Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo
 Qual é a sua bagagem? Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo

Qual é a sua bagagem? Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo

Quando se fala em criação, a bagagem de cada um é uma ferramenta valiosa e indispensável. Tudo o que você assiste, escuta ou lê, faz parte do seu repertório cultural. E quanto mais você faz essas coisas, mais recursos terá na hora de criar.

Uma boa ideia pode vir de qualquer parte. Um trecho de música, a fala de um personagem favorito, a página de um livro, uma cena de filme e por aí vai. Por isso, é importante guardar essas coisas na memória. Aliás, é importante fazer essas coisas sempre que possível.

repertório-cultural-refresque-suas-ideias

Para aumentar a criatividade, é fundamental refrescar a cabeça e essas atividades são fundamentais para este propósito. Quem possui uma mentalidade sistemática e orientada para a execução das coisas, pode até ser produtivo, porém corre o risco de ter a percepção limitada, o que prejudica e muito na hora de criar.

Dentro do setor de criação é muito comum, por exemplo, trabalhar ouvindo música. Trata-se de uma maneira eficiente de aumentar a concentração através do isolamento proporcionado pelos fones de ouvido. Mas esta também é uma excelente maneira de determinar um tom criativo. Assim como as trilhas sonoras cinematográficas que conseguem capturar e determinar com precisão o feeling da cena de um filme.

Busque conhecimento

Fora do ambiente de trabalho, esta é a melhor sugestão que alguém poderia te dar: desconecte-se um pouco e vá assistir a uma série ou a um bom filme. Comece pelos clássicos. Escolha um bom livro, um autor de que goste e mergulhe de cabeça em uma nova história. Não tenha preconceitos, descubra novas músicas, gêneros ou ritmos.

aumente-seu-repertório-cultural

Um dos princípios da construção de um rico repertório cultural é que todo tipo de informação merece atenção. Ao adotar uma postura preconceituosa com relação a determinado produto, como um filme, novela, banda, seriado, seja ele de origem erudita ou popular, corre-se o risco de não absorver conteúdos interessantes, que poderiam servir para insights incríveis no futuro.

Você pode achar trilhas sonoras épicas para o seu dia a dia. Leia notícias e mantenha-se atualizado, é claro, mas não acredite em tudo o que lê. Aliás, questione sempre que possível, observando as coisas sempre por uma perspectiva diferente. Aumente seu repertório sempre que possível e conquiste a certeza de que você irá se surpreender com a sua capacidade de criar coisas fantásticas.

Mãos à obra, humanos.

Arthur escreveu isso ouvindo: Michael Jackson – The Way You Make Me Feel ♪♪

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Vaga para Analista de E-mail Marketing

Gosta de se comunicar por e-mails e odeia receber spam? Perfeito, pois estamos com uma vaga para Analista de E-mail Marketing 😁 ATIVIDADES: Planejamento e desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing; Construir e-mails marketing em html e responsivos; Gerenciamento de automação dos disparos, segmentação de público e identificação de novas oportunidades; Análise de resultados e comportamento […]

Guia prático do Google Search Console

Há diversas ferramentas que auxiliam na otimização de sites para mecanismos de pesquisa. Entre essas ferramentas há uma que se destaca e, definitivamente, não pode faltar em seu arsenal, o Google Search Console. O que é o Google Search Console e para que serve? Basicamente,  é o cockpit de SEO para o seu site e […]

5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads

Você já se perguntou por que suas campanhas não convertem? A resposta pode estar na segmentação dos seus anúncios. Por mais que seu produto seja bom, o desconto seja chamativo e o seu atendimento seja de qualidade, de nada adianta oferecê-lo para alguém que nem sabe do que você está falando ou que não está […]