Métricas nas redes sociais: o que são e por que são importantes - Raffcom - Agência Full Service
 Métricas nas redes sociais: o que são e por que são importantes

Métricas nas redes sociais: o que são e por que são importantes

Um dos pontos cruciais para que qualquer empresa consiga estabelecer uma estratégia de redes sociais eficiente, é saber como realizar uma boa análise de métricas. No entanto, muitos empresários ainda não sabem como colocar esse conceito em prática ou sequer conhecem a importância dessa tática para os seus negócios.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você fique por dentro do assunto e confira as principais ações que podem ajudar a garantir resultados cada vez melhores em seu planejamento de social media. Continue a leitura e saiba mais!

O que são as métricas nas redes sociais?

Na área de marketing digital, as métricas nada mais são do que os resultados obtidos por meio da mensuração de dados relativos à interações do público com as publicações da sua empresa em suas páginas nas diferentes redes sociais.

A partir dessas informações, é possível medir o comportamento dos usuários impactados e estabelecer uma análise estratégica das suas ações de social media, monitorando desde o impacto da mensagem à visibilidade dos posts

Para isso, é possível utilizar as ferramentas de análise das próprias plataformas, como o Facebook Insights, LinkedIn Analytics, e entre outros, para observar variáveis, como:

  • alcance: quantidade de usuários que são atingidos pelas suas publicações;
  • Reações: equivale ao número de usuários que interagiu com a publicação, deixando o seu “gostei/amei”, ou “triste, bravo”.
  • Comentários e compartilhamentos: como o próprio nome já indica, quando o usuário comenta em sua publicação, ou então compartilha a mesma. Este tipo de envolvimento traz um ótimo resultado para a página, já que, de acordo com os algoritmos de todas as mídias sociais, a partir do momento que o usuário compartilhar uma publicação é porque o mesmo vê ela como muito relevante, aumentando assim o alcance orgânico da página. Este alcance é equivalente ao número de usuários atingidos sem a necessidade de investimento. Quanto melhor o seu conteúdo, à mais pessoas ele será entregue.

Assim, é possível mensurar o resultado das suas ações online com maior precisão, possibilitando uma tomada de decisões mais objetiva com relação à eficácia das campanhas ou a necessidade de mudanças na estratégia.

Como alcançar bons resultados por meio da análise das métricas?

Tendo em mãos todas as informações que apresentamos acima, surge a próxima questão: como alcançar bons resultados a partir dos dados apresentados nas métricas? Para ajudá-lo a encontrar a resposta, vamos listar aqui 4 boas práticas para garantir retornos satisfatórios.

1. Entenda o seu público

Saber quem são os seus clientes potenciais e o que eles querem da sua marca é um ponto crucial para estabelecer uma estratégia de social media de sucesso. E um estudo detalhado das métricas permite que você avalie as reações do público às suas postagens e identifique os assuntos com os quais os usuários mais se identificam.

2. Analise as suas postagens

Também a partir do estudo das reações dos usuários, e da interação com a sua marca, é possível fazer uma avaliação do conteúdo publicado e compreender se a sua mensagem está sendo transmitida de forma eficaz.

Assim, é possível alinhar o perfil das suas redes com a demanda do público para estabelecer uma boa estratégia de conteúdo e também de relacionamento com o cliente.

3. Invista em planejamento

Um planejamento detalhado e bem estruturado é um dos grandes segredos por trás de qualquer campanha de sucesso.

Por meio dele, é possível realizar uma análise atualizada do mercado, das ações da concorrência e do perfil dos usuários para, assim, estabelecer uma estratégia de mídias sociais eficiente.

4. Acompanhe os resultados

Por fim, acompanhar os resultados da sua campanha de social media é o que vai possibilitar uma visão geral sobre o sucesso dos conteúdos abordados e sobre os tópicos que necessitam de alguma alteração.

Com essas práticas, é possível construir e fortalecer a sua marca nas redes sociais. E, se surgir alguma dúvida, pode contar com o suporte da Agência Raffcom para colocar o conceito em prática e garantir o sucesso da sua estratégia de marketing digital!

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