Conheça o Google Search Console - Blog Raffcom
 Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é considerado por profissionais e iniciantes em marketing digital uma das principais ferramentas para um bom trabalho em SEO (Search Engine Optimization). SEO é o trabalho realizado em sites para que fiquem melhores posicionados de forma orgânica nos buscadores como Bing, Google ou Yahoo. No Google Webmaster Tools é possível mensurar os acessos orgânicos, os termos de consulta que ativam as páginas do site (palavras-chave) e o ranquamento desses termos no buscador Google e parceiros. Ele ainda disponibiliza informações sobre a indexação do site e das páginas, bem como erros e melhorias de HTML necessárias: títulos duplicados ou ausentes, metas description duplicadas ou ausentes, entre outros. Em resumo, com essa ferramenta é possível visualizar informações de como o Google interpreta seu site.

Aprenda mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo

No dia 20 de maio de 2015, o Google anunciou que o Google Webmaster Tools (GWT) iria passar a se chamar Google Search Console (GSC), mas por enquanto a mudança afetou somente o nome, pois as funções da ferramenta continuam as mesmas, exceto a ferramenta “consulta de pesquisa” que foi transformada em “Search Analytics”, onde é possível mensurar os dados de maneira mais intuitiva e inteligente.

O Blog Oficial do Google para Webmasters apresentou as mudanças da ferramenta no dia 6 de maio de 2015, mas quem ainda tem interesse nas informações da plataforma antiga (consulta de pesquisa) ela ficará disponível até o mês de agosto, após isso será totalmente substituída.

O principal motivo da mudança é que a ferramenta não atende mais somente webmasters, mas sim vários tipos de usuários, como donos de pequenas empresas, curiosos, programadores, especialistas em SEO, profissionais de marketing, entre outros.

“O que todos vocês têm em comum é o desejo de disponibilizar seu trabalho on-line e torná-lo fácil de encontrar pela Pesquisa Google. Assim, para termos certeza de que nosso produto inclui todos aqueles que se importam com a pesquisa, decidimos renomear as Ferramentas do Google para Webmasters, que agora se chama Google Search Console.”

Nova logo Google Search Console

google-search-console

O acesso ainda pode ser feito pelo endereço antigo www.google.com.br/webmaster/tools, mas também já foi criada uma URL de acesso exclusiva para o Search Console: g.co/SearchConsole

Fique por dentro do nosso blog, pois em breve faremos uma postagem falando sobre as mudanças que ocorreram com o Search Analytics e as possibilidades de análise que a ferramenta nos trouxe.

Aprenda mais sobre o Google Search Console em nosso artigo: Guia prático do Google Search Console.

Fonte: Blog Google Webmaster

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Do Início ao Fim, do Fim ao Começo

O universo em seu início com uma entonação exuberante, colocado por muitos como um silêncio único. Assim se inicia uma orquestra em sua primeira apresentação, se tornando imponente e misteriosa com poder de surpreender e se superar ao longo dos tempos. Tempos estes, servem como passagem ao seu ritmo. Por vez se acrescenta nessa conjuntura, […]

5 dicas de Social Ads para Twitter

Quando falamos sobre Publicidade das Redes Sociais, o que pode vir logo na mente são os anúncios no Facebook ou Instagram. Mas esta máxima deve ser deixada de lado, pois, no âmbito de canais altamente lucrativos, existem muitas outras estratégias que podemos explorar. Como é o caso do Social Ads para Twitter. Com cerca de […]

11 anúncios do Facebook seus objetivos

Por ser a maior rede social do mundo, saber a forma correta de utilizar os anúncios do Facebook é de suma importância no marketing digital, para que você possa alavancar os resultados da sua empresa de maneira eficaz. Neste post sobre as ferramentas de Social Ads que fazem toda a diferença nas campanhas, você pôde […]