A importância da experiência de usuário em SEO

Para começar, precisamos definir o que é a experiência de usuário e por que ela é tão relevante em SEO. De maneira sucinta, nada mais é do que a resposta do usuário ao navegar por um site. Essa resposta pode ser tanto emocional e cognitiva quanto sentimental. Se a página do site for lenta ou contiver erros, por exemplo, o usuário não terá satisfação e sua experiência será ruim.

Em SEO ela é muito relevante por conta dos mecanismos de busca. Em resumo, os algoritmos do Google estão, cada vez mais, considerando a experiência de usuário como um fator determinante para o ranqueamento dos resultados de pesquisa. Então, qualquer site que queira estar entre os primeiros resultados do Google e de outros mecanismos de busca deve dispor de uma boa experiência de usuário relacionada ao SEO.

Experiência do usuário em SEO

Desempenho da página

Um dos principais pontos para uma boa experiência é a velocidade de carregamento da página, afinal ninguém gosta de acessar sites lentos. Além disso, o Google entende que um site com carregamento rápido e com um conteúdo organizado acaba facilitando a vida do usuário, que está ali buscando o que é do seu interesse.

Também é importante que o site seja adaptado para dispositivos móveis, a fim de oferecer uma boa experiência de leitura e carregamento rápido. Vale lembrar que uma página que demora demais para abrir é ignorada pelos usuários, principalmente em celulares.

Satisfação do usuário

Satisfazer o usuário é muito importante e isso pode ser feito através de bons conteúdos, variando entre textos, mensagens, infográficos, enquetes, vídeos e até animações. O conteúdo deve ser claro e chamar a atenção do leitor.

Esse ponto também vai de encontro com uma das métricas do Google, a qual avalia a satisfação do usuário dependendo do tempo que ele fica numa página ou se ele volta depois para ela. Logo, isso significa que o usuário ficou satisfeito com o site ou com o conteúdo.

Comportamento do usuário

O Google consegue analisar o comportamento do usuário de diversas formas. Ele “sabe” se elas parecem estar perdidas no site, se clicam em várias páginas e saem delas rapidamente. Ou se elas acham rapidamente o que precisam e ficam um bom tempo na mesma página. Nesses casos, para que o usuário tenha um bom comportamento em relação ao seu site, é necessário fazer uma boa organização de UX juntamente com otimizações relacionadas ao SEO.

Link building

O Link Building é uma das principais estratégias de SEO. Ele consiste na conquista de links oriundos de outros sites com boa autoridade de domínio, a fim de alcançar um bom posicionamento para a página. Essa estratégia é importante porque a pessoa influenciada a fazer um link para o seu site dificilmente irá fazê-lo para uma página que lhe proporcionou uma experiência negativa.

Importância da experiência de usuário

Mesmo fazendo otimizações no site e no conteúdo dele através das estratégias de SEO, de nada adiantará se a experiência do usuário for ruim. Sendo assim, é de extrema importância fazer com que os visitantes do seu site tenham uma boa experiência.

Afinal um site com estrutura e conteúdo ruim irá fazer com que menos pessoas tenham engajamento. Então tenha uma hierarquia de informação clara em seu site, com acessibilidade, carregamento rápido e adaptação a dispositivos móveis. Somente assim os usuários terão uma boa experiência e voltarão ao seu site.

Agora que você chegou até aqui, que tal deixar a sua opinião sobre o post?
Até a próxima!

[sc name=”francini-maurici” ]

[optinform]