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 A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

É de senso comum que para ter sucesso em suas ações, uma companhia precisa estar sempre atenta aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital para a sua empresa tornou-se imprescindível para viabilizar essa aproximação.

Partindo do pressuposto que você tem um planejamento estratégico bem definido e um dos objetivos do processo é aumentar a presença da sua marca no ambiente digital, é totalmente indispensável seguir algumas etapas e responder algumas perguntas que você deve se fazer na execução operacional dessas ações.

Algumas perguntas sobre Marketing Digital para a sua empresa

Qual é meu objetivo no ambiente digital?
Qual é a minha meta? (a curto e a longo prazo)
O que eu investir deve retornar? (claro!)
Minha equipe está preparada para atender a demanda?
Qual é meu target?
Quais canais online eu devo explorar?

É importante relembrar que as ações no ambiente digital devem atuar em total sinergia com suas estratégias off. Apesar de terem audiências diferentes, as ações ON e OFF devem ser executadas de forma convergente, onde os objetivos sejam os mesmos e no caminho em busca desses resultados, as estratégias conversem entre si, e atuem com o mesmo foco.

No ambiente digital as estratégias devem ser embasadas de doses exageradas de RELACIONAMENTO (leia de novo, por favor: RELACIONAMENTO) e dados.

A comunicação digital deve ser fragmentada de acordo com os interesses do seu target. Aquele post bonitinho do Facebook não irá ser útil para criar uma campanha de e-mail marketing, e vice-versa. A comunicação deve ser direcionada e adaptada de acordo com o canal utilizado e sua audiência.

Se sua empresa tem apenas um bom produto e um atendimento padronizado para oferecer para os clientes, passou da hora de se preocupar e correr atrás do tempo e das oportunidades perdidas.

E mais do que nada, é torcer para que os seus concorrentes estejam estagnados no tempo (também!). Pois, se eles já têm uma forte atuação no ambiente digital e proporcionam relacionamento e conteúdo relevante para o público, eles estão BEM à frente.

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Presença no ambiente digital

Você já parou pra pensar quantas vezes você acessa o Google por dia? Pois é! Eu consigo ouvir daqui sua indagação. Realmente é assustador! Quando você procura por um produto, quando você procura por um endereço, um número de telefone, uma referência, você corre para onde? Para o Google!

Confesso, eu também! Sabendo disso, agora pense que potenciais clientes estão buscando por produtos e empresas como a sua. E agora?

Marketing Digital traz vários benefícios para as marcas. Ou melhor, para as marcas que sabem executar com primor suas ações. Com seus esforços voltados para criar oportunidades de novos negócios, sua empresa irá receber uma grande demanda.

Sua equipe comercial está preparada para suprir e dar conta de todas as possíveis negociações? Cuidado! Já vi empresas pararem no meio do caminho, por não terem a “casa organizada” (leia-se empresa). Eu preciso estar no ambiente digital? VOCÊ JÁ ESTÁ!

Qual é o meu objetivo no ambiente digital?

Antes de começar qualquer ação/estratégia precisamos (obrigatoriamente) ter muito bem definido quais são os objetivos da minha empresa ao entrar no ambiente digital. Às vezes os objetivos são “vendidos” como se fossem “métricas de vaidade”, exemplo: likes em uma publicação, acessos ao site, aumento de likes na página, etc.

Os objetivos devem ser palpáveis e extremamente mensuráveis, número de contatos, vendas, pedidos de orçamentos, podem ser identificados como objetivos para suas estratégias.

Aumentar o tráfego do seu site vai ser consequência para atingir uma meta de faturamento de um e-commerce, por exemplo. Mas não deve ser levada como KPI primário, jamais!

Qual é a minha meta?

Geralmente costumo fazer uma analogia: “Um piloto não inicia voo sem saber onde irá pousar”, isso serve para as suas estratégias também, antes de iniciar qualquer ação, é necessário ter definido quais são as suas metas, como você vai alcançar esses resultados e o que isso irá refletir na sua operação.

Metas bem definidas, ajudam consideravelmente no desenvolvimento do seu negócio, já que elas servem para mostrar progressão, indicando o quanto o plano está evoluindo e quais atividades ainda faltam para se alcançar o objetivo final.

O que eu investir deve retornar? (claro!)

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O marketing digital para a sua empresa é fantástico e possibilita  uma série de oportunidades. No entanto, como em qualquer outro setor, é necessário colocar a teoria na prática da maneira mais correta possível para, posteriormente, colher os bons frutos.

Mas quanto tempo demora para que esses frutos comecem a aparecer? E como é possível calcular o retorno de cada ação?

Ao investir em marketing digital muitas empresas acreditam que os frutos chegarão de forma quase que instantânea. Mas é preciso entender que resultados objetivos e sólidos só começam a aparecer com clareza depois de certo tempo.

Retorno de cada ação

O desenvolvimento de um site por exemplo, desde que contenha todas as informações relevantes sobre a empresa, leva até  6 meses para começar a dar retorno.

Investindo em Links patrocinados, com o auxílio de um especialista, é possível obter retorno em até 12 meses. Logo nos primeiro meses de campanha já é possível notar alguns resultados, mas os que realmente importam só virão no médio prazo.

Já as estratégias e táticas de SEO, Marketing de Conteúdo e Mailing são consideradas de médio e longo prazo, com resultados estimados para aparecerem em um período de 12 a 24 meses.

ROI

E o retorno do investimento? Para saber se ele será lucrativo o suficiente para pagar o que foi gasto e ainda gerar ganhos líquidos é preciso se atentar ao ROI, uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

O cálculo do ROI considera a receita gerada pelo seu negócio, dividida pelo valor investido em marketing digital. Na prática, este cálculo mostra o quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu e é uma métrica para você administrar futuros investimentos.

Analisar essa métricas permite conduzir melhor as ações e otimizar os resultados. Ou seja, se uma estratégia não está gerando o efeito desejado, é admissível mudar alguns elementos para não comprometer o resultado final de uma campanha, por exemplo.

Minha equipe está preparada para atender a demanda?

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O Marketing digital tem o poder de oferecer um contato direto entre a empresa e o seu público-alvo. Mas, de nada adianta possuir um perfil em alguma rede social, por exemplo, sem cuidar e se atentar à sua manutenção de maneira eficaz.

Os consumidores inseridos no meio online buscam por respostas e interações rápidas, quase que imediatas. Por este motivo, para que a interação entre empresa e público-alvo seja efetiva, o planejamento estratégico deve harmonizar o Branding (gestão de posicionamento da marca) e o Atendimento.

Além disso, é preciso possuir uma equipe de profissionais qualificados, com processos bem definidos e tempo disponível para responder às solicitações, contar sempre com ferramentas e monitoramento e fazer uso constante de indicadores de performance e metas (KPI).

Qual é meu target?

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Antes de basear-se em algum questionário pronto para responder a essa pergunta, saiba que o que é relevante saber sobre o seu target dependerá, única e exclusivamente, da natureza do seu negócio.

Existem inúmeros fatores que definirão o modo de compra do seu público-alvo, por este motivo, convém perder um bom tempo para desenvolver uma persona detalhada, com uma interpretação sensível dos dados.

Como já explicamos neste post, personas são pessoas fictícias, o cliente médio da empresa, com os prováveis gostos e desgostos. Com o auxílio dessa persona, é possível investir em recursos de qualidade, focando todas as suas estratégias em pessoas que realmente podem e vão se tornar seus clientes, sem diluir investimentos em ações difusas e com poucos resultados.

Para definir o seu público, é aconselhável obter as seguintes informações:

– características sociais, demográficas;
– comportamento de consumo em geral;
– comportamento de consumo cultural;
– comportamento específico no que tange ao seu mercado;
– concepção do seu mercado;
– como se relaciona com as marcas;
– que papel possui no ciclo de compra na maioria das vezes.

Quais canais online eu devo explorar?

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Para iniciar qualquer estratégia, é preciso deixar bem claro qual é o objetivo da sua empresa. De nada adianta investir em estratégias incríveis, se elas em nada agregam ao seu crescimento ou se fogem dos objetivos principais do negócio.

Outros pontos que devem ser levantados antes de saber quais estratégias digitais devem ser usadas são o investimento que você está disposto a fazer, a área geográfica que deseja alcançar, além de determinar para quais públicos determinados produtos serão direcionados.

Tráfico orgânico

Um dos melhores e mais eficientes canais é o que gera tráfico orgânico, com uso de estratégias de SEO, Links patrocinados e Marketing de Conteúdo.
SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de aprimoramento de sites que o torna mais amigável junto aos buscadores. Selecionando as palavras-chave certas, aquelas que seus clientes utilizam para buscar seus produtos e serviços na internet, você mostra para os motores de busca, como o Google, que o conteúdo do seu site ou blog tem relevância.

Os links patrocinados são muito eficientes para complementar a busca orgânica, pois sua inserção é imediata. Já o Marketing de Conteúdo, que tem como principal objetivo educar seu público sobre seus produtos, serviços e mercado de atuação, além de atrair um público mais qualificado para a sua empresa.

E-mail marketing

O e-mail marketing é o canal com o melhor ROI, excelente para investir em diversas estratégias, como o envio de ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos e avisos úteis.

Redes sociais

Respeitando as peculiaridades do seu público, também é possível investir na gestão do perfil da empresa nas redes sociais. Com isso é possível ampliar a visibilidade da marca, estimular o compartilhamento de ideias e criar o ambiente ideal para a troca de informações direto com os leads e clientes.

Então, preparado para investir em marketing digital para a sua empresa? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira acrescentar alguma informação, não hesite em deixar o seu comentário.

Até breve!

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Mayara Bauermann

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