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 Invasão Mobile

Invasão Mobile

Não tem mais volta. A invasão mobile atingiu em cheio as mãos da maior parcela da população mundial. Os smartphones estão se tornando quase que uma extensão do corpo humano, sendo indispensáveis no dia a dia.

Os usuários não “desgrudam” dos seus aparelhos e esses se tornam cada vez mais multissensoriais para atender as necessidades dos usuários.

Para se ter uma ideia, a população mundial atualmente é de 7,5 bilhões de pessoas. Destas, 1,6 bilhão já estão conectadas através de dispositivos móveis, de acordo com um estudo feito pela ZDNet. Estima-se, ainda, que 350 milhões desses smartphones são para uso corporativo, ou seja, uma pessoa pode muito bem ter dois aparelhos, um pessoal e um para o trabalho.

Uma projeção feita pela empresa de tecnologia Cisco, prevê que em 2020 esse número chegará a 5,4 bilhões. Haverá mais pessoas no mundo com smartphones que com eletricidade (5,3 bilhões), água potável (3,5 bilhões) e outros bens de consumo, como automóveis (2,8 bilhões).

A invasão mobile no Brasil

No Brasil vemos o uso dos smartphones aumentar a cada ano. De acordo com dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso no ano de 2016.

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Além disso, o uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação, divulgado pelo IBGE. De acordo com o estudo, o celular é usado em 80,4% das casas para acessar a internet, já o computador para esse fim é usado em 76,6% desses domicílios.

Os aparelhos móveis também desempenham um papel central na vida das pessoas. Uma pesquisa global divulgada pela Symantec constatou que aproximadamente 73% dos brasileiros que possuem smartphone não saem de casa sem ele. Para os jovens, é o item mais importante, à frente dos documentos e de dinheiro.

A comunicação ainda é o principal motivo

Mesmo com tantos aplicativos disponíveis, as funcionalidades ligadas à comunicação no smartphone ainda são as mais importantes. Segundo analistas da consultoria eMarketer, a cada 10 brasileiros, 8 usam diariamente seu dispositivo móvel para enviar e-mails, fazer chamadas e enviar mensagens.

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Entre os vinte aplicativos mais usados pelos 72,4 milhões de brasileiros conectados por smartphones, seis são de redes sociais ou de troca de mensagens, quatro são de bancos, três são de e-mail e dois são de mapas e localização.

Ainda segundo o estudo, 92% das pessoas se conectam por meio de Wi-Fi, seja de casa, do trabalho ou da escola. Somente 60% usam planos de dados das operadoras e 53% utilizam pontos de Wi-Fi gratuitos em outros locais.

A pesquisa ainda aponta que os brasileiros estão hiper conectados e se mantêm on-line durante horas por dia usando seus smartphones e tablets. Em comparação com o ano de 2015, 87% dizem que estão realizando mais atividades nos seus smartphones e 80% acreditam que ainda utilizarão mais intensamente esses aparelhos em 2017.

Atualmente, os brasileiros passam em média 20,7 horas por semana conectados aos seus dispositivos móveis, enquanto que 38% passam mais de 30 horas. Na faixa entre 10 e 29 horas por semana, o índice também é de 38% e apenas 24% ficam menos de 10 horas.

O maior uso do smartphone acontece antes de dormir

Em quais horas os brasileiros costumam usar mais o smartphone? Segundo dados da Nielsen Ibope, 63% do público tende a usar mais o aparelho durante a noite, das 20h às 22h. O horário do almoço (53%), 12 às 14, e do pós-trabalho (55%), também são bem requisitados.

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A pesquisa Mobile Report também perguntou aos brasileiros quais as situações em que o smartphone é mais utilizado. Navegar na internet dentro do banheiro apareceu entre os momentos mais comuns. Um quinto dos usuários brasileiros de smartphones disse que faz isso.

Entre os principais hábitos, também estão aqueles que já acordam com o celular na mão, cerca de 24%, e os que o usam enquanto assistem TV, que somam 34%. Quase metade dos entrevistados, lança mão do aparelho para tornar qualquer espera menos dolorosa e, em vez de contar carneirinhos, 48% dão aquela conferida nas redes sociais antes de dormir.

Esse hábito é muito mais comum entre os adolescentes. Enquanto que, na média de todos os usuários de smartphones conectados, 48% olham o smartphone antes de deitar, entre os adolescentes esse hábito atinge 62%.

Compras e pagamentos

No entanto, as pessoas ainda não se renderam às operações mais significativas através do smartphone. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ericsson, 56% da população do Brasil ainda não utiliza seus dispositivos móveis para fazer compras. Além da insegurança, 37% dos entrevistados indicaram a inconveniência e 24% citaram a complicação como obstáculos consideráveis.

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Mesmo assim, o m-commerce (comércio eletrônico realizado a partir de um dispositivo móvel) deve movimentar cerca de R$ 27,4 bilhões em 2016, segundo uma pesquisa realizada pela Ipsos/PayPal no final de 2015. O m-commerce vem crescendo a 107% ao ano, ritmo três vezes mais acelerado do que o e-commerce tradicional. Alguns segmentos como a moda, por exemplo, já registram mais de 40% de suas vendas via mobile.

No Brasil, 34% dos participantes desse estudo disseram ter pagado por uma compra online com o celular ou tablet nos 12 meses anteriores. A média verificada em outros 22 países que fizeram parte da pesquisa ficou em 33%. Para eles, esta é uma forma mais conveniente (43%) e rápida (35%) de pagar por suas compras.

Além disso, em 2015, 41% dos internautas brasileiros realizaram pelo menos uma operação de compra de mercadorias físicas usando seu smartphone e 93% das pessoas usam o celular para pesquisar e concluir uma compra de um produto ou serviço.

Mobile First

Os smartphones também passaram a interferir na maneira como os sites são criados. Desde 2014, quando a quantidade de pessoas que acessa a web via smartphone superou a de acesso via desktop e notebook, uma nova perspectiva denominada Mobile First vem se consolidando.

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Este conceito denomina os sites que são planejados e desenvolvidos com a finalidade primeira de atender às demandas das tecnologias móveis (telas pequenas) ao invés das dos desktops (telas grandes).

Além disso, o design responsivo, onde o formato mobile é pensado primeiro, ganhou ainda mais importância, quando foi apontado como um ponto importante nos fatores de ranqueamento do Google. Isso porque uma das políticas da empresa é oferecer aos usuários uma excelente experiência online.

Para os desenvolvedores, o Mobile First também é interessante porque significa que um único site será construído, poupando o problema de lidar com diferentes versões do mesmo site na hora de fazer sua manutenção ou evolução. Com o design responsivo, os elementos e funcionalidades que aparecem na tela variam, o jeito de navegar varia e o tempo que você tem para ler textos varia.

 

Todos esses dados são argumentos bem relevantes para entender que a invasão mobile está mais presente no nosso dia-a-dia do que podemos imaginar, não é? É preciso se adequar às mudanças e com isso vem a pergunta: Você Já investe em mobile? Já estudou se isso é interessante para sua empresa?

Investigue seu público, encontre a melhor maneira de atingi-lo e mãos à obra. As oportunidades estão a sua espera!

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