A importância da higienização da base no e-mail marketing - Raffcom - Agência Full Service
 A importância da higienização da base no e-mail marketing

A importância da higienização da base no e-mail marketing

Ao contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing ainda não perdeu sua eficácia! Longe disso, a manutenção de uma base de contatos estruturada pode fazer a diferença no relacionamento tanto com os clientes quanto na conquista de novos públicos e na efetivação das vendas.

Mas, para garantir que a suas mensagens e ofertas sejam entregues de forma realmente eficiente, é essencial manter um mailing qualificado e sempre atualizado. E é nesse ponto que surge a dúvida: como conquistar esse objetivo na prática? Realizando a higienização da base de e-mails!

E, hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, mostrando os benefícios de utiliza-lo, além da importância de fazer limpeza da lista de contatos e como realizar essa tarefa com eficiência. Confira!

Por que utilizar uma estratégia de e-mail marketing?

Como apontamos na introdução deste artigo, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta de grande importância para estabelecer uma comunicação entre as empresas e seus clientes — tanto atuais quanto potenciais.

De modo geral, é um recurso que traz resultados excelentes para os mais diversos tipos de negócio, apresentando vantagens como:

  • melhor custo-benefício, com baixo custo e alto alcance;
  • capacidade de personalização e segmentação;
  • maior eficiência em comparação às mídias sociais;
  • mensuração por meio de análise de métricas de abertura, cliques e erros.

Agora que você já conhece alguns bons motivos pelos quais vale a pena investir em estratégias de e-mail marketing, chegou a hora de saber mais sobre a higienização da base. Vamos lá?

O que é a higienização da base e qual a importância de realizá-la?

Como o próprio nome indica, essa tática está de fato relacionada a uma limpeza da lista de e-mails. Afinal, é muito comum que as empresas tenham diferentes bases de contato e, ao mesmo tempo, é muito comum também que esses mesmos contatos desativem, mudem ou renovem seus e-mails.

Essa situação certamente será prejudicial à sua estratégia, já que as mensagens não chegarão aos destinatários ou poderão ser vistas como algo indesejado pelos servidores, caindo diretamente na caixa de spam.

Por isso, é muito importante dedicar uma atenção especial para rastrear os endereços que precisam ser retirados da sua base e garantir que somente os usuários que têm interesse nas novidades e produtos da sua empresa recebam as suas mensagens, assegurando a sua reputação e estabelecendo uma comunicação realmente eficiente.

Como realizar uma limpeza eficiente no mailing?

Por fim, depois de explicarmos o que é a higienização da base de e-mails e porque ela é importante para garantir uma listagem de contatos útil para os seus objetivos de marketing, vamos listar algumas dicas de como realizar essa limpeza. Veja a seguir!

Elimine endereços de e-mail suspeitos

Ao rastrear uma base de e-mails, não é raro encontrar endereços suspeitos, com palavras de baixo calão, excesso de caracteres, erros gramaticais e outros indicativos que apontam para endereços não confiáveis.

Aqui, é importante fazer uma busca cuidadosa para impedir que esses usuários mal-intencionados prejudiquem a sua estratégia.

Exclua e-mails de servidores descartáveis

Ao se cadastrar em fóruns, sites de compra online ou outras páginas que exigem um registro, muitos usuários optam por utilizar e-mails descartáveis, que são contas geradas aleatoriamente e que ficam disponíveis por um tempo determinado, sendo logo desativados.

Essa ação caba resultando em endereços inválidos para a sua base, reforçando a necessidade de identificá-los e eliminá-los.

Remova os hard bounces

Por fim, a incidência de hard bounces — e-mails inexistentes, com erros ou descartáveis — é mais um indicativo de que a sua lista está suja e precisa de uma atenção especial. Afinal, um mailing qualificado também ajuda a atestar a boa reputação do domínio da empresa pelos servidores. Portanto, antes de realizar qualquer disparo, invista na higienização da sua base de e-mail marketing para garantir o sucesso da sua estratégia e aproveite para conhecer as soluções que a Agência Raffcom tem para a sua empresa!

Continue lendo

Passo a passo: E-mail marketing com o Akna

Existem diversos disparadores disponíveis no mercado internacional e nacional. Aqui na Raffcom, cada e-mail marketing chega ao consumidor através do Akna, uma ferramenta nacional e paga. Isso não significa que ela seja melhor do que outras ferramentas, mas sim a que mais se adequa às nossas necessidades. Para saber qual disparador de e-mail utilizar, procure […]

CPC, CPV, CPA, CPM no Google AdWords, sabe diferenciar?

CPC, o que é? O CPC é o custo pago por clique, chamado também de PPC, nesta opção de lance você é cobrado cada vez que um usuário clicar em algum anúncio seu. É a forma mais utilizada por anunciantes. Ainda dentro desta categoria temos o CPC máximo, o CPC real e o CPC médio. […]

Passo a passo para criar seu anúncio no Facebook

Você já deve ter percebido o grande potencial que o Facebook possui com relação ao engajamento de fãs ou o quanto esta rede social pode contribuir para elevar os números de tráfego ao seu site. No entanto, se você ainda não sabe como estruturar um anúncio no Facebook para obter este ganho de performance, apesar […]