Integração entre Google AdWords e Search Console - Blog Raffcom
 Integração entre Google AdWords e Google Search Console

Integração entre Google AdWords e Google Search Console

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já deve saber a importância do Google AdWords e o impacto direto que ele pode causar nos resultados da sua empresa. Ao associar uma propriedade do Google AdWords a um site na sua conta do Search Console, é possível ver vários dados dessa importante ferramenta nos seus relatórios do AdWords. Prático, não é?

Antes de iniciar a integração entre as duas ferramentas, é preciso saber que o Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que fornece auxílio na detecção de erros em seu website e fornece insights e dados sobre seu tráfego de pesquisa.

No vídeo abaixo é possível saber um pouco mais sobre a ferramenta:

O que é necessário para vincular o Google AdWords ao Search Console?

Para vincular uma conta do Google AdWords com o Search Console, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

– Possuir uma conta no Google AdWords;
– Ter uma conta no Search Console vinculada ao seu website;
– Dispor de acesso administrativo em ambas as contas. Caso você não esteja listado como proprietário da conta do Search Console, o Google AdWords enviará um e-mail para o proprietário atual solicitando acesso durante o processo de integração.

Com isso em mãos, vamos para a próxima etapa: a integração.

Como realizar a integração entre Google AdWords e Search Console

Para começar, acesse seu painel do Google AdWords. Na engrenagem visível no canto superior direito da tela, selecione a opção “Contas vinculadas”:

2-contas-vinculadas

 A seguir, na opção “Search Console”, clique em “Visualizar detalhes”.
3-visualizar-detalhes

Agora, basta preencher o espaço com o endereço do seu website e clicar em “Continuar”.
4-continuar

Caso tudo tenha ocorrido de maneira correta, você receberá uma mensagem de “Parabéns”. Após isso, basta clicar em “Concluído”. Quando tentar acessar novamente essa tela, verá algo parecido com o painel abaixo:
5-concluido

Prontinho! Agora você possuirá acesso ao relatório de pesquisa paga e orgânica.

Vantagens de utilizar o Relatório de pesquisa paga e orgânica

O relatório de pesquisa paga e orgânica fornece uma visão holística da presença de sua marca nos resultados de pesquisa paga e orgânica. Ele permite a visualização dos termos que ativaram seus anúncios de texto na pesquisa paga, dos termos que geraram impressões ou cliques na pesquisa orgânica, ou então de pesquisas que geraram interação em ambos.

Identifique novas oportunidades e palavras a serem incluídas em suas campanhas

Para melhor compreender, tomemos como exemplo as duas situações descritas abaixo.

Exemplo 1

Matheus gerencia um e-commerce de joias. Ele anuncia produtos como anéis, colares e diversos outros tipos de joias. Acessando o relatório de pesquisa paga e orgânica, ele identificou que a palavra “brincos de ouro” apresentou uma alta taxa de cliques/impressões nos resultados orgânicos.

Matheus encara isso com um indicador de interesse nesse tipo de produto que ele já possui em sua gama. Por isso decide incluir “brincos de ouro” como palavra-chave em suas campanhas de texto.

Procure identificar quais consultas relevantes para sua empresa possuem baixo volume de tráfego orgânico e fortaleça-as incluindo essas palavras em suas campanhas.

Exemplo 2

Cátia atende as contas de uma loja de som automotivo. Esta loja começará a vender o serviço de instalação de som automotivo e não apenas o som em si. Porém nos resultados de pesquisa orgânica essa loja raramente aparece nos resultados relacionados ao termo “instalação de som automotivo”.

Identificando isso, Cátia sugere ao cliente destinar parte do orçamento para uma campanha de pesquisa visando aumentar a presença da marca nas consultas relacionadas a essas palavras.

Procure avaliar os resultados de suas alterações. Através da coluna de resultados orgânicos e pagos combinados, você pode verificar o resultado das alterações efetuadas. Também pode conferir se houve aumento de impressões/cliques e avaliar o impacto causado na presença de sua marca em resultados de pesquisa de uma forma abrangente.

Para resultados ainda melhores, utilize estrategicamente essas informações em conjunto com seu projeto de SEO.

Como acessar o Relatório de pesquisa paga e orgânica

Para acessar o relatório de pesquisa paga e orgânica, você precisa abrir seu painel do Google AdWords e clicar na aba “Dimensões”:
6-dimensoes

Agora, na coluna “Visualizar”, selecione a opção “Pago e Orgânico”.
7-pago-organico

Para personalizar o relatório com as informações mais relevantes para você, clique em “Colunas” e depois em “Modificar colunas”.
8-modificar-colunas

No menu abaixo, escolha as informações que devem aparecer:
9-estatisticas-organicas

Feito isso, as informações já serão exibidas na sua tela. Vale lembrar que os dados orgânicos começam a ser contabilizados somente a partir da data em que você fez a integração entre Google AdWords e Search Console. O histórico de dados anteriores a isso não é importado.

Espero que este artigo tenha sido útil para as otimizações em suas campanhas.
Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente!

Um abraço e até a próxima.

                     gustavo-bein

Gustavo Bein

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br


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