A importância da higienização da base no e-mail marketing
Ao contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing ainda não perdeu sua eficácia! Longe disso, a manutenção de uma base de contatos estruturada pode fazer a diferença no relacionamento tanto com os clientes quanto na conquista de novos públicos e na efetivação das vendas.
Mas, para garantir que a suas mensagens e ofertas sejam entregues de forma realmente eficiente, é essencial manter um mailing qualificado e sempre atualizado. E é nesse ponto que surge a dúvida: como conquistar esse objetivo na prática? Realizando a higienização da base de e-mails!
E, hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, mostrando os benefícios de utiliza-lo, além da importância de fazer limpeza da lista de contatos e como realizar essa tarefa com eficiência. Confira!
Por que utilizar uma estratégia de e-mail marketing?
Como apontamos na introdução deste artigo, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta de grande importância para estabelecer uma comunicação entre as empresas e seus clientes — tanto atuais quanto potenciais.
De modo geral, é um recurso que traz resultados excelentes para os mais diversos tipos de negócio, desde negócios até indústrias de ventilador umidificador industrial, entre qualquer outro, apresentando vantagens como:
- melhor custo-benefício, com baixo custo e alto alcance;
- capacidade de personalização e segmentação;
- maior eficiência em comparação às mídias sociais;
- mensuração por meio de análise de métricas de abertura, cliques e erros.
Além disso, ao utilizar a ferramenta de e-mail marketing, você também estará aprendendo mais sobre o comportamento do seu público. A partir dele, é possível realizar testes diversos e analisar quais são os tipos de conteúdos que seus leads e clientes mais se interessam.
O e-mail marketing é totalmente personalizável. Se você vende produtos como molde de injeção de plástico, entre outros, é possível compartilhar informações, oferecer descontos, promoções, e muito mais.
Por fim, se você está a procura de ferramentas que possam gerar tráfego para seu blog ou website, o e-mail marketing é uma ótima opção. Lá, você pode compartilhar seus artigos e receber mais leitores!
Agora que você já conhece alguns bons motivos pelos quais vale a pena investir em estratégias de e-mail marketing, chegou a hora de saber mais sobre a higienização da base. Vamos lá?
O que é a higienização da base e qual a importância de realizá-la?
Como o próprio nome indica, essa tática está de fato relacionada a uma limpeza da lista de e-mails. Afinal, é muito comum que as empresas tenham diferentes bases de contato e, ao mesmo tempo, é muito comum também que esses mesmos contatos desativem, mudem ou renovem seus e-mails.
Essa situação certamente será prejudicial à sua estratégia, já que as mensagens não chegarão aos destinatários ou poderão ser vistas como algo indesejado pelos servidores, caindo diretamente na caixa de spam.
Por isso, é muito importante dedicar uma atenção especial para rastrear os endereços que precisam ser retirados da sua base e garantir que somente os usuários que têm interesse nas novidades e produtos da sua empresa recebam as suas mensagens, assegurando a sua reputação e estabelecendo uma comunicação realmente eficiente.
Lembre-se que a higienização da base é extremamente importante, e por isso, deve ser feita de tempos em tempos, ao invés de em um único período. Se você deseja vender placa de circuito impresso por e-mail, a higienização irá fazer toda a diferença nos resultados da sua estratégia, por exemplo.
Como realizar uma limpeza eficiente no mailing?
Por fim, depois de explicarmos o que é a higienização da base de e-mails e porque ela é importante para garantir uma listagem de contatos útil para os seus objetivos de marketing, vamos listar algumas dicas de como realizar essa limpeza. Veja a seguir!
Elimine endereços de e-mail suspeitos
Ao rastrear uma base de e-mails, não é raro encontrar endereços suspeitos, com palavras de baixo calão, excesso de caracteres, erros gramaticais e outros indicativos que apontam para endereços não confiáveis.
Aqui, é importante fazer uma busca cuidadosa para impedir que esses usuários mal-intencionados prejudiquem a sua estratégia.
Exclua e-mails de servidores descartáveis
Ao se cadastrar em fóruns, sites de compra online ou outras páginas que exigem um registro, muitos usuários optam por utilizar e-mails descartáveis, que são contas geradas aleatoriamente e que ficam disponíveis por um tempo determinado, sendo logo desativados.
Essa ação caba resultando em endereços inválidos para a sua base, reforçando a necessidade de identificá-los e eliminá-los.
Remova os hard bounces
Por fim, a incidência de hard bounces — e-mails inexistentes, com erros ou descartáveis — é mais um indicativo de que a sua lista está suja e precisa de uma atenção especial. Afinal, um mailing qualificado também ajuda a atestar a boa reputação do domínio da empresa pelos servidores. Portanto, antes de realizar qualquer disparo, invista na higienização da sua base de e-mail marketing para garantir o sucesso da sua estratégia e aproveite para conhecer as soluções que a Agência Raffcom tem para a sua empresa!