Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo
 Qual é a sua bagagem? Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo

Qual é a sua bagagem? Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo

Quando se fala em criação, a bagagem de cada um é uma ferramenta valiosa e indispensável. Tudo o que você assiste, escuta ou lê, faz parte do seu repertório cultural. E quanto mais você faz essas coisas, mais recursos terá na hora de criar.

Uma boa ideia pode vir de qualquer parte. Um trecho de música, a fala de um personagem favorito, a página de um livro, uma cena de filme e por aí vai. Por isso, é importante guardar essas coisas na memória. Aliás, é importante fazer essas coisas sempre que possível.

repertório-cultural-refresque-suas-ideias

Para aumentar a criatividade, é fundamental refrescar a cabeça e essas atividades são fundamentais para este propósito. Quem possui uma mentalidade sistemática e orientada para a execução das coisas, pode até ser produtivo, porém corre o risco de ter a percepção limitada, o que prejudica e muito na hora de criar.

Dentro do setor de criação é muito comum, por exemplo, trabalhar ouvindo música. Trata-se de uma maneira eficiente de aumentar a concentração através do isolamento proporcionado pelos fones de ouvido. Mas esta também é uma excelente maneira de determinar um tom criativo. Assim como as trilhas sonoras cinematográficas que conseguem capturar e determinar com precisão o feeling da cena de um filme.

Busque conhecimento

Fora do ambiente de trabalho, esta é a melhor sugestão que alguém poderia te dar: desconecte-se um pouco e vá assistir a uma série ou a um bom filme. Comece pelos clássicos. Escolha um bom livro, um autor de que goste e mergulhe de cabeça em uma nova história. Não tenha preconceitos, descubra novas músicas, gêneros ou ritmos.

aumente-seu-repertório-cultural

Um dos princípios da construção de um rico repertório cultural é que todo tipo de informação merece atenção. Ao adotar uma postura preconceituosa com relação a determinado produto, como um filme, novela, banda, seriado, seja ele de origem erudita ou popular, corre-se o risco de não absorver conteúdos interessantes, que poderiam servir para insights incríveis no futuro.

Você pode achar trilhas sonoras épicas para o seu dia a dia. Leia notícias e mantenha-se atualizado, é claro, mas não acredite em tudo o que lê. Aliás, questione sempre que possível, observando as coisas sempre por uma perspectiva diferente. Aumente seu repertório sempre que possível e conquiste a certeza de que você irá se surpreender com a sua capacidade de criar coisas fantásticas.

Mãos à obra, humanos.

Arthur escreveu isso ouvindo: Michael Jackson – The Way You Make Me Feel ♪♪

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais […]

A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

É de senso comum que para ter sucesso em suas ações, uma companhia precisa estar sempre atenta aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital para a sua empresa tornou-se imprescindível para viabilizar essa aproximação. Partindo do […]

Google AdWords: Motivos para utilizar keywords amplas novamente

O Google AdWords é uma das ferramentas de marketing digital que mais possuem conteúdos de aprendizado e dicas para utilizá-lo da melhor maneira, devido a sua vasta biblioteca que se encontra disponível gratuitamente. Com isso, muitos usuários buscam esses conteúdos antes de iniciarem suas campanhas ou ao começarem a estudar sobre a ferramenta. Dessa forma, […]