A importância da experiência de usuário em SEO - Blog Raffcom
 A importância da experiência de usuário em SEO

A importância da experiência de usuário em SEO

Para começar, precisamos definir o que é a experiência de usuário e por que ela é tão relevante em SEO. De maneira sucinta, nada mais é do que a resposta do usuário ao navegar por um site. Essa resposta pode ser tanto emocional e cognitiva quanto sentimental. Se a página do site for lenta ou contiver erros, por exemplo, o usuário não terá satisfação e sua experiência será ruim.

Em SEO ela é muito relevante por conta dos mecanismos de busca. Em resumo, os algoritmos do Google estão, cada vez mais, considerando a experiência de usuário como um fator determinante para o ranqueamento dos resultados de pesquisa. Então, qualquer site que queira estar entre os primeiros resultados do Google e de outros mecanismos de busca deve dispor de uma boa experiência de usuário relacionada ao SEO.

Experiência do usuário em SEO

Desempenho da página

desempenho do site experiencia do usuario - A importância da experiência de usuário em SEO

Um dos principais pontos para uma boa experiência é a velocidade de carregamento da página, afinal ninguém gosta de acessar sites lentos. Além disso, o Google entende que um site com carregamento rápido e com um conteúdo organizado acaba facilitando a vida do usuário, que está ali buscando o que é do seu interesse.

Também é importante que o site seja adaptado para dispositivos móveis, a fim de oferecer uma boa experiência de leitura e carregamento rápido. Vale lembrar que uma página que demora demais para abrir é ignorada pelos usuários, principalmente em celulares.

Satisfação do usuário

satisfação experiencia do usuario - A importância da experiência de usuário em SEO

Satisfazer o usuário é muito importante e isso pode ser feito através de bons conteúdos, variando entre textos, mensagens, infográficos, enquetes, vídeos e até animações. O conteúdo deve ser claro e chamar a atenção do leitor.

Esse ponto também vai de encontro com uma das métricas do Google, a qual avalia a satisfação do usuário dependendo do tempo que ele fica numa página ou se ele volta depois para ela. Logo, isso significa que o usuário ficou satisfeito com o site ou com o conteúdo.

Comportamento do usuário

comportamento experiencia do usuario - A importância da experiência de usuário em SEO

O Google consegue analisar o comportamento do usuário de diversas formas. Ele “sabe” se elas parecem estar perdidas no site, se clicam em várias páginas e saem delas rapidamente. Ou se elas acham rapidamente o que precisam e ficam um bom tempo na mesma página. Nesses casos, para que o usuário tenha um bom comportamento em relação ao seu site, é necessário fazer uma boa organização de UX juntamente com otimizações relacionadas ao SEO.

Link building

link building experiencia do usuario - A importância da experiência de usuário em SEO

O Link Building é uma das principais estratégias de SEO. Ele consiste na conquista de links oriundos de outros sites com boa autoridade de domínio, a fim de alcançar um bom posicionamento para a página. Essa estratégia é importante porque a pessoa influenciada a fazer um link para o seu site dificilmente irá fazê-lo para uma página que lhe proporcionou uma experiência negativa.

Importância da experiência de usuário

importância da experiência do usuário - A importância da experiência de usuário em SEO

Mesmo fazendo otimizações no site e no conteúdo dele através das estratégias de SEO, de nada adiantará se a experiência do usuário for ruim. Sendo assim, é de extrema importância fazer com que os visitantes do seu site tenham uma boa experiência.

Afinal um site com estrutura e conteúdo ruim irá fazer com que menos pessoas tenham engajamento. Então tenha uma hierarquia de informação clara em seu site, com acessibilidade, carregamento rápido e adaptação a dispositivos móveis. Somente assim os usuários terão uma boa experiência e voltarão ao seu site.

Agora que você chegou até aqui, que tal deixar a sua opinião sobre o post?
Até a próxima!

                                                                               francini maurici seo - A importância da experiência de usuário em SEO

 

Francini Maurici

Assistente de SEO

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

O que é Inteligência Competitiva

Em 2018 o Business Intelligence (BI) continuará sendo um dos temas mais curiosos e discutidos em grandes mídias da comunicação. As empresas, independentemente do seu tamanho, lidam com um número incalculável de dados e informações produzidas diariamente. E o método eficaz para gerenciar essa demanda tem sido um dos principais pontos comentados por grandes especialistas. […]

SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google.

Garantir o destaque aos olhos dos usuários tem sido uma das grandes dificuldades das empresas. Afinal, com um número tão elevado de conteúdos disponíveis, como fazer com que o seu site conquiste um bom rankeamento no Google? A resposta é simples: com uma boa estratégia de SEO on page! E, neste conteúdo, você poderá conhecer […]

Perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC)

No post anterior, sobre os Processos de Inteligência Competitiva (IC), você conheceu as três principais etapas que norteiam o fluxo de IC. É de suma importância entender como o planejamento, monitoramento e suporte andam interconectados. Diante disso, num ambiente corporativo, o profissional de Inteligência Competitiva é o responsável por auxiliar os gestores da empresa com […]