Conheça o Google Search Console - Raffcom Agência Full Service
 Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é considerado por profissionais e iniciantes em marketing digital uma das principais ferramentas para um bom trabalho em SEO (Search Engine Optimization). SEO é o trabalho realizado em sites para que fiquem melhores posicionados de forma orgânica nos buscadores como Bing, Google ou Yahoo. No Google Webmaster Tools é possível mensurar os acessos orgânicos, os termos de consulta que ativam as páginas do site (palavras-chave) e o ranquamento desses termos no buscador Google e parceiros. Ele ainda disponibiliza informações sobre a indexação do site e das páginas, bem como erros e melhorias de HTML necessárias: títulos duplicados ou ausentes, metas description duplicadas ou ausentes, entre outros. Em resumo, com essa ferramenta é possível visualizar informações de como o Google interpreta seu site.

Aprenda mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo

No dia 20 de maio de 2015, o Google anunciou que o Google Webmaster Tools (GWT) iria passar a se chamar Google Search Console (GSC), mas por enquanto a mudança afetou somente o nome, pois as funções da ferramenta continuam as mesmas, exceto a ferramenta “consulta de pesquisa” que foi transformada em “Search Analytics”, onde é possível mensurar os dados de maneira mais intuitiva e inteligente.

O Blog Oficial do Google para Webmasters apresentou as mudanças da ferramenta no dia 6 de maio de 2015, mas quem ainda tem interesse nas informações da plataforma antiga (consulta de pesquisa) ela ficará disponível até o mês de agosto, após isso será totalmente substituída.

O principal motivo da mudança é que a ferramenta não atende mais somente webmasters, mas sim vários tipos de usuários, como donos de pequenas empresas, curiosos, programadores, especialistas em SEO, profissionais de marketing, entre outros.

“O que todos vocês têm em comum é o desejo de disponibilizar seu trabalho on-line e torná-lo fácil de encontrar pela Pesquisa Google. Assim, para termos certeza de que nosso produto inclui todos aqueles que se importam com a pesquisa, decidimos renomear as Ferramentas do Google para Webmasters, que agora se chama Google Search Console.”

Nova logo Google Search Console

google-search-console

O acesso ainda pode ser feito pelo endereço antigo www.google.com.br/webmaster/tools, mas também já foi criada uma URL de acesso exclusiva para o Search Console: g.co/SearchConsole

Fique por dentro do nosso blog, pois em breve faremos uma postagem falando sobre as mudanças que ocorreram com o Search Analytics e as possibilidades de análise que a ferramenta nos trouxe.

Aprenda mais sobre o Google Search Console em nosso artigo: Guia prático do Google Search Console.

Fonte: Blog Google Webmaster

Cadastre seu e-mail
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Como fazer Social Analytics?

Agora que você conheceu o significado desta área, que vai muito além do monitoramento de mídias sociais (MMS), é hora de entender como fazer Social Analytics. A principal mudança que ocorreu nos últimos anos, principalmente a partir de 2010, foi a relevância que as tarefas de inteligência ganharam para os negócios. Old Social Analytics Analyst: […]

Velocidade de carregamento de um site

A velocidade do carregamento de um site tem muita importância em SEO. Porém, muitas pessoas não dão a devida atenção a esse fator e acabam tornando seu site um verdadeiro teste de paciência para o usuário. Uma pesquisa feita pela Akamai, juntamente com a Forrester Consulting, concluiu que 40% dos consumidores não esperam mais do que 3 […]

Como usar Social Analytics?

Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente. Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da […]