Integração do Google AdWords com o Google Analytics - Blog Raffcom
 Integração do Google AdWords com o Google Analytics

Integração do Google AdWords com o Google Analytics

Você provavelmente já deve saber que existem inúmeras razões para utilizarmos estratégias de links patrocinados, principalmente no Google AdWords. Para otimizar ainda mais essas estratégias e melhorar o desempenho de cada uma das suas campanhas, o recomendado é que seja feita e integração do Google AdWords com o Google Analytics. Mas você sabe como vincular essas duas contas?

Antes de começar, é preciso certificar-se de que alguns pré-requisitos estejam sendo cumpridos:

– O Google Analytics deve estar instalado em seu site, com nível de permissão de “Editar” (Se você não souber como instalar, aqui tem um post que explica passo a passo como fazer a instalação do Analytics);
– E você deve ter acesso de nível “Administrador” na conta do Google AdWords;

Tudo pronto? Então vamos lá!

Integrando o Google AdWords com o Google Analytics

Primeiro, é preciso fazer o login na sua conta do Google AdWords. Depois, clique na engrenagem visível no canto superior direito da tela e selecione a opção “Contas Vinculadas”.

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Na próxima tela, dentro da opção “Google Analytics”, clique em “Visualizar detalhes”.

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Após isso, você verá as opções de propriedades do Google Analytics para vincular à sua conta. Selecione a que for de seu interesse e clique no botão “Configurar link”. Caso não apareça nenhuma opção, certifique-se de que você tem permissão para “Editar” nessa propriedade.

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Você será direcionado para uma tela com suas opções de vistas de propriedade que estão configuradas. Caso você não tenha vistas de propriedade configuradas, selecione a opção “Todos os dados do website” e ative a opção “Importar métricas do site”.

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Agora é só clicar no botão “Salvar”. Ao fazer isso, é provável que a sua tela fique parecida com essa:

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Depois disso, você terá 3 colunas ao lado do nome da propriedade vinculada. A coluna “Status do link” mostra o número de vistas de propriedades vinculadas com sucesso.  A coluna “Conversões” mostra o número de metas importadas do Google Analytics para seu painel de conversões da conta AdWords. Já a terceira coluna, “Remarketing”, refere-se ao número de listas de remarketing importadas.

Importando metas do Analytics para o Google AdWords

Uma das vantagens da integração do Google AdWords com o Google Analytics é a possibilidade de importação de metas para o seu painel de conversões. Assim fica muito mais fácil acompanhar o desempenho das suas campanhas no Google AdWords de acordo com a meta que você considera mais relevante para o seu negócio.

Para importar uma meta, abra o painel da sua conta do Google AdWords e, na aba “Ferramentas”, selecione a opção “Conversões”.

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Na próxima tela, selecione o menu “Google Analytics”.

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Aqui você poderá consultar as metas disponíveis para a importação. Selecione as metas* desejadas e clique em “Importar”.

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*A meta “Transações” estará disponível apenas para contas com a opção “Comércio Eletrônico” habilitada no Analytics.

Criando Públicos-Alvo de Remarketing

Com a integração do Google AdWords com o Google Analytics, você também consegue importar públicos-alvo de remarketing de forma muito prática. Para isso, abra sua conta do Google Analytics e selecione a aba “Administrador”.

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Na sua tela, irão aparecer 3 colunas. Na coluna “Propriedade”, vá até a opção “Definições de público” e clique em “Públicos-alvo”.

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Você verá agora sua lista de públicos-alvo de remarketing disponíveis para utilização nas suas campanhas.  Se quiser criar um público personalizado, é preciso clicar em “+ novo público-alvo” e configurar da forma que melhor se adapta ao seu objetivo.

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Após configurar e clicar em “Salvar”, este novo público ficará disponível na “Biblioteca compartilhada”, na opção “Públicos-alvo” da sua conta no Google AdWords.

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Depois da importação, já é possível utilizar o novo público-alvo em suas próximas campanhas.

Adicione dados do Analytics em seus relatórios de Google AdWords

Agora você também pode visualizar as métricas do Google Analytics em seus relatórios do Google AdWords. Em sua tela inicial, clique no botão “Colunas” e depois na opção “Modificar colunas”.

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Selecione a opção “Google Analytics” e comece a utilizar em seus relatórios todos os dados importados, como taxa de rejeição, porcentagem de novas sessões, entre outros.

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Monitore dados de suas campanhas do Google AdWords no Analytics

Agora também será possível visualizar diversas métricas importadas do AdWords em seus relatórios do Google Analytics.
Para acessá-las, abra sua conta do Google Analytics, vá até o menu “Aquisição” e selecione a opção “Google AdWords”.

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São diversas opções de visualização de dados existentes nesses relatórios. Todas muito úteis para a otimização de suas campanhas.

Ao fazer a integração do Google AdWords com o Google Analytics você ainda poderá obter, quase em tempo real, os termos digitados das campanhas no Google AdWords (no AdWords, esta informação pode demorar alguns dias para ser exibida).

Verá ainda como os usuários que digitaram certos termos no AdWords se comportaram no site até realizarem a conversão. E, por fim, poderá comparar cliques e visitas por campanha, identificando eventuais falhas nos anúncios ou no código do Google Analytics.

Preparado para ativar essa integração em sua conta e melhorar os resultados de suas campanhas?
Se ainda restarem dúvidas, mande para nós!

Até a próxima!

                     gustavo-bein

Gustavo Bein

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br


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