Conheça o Google Search Console - Blog Raffcom
 Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é considerado por profissionais e iniciantes em marketing digital uma das principais ferramentas para um bom trabalho em SEO (Search Engine Optimization). SEO é o trabalho realizado em sites para que fiquem melhores posicionados de forma orgânica nos buscadores como Bing, Google ou Yahoo. No Google Webmaster Tools é possível mensurar os acessos orgânicos, os termos de consulta que ativam as páginas do site (palavras-chave) e o ranquamento desses termos no buscador Google e parceiros. Ele ainda disponibiliza informações sobre a indexação do site e das páginas, bem como erros e melhorias de HTML necessárias: títulos duplicados ou ausentes, metas description duplicadas ou ausentes, entre outros. Em resumo, com essa ferramenta é possível visualizar informações de como o Google interpreta seu site.

Aprenda mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo

No dia 20 de maio de 2015, o Google anunciou que o Google Webmaster Tools (GWT) iria passar a se chamar Google Search Console (GSC), mas por enquanto a mudança afetou somente o nome, pois as funções da ferramenta continuam as mesmas, exceto a ferramenta “consulta de pesquisa” que foi transformada em “Search Analytics”, onde é possível mensurar os dados de maneira mais intuitiva e inteligente.

O Blog Oficial do Google para Webmasters apresentou as mudanças da ferramenta no dia 6 de maio de 2015, mas quem ainda tem interesse nas informações da plataforma antiga (consulta de pesquisa) ela ficará disponível até o mês de agosto, após isso será totalmente substituída.

O principal motivo da mudança é que a ferramenta não atende mais somente webmasters, mas sim vários tipos de usuários, como donos de pequenas empresas, curiosos, programadores, especialistas em SEO, profissionais de marketing, entre outros.

“O que todos vocês têm em comum é o desejo de disponibilizar seu trabalho on-line e torná-lo fácil de encontrar pela Pesquisa Google. Assim, para termos certeza de que nosso produto inclui todos aqueles que se importam com a pesquisa, decidimos renomear as Ferramentas do Google para Webmasters, que agora se chama Google Search Console.”

Nova logo Google Search Console

google-search-console

O acesso ainda pode ser feito pelo endereço antigo www.google.com.br/webmaster/tools, mas também já foi criada uma URL de acesso exclusiva para o Search Console: g.co/SearchConsole

Fique por dentro do nosso blog, pois em breve faremos uma postagem falando sobre as mudanças que ocorreram com o Search Analytics e as possibilidades de análise que a ferramenta nos trouxe.

Aprenda mais sobre o Google Search Console em nosso artigo: Guia prático do Google Search Console.

Fonte: Blog Google Webmaster

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Instalar o Google Analytics com o Google Tag Manager

Que o Google Analytics é uma ferramenta importante  no processo de metrificação das estratégias online é indiscutível, mas às vezes os profissionais podem encontrar dificuldades na hora da instalação. E por isso, hoje iremos detalhar como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager, para agilizar o processo de implementação do código sem ter que […]

LinkedIn Ads tem resultado?

Se a sua empresa ainda não anuncia nesta rede social, vamos te apresentar alguns argumentos para comprovar como é possível gerar resultados relevantes com o LinkedIn Ads. O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, atingindo a marca de 500 milhões de usuários ativos. Destes, 29 milhões são brasileiros, colocando […]

Business Intelligence: para potencializar negócios

Hoje vivemos a era do Big Data e Business Intelligence (BI), o tempo de grandes negócios com milhares de dados gerados por segundo. Contar com um profissional que colete, analise e dissemine estrategicamente essa quantidade imensa de informação, deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para as agências de marketing digital que […]