro, mas sim, em algo específico, como uma loja física, uma academia, um centro de eventos, um festival de música. Ou seja, nos locais em que seu público-alvo está mais propenso a prestar atenção e consumir seu serviço.

Mas como isso é possível?

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Graças aos avanços tecnológicos, é possível encontrar coordenadas de forma muito mais específica. O que influencia na precisão do anúncio e na maneira em que os dados são gerados.

Isso pode ocorrer de forma menos específica, como as informações de localização implícita, que deduzem a possibilidade de um consumidor estar em determinado lugar, assim como as informações de tráfego da internet que, a partir de um endereço de IP, identificam a região em que o usuário está.

Ou então de forma mais precisa através dos serviços de localização baseados no dispositivo, que incluem sinais de GPS, sensores do dispositivo, pontos de acesso de Wi-Fi e ID’s de torre de celular.

Com estes dados, as plataformas de anúncios conseguem encontrar os usuários que estiverem acessando a internet no local que você configurou a campanha.

Invasão Mobile

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Um dos principais motores para a qualificação dos anúncios de geolocalização é o crescente número de usuários mobile. No Brasil, 3 em cada 4 pessoas com mais de 10 anos possui um celular (IBGE) e quase 70 milhões de brasileiros usam a internet em aparelhos móveis (Nielsen-IBOPE).

Isso significa que, onde quer que esteja, a maioria dos brasileiros possui um celular e procura um meio de acessar a internet. Os mais de 2 bilhões de usuários do Facebook, 700 milhões do Instagram e 328 milhões do Twitter, demonstram como as pessoas querem passar o seu tempo na internet: acessando as redes sociais.

Vantagens da Geolocalização

Lugar certo na hora certa

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Uma das principais características da Geolocalização é poder estar presente no dia a dia das pessoas e oferecer o que elas precisam naquele momento.

Uma loja de calçados esportivos, por exemplo, pode fazer um anúncio com seus produtos em endereços de academias da região, nos horários em que as mesmas estiverem abertas.

Orçamento Flexível

Você pode começar investindo muito pouco para anunciar em redes sociais, com no mínimo um real por dia você já pode começar a anunciar no Facebook. E não importa se você vai anunciar em toda a cidade de São Paulo ou se focará em um endereço específico, o valor mínimo de R$ 1,00 continua valendo.

Vale ressaltar que é muito mais benéfico para sua empresa impactar 1.000 pessoas em uma localização estratégica do que 10.000 em toda a cidade de São Paulo, levando em consideração que essa localização estratégica tem tudo a ver com o seu cliente em potencial.

Presença VIP

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Graças à internet e à  expansão das redes sociais, sua empresa pode estar em qualquer lugar. Desde festas típicas regionais, até na São Paulo Fashion Week. Isso porque o local em que você quer anunciar depende inteiramente da estratégia da sua empresa e do número de pessoas acessando a internet.

Tempo Real

Você paga somente pelo tempo que deseja estar presente no local e em horários específicos. Não é preciso fechar um contrato de uma semana de exposição em um outdoor para impactar os participantes de uma feira que durou apenas 1 dia, por exemplo. Com a geolocalização de Social Ads sua empresa estará presente nos maiores eventos, no período em que eles acontecem.

Melhores Práticas

Conhecer o público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo fará toda a diferença no resultado da sua campanha. Isto porque, ao conhecê-lo, você norteará todas as estratégias para afagar as dores deste consumidor e, portanto, saberá quais os locais mais prováveis de ele estar presente.

Saber se essas pessoas são casadas ou solteiras, se possuem filhos, netos ou vão ficar para titios, lhe dará muito mais bagagem para convencer e anunciar onde seu público está.

Conhecer seu produto

Qual o foco do seu produto? Vai resolver as dores de qual cliente? É para os moradores ou os turistas da região? Para uma campanha de sucesso, tudo isso deve ser questionado. As plataformas de anúncio oferecem muitas alternativas para impactar estes diferentes públicos. O Facebook, por exemplo, oferece formas de impactar desde pessoas viajando por determinado lugar, até mesmo moradores daquele endereço.

Localização

Se você já sabe quem é seu público-alvo, fica mais fácil saber onde ele está, quais eventos e shows mais lhe agradam e qual a probabilidade de estar presente.

Entretanto, é necessário não focar somente no espetáculo em si, mas em todo o caminho que o cliente pode passar.

Se você deseja impactar uma feira do seu segmento, é muito interessante impactar o endereço dos hotéis próximos e parceiros do local onde acontecerá o evento, pois é durante o descanso que os visitantes terão mais tempo para ver um anúncio. Além disso, pode-se fazer geolocalização em shoppings, lanchonetes e outros locais de grande circulação, dependendo do tamanho do evento.

Horário

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O horário é a carta coringa para o sucesso da sua campanha, já que você pode entregar seus anúncios somente nos horários de maior movimentação daquele local, personalizar para que seu anúncio seja entregue somente no horário em que seu estabelecimento estiver aberto e o melhor, sugerir ao usuário o consumo imediato do seu produto.

Isso é muito utilizado por lanchonetes, bares e restaurantes, próximo ao horário de almoço. Mas podemos dar o exemplo dos portais de notícias, que aproveitam o período do café da manhã para anunciar as principais manchetes do dia. Isto porque esse é o horário em que a maioria das pessoas aproveita para checar as notificações e se manter informado.

Mensagem

Esse é o momento de colocar a cereja do bolo. Depois de estudar e definir qual a melhor forma, local e horário de impactar o usuário, é hora de finalizar com a chamada para a ação. Deixe bem claro o que você deseja que o usuário realize. Instigue e instrua uma visita à loja, o resgate de um cupom, a visualização do seu vídeo, a visita ao seu stand na feira e etc.

Mas tenha muita cautela na hora de criar a mensagem. Alguns usuários podem se sentir incomodados ao notarem que você sabe onde eles estão. Por isso, dedique seu tempo na elaboração de uma boa mensagem, que tenha uma abordagem suave e chamativa ao mesmo tempo.

Por exemplo, ao invés de utilizar: “Ei, você que está na farmácia X, solicite nosso novo remédio emagrecedor!” Tente utilizar algo como: “Problemas com a alimentação? Confira a mais nova e eficiente solução do mercado na farmácia mais próxima!”

Seguindo todas estas práticas, seu anúncio vai impactar os usuários mais relevantes para seu negócio, no momento e no local certo.

Enriqueça nosso post, deixe sua dúvida ou comentário no campo abaixo e logo responderemos.

Até a próxima!

                  lucas-marchi-analista-social-ads

Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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