Conheça o Google Search Console - Blog Raffcom
 Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é considerado por profissionais e iniciantes em marketing digital uma das principais ferramentas para um bom trabalho em SEO (Search Engine Optimization). SEO é o trabalho realizado em sites para que fiquem melhores posicionados de forma orgânica nos buscadores como Bing, Google ou Yahoo. No Google Webmaster Tools é possível mensurar os acessos orgânicos, os termos de consulta que ativam as páginas do site (palavras-chave) e o ranquamento desses termos no buscador Google e parceiros. Ele ainda disponibiliza informações sobre a indexação do site e das páginas, bem como erros e melhorias de HTML necessárias: títulos duplicados ou ausentes, metas description duplicadas ou ausentes, entre outros. Em resumo, com essa ferramenta é possível visualizar informações de como o Google interpreta seu site.

Aprenda mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo

No dia 20 de maio de 2015, o Google anunciou que o Google Webmaster Tools (GWT) iria passar a se chamar Google Search Console (GSC), mas por enquanto a mudança afetou somente o nome, pois as funções da ferramenta continuam as mesmas, exceto a ferramenta “consulta de pesquisa” que foi transformada em “Search Analytics”, onde é possível mensurar os dados de maneira mais intuitiva e inteligente.

O Blog Oficial do Google para Webmasters apresentou as mudanças da ferramenta no dia 6 de maio de 2015, mas quem ainda tem interesse nas informações da plataforma antiga (consulta de pesquisa) ela ficará disponível até o mês de agosto, após isso será totalmente substituída.

O principal motivo da mudança é que a ferramenta não atende mais somente webmasters, mas sim vários tipos de usuários, como donos de pequenas empresas, curiosos, programadores, especialistas em SEO, profissionais de marketing, entre outros.

“O que todos vocês têm em comum é o desejo de disponibilizar seu trabalho on-line e torná-lo fácil de encontrar pela Pesquisa Google. Assim, para termos certeza de que nosso produto inclui todos aqueles que se importam com a pesquisa, decidimos renomear as Ferramentas do Google para Webmasters, que agora se chama Google Search Console.”

Nova logo Google Search Console

google-search-console

O acesso ainda pode ser feito pelo endereço antigo www.google.com.br/webmaster/tools, mas também já foi criada uma URL de acesso exclusiva para o Search Console: g.co/SearchConsole

Fique por dentro do nosso blog, pois em breve faremos uma postagem falando sobre as mudanças que ocorreram com o Search Analytics e as possibilidades de análise que a ferramenta nos trouxe.

Aprenda mais sobre o Google Search Console em nosso artigo: Guia prático do Google Search Console.

Fonte: Blog Google Webmaster

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Integração entre Google AdWords e Google Search Console

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já deve saber a importância do Google AdWords e o impacto direto que ele pode causar nos resultados da sua empresa. Ao associar uma propriedade do Google AdWords a um site na sua conta do Search Console, é possível ver vários dados dessa importante ferramenta nos seus relatórios […]

Principais ferramentas de SEO

Para organizar uma boa estratégia de tráfego orgânico é preciso ter boas ferramentas de SEO nas mãos. E quem trabalha com marketing digital sabe que essas ferramentas são indispensáveis para cada etapa do desenvolvimento das estratégias. Atualmente existem mais de 1,2 bilhões de sites publicados. Desta maneira, conseguir um bom número de acessos orgânicos pode ser […]

Conteúdo Duplicado: O que é e como resolver

Conteúdo duplicado é sem dúvidas um dos grandes terrores dos analistas de SEO. Segundo o SemRush, esse é o principal problema da maioria dos sites, dificultados os resultados nos mecanismos de busca do Google. Em muitos sites esse problema é ignorado pelos profissionais de SEO, impedindo que o site chegue nas primeiras posições. Nem sempre […]