O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade
 O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade

O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade

Muitas pessoas têm a impressão de que o cotidiano dos profissionais de uma agência de publicidade, principalmente se tratando do departamento de criação, é recheado de brincadeiras, piadas, videogame e conversa fiada, com os pés pra cima da mesa e os braços cruzados por trás da cabeça, aguardando aquele insight, aquela sacada genial que resolverá todos os problemas em questão de minutos. A verdade, porém, não poderia estar mais longe deste cenário.

O dia-a-dia de uma agência é corrido. Para quem é da área, isso não é nenhuma novidade. Claro que existem as piadas, as risadas, o videogame (em horários extremamente restritos) e o sarro com os colegas, mas embora o cenário divertido que se mantém dentro da agência (sim, a gente se diverte trabalhando) possa até enganar quem está de fora, acredite, quando o “bicho pega”, e pega todo dia, ninguém fica de gracinha.

Não existe tempo à toa, o brainstorm não dura 3 horas e a pauta não vai esperar pela ideia perfeita. O que fazer então para resolver os problemas de nossos clientes? Assim como em qualquer outro emprego, quem trabalha com a criatividade também conta com técnicas e processos a serem seguidos para atingir os objetivos. Estes processos criativos são nossas ferramentas de trabalho e podem ser aplicados não somente na comunicação, mas também em qualquer outra área de nossas vidas que demandam da nossa criatividade para superar um obstáculo.

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Existe uma infinidade de literatura e técnicas diferentes sobre os processos criativos, porém, existem cinco etapas que você encontrará em quase todos eles: a Identificação, a Preparação, a Incubação, a Elaboração e a Verificação.

A primeira etapa é utilizada para identificar o problema, levantar o questionamento que deveremos responder ao final do processo, é fazer a pergunta certa. Em seguida, é necessário preparar-se para atingir o objetivo de responder tal pergunta, isto é, abastecer-se de informações, referências acerca do tema, do contexto e todas as outras circunstâncias que podem influenciar este processo. O período de Incubação, embora sugira “esquecer-se do problema”, não pode ser confundido com procrastinação. Esta é a etapa onde se deixa os pensamentos fluírem, onde se busca no repertório pessoal (livros, filmes, séries, ou qualquer outra atividade) qualquer coisa que possa auxiliar na solução do problema.

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A elaboração é isso aí mesmo. É partir para a ação, colocar no papel, testar, refazer, reescrever, apagar, tentar de novo até que se chegue a um resultado eficiente. Em seguida, a última, porém não menos importante (talvez até mesmo a mais importante das etapas), a etapa de Verificação, onde o resultado do processo é analisado e a sua eficácia é avaliada, seguido para as correções e alterações, quando necessárias (e sempre são). Estas duas etapas devem ser realizadas à exaustão, até que se tenha respondido a questão levantada inicialmente e todos os objetivos tenham sido atingidos.

É claro que, assim como dificilmente um raio atinge um mesmo lugar duas vezes, os processos criativos  de uma agência de publicidade dificilmente serão iguais. Algumas vezes é mais rápido, outras vezes mais demorado. Às vezes é acompanhado por sorrisos, em outras por lágrimas, mas uma coisa é certa: ao habituar-se ao processo, respeitando a importância, a necessidade e a particularidade de cada etapa, você irá acostumar-se também, a encontrar soluções cada vez mais criativas e eficientes para os seus projetos.

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Comemore os resultados, vibre com cada aprovação, pule e saia do chão… mas volte, pois amanhã tem mais pauta pra vencer.
Arthur escreveu isso ouvindo: Blues Saraceno – Dogs of War ouvindo

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Arthur Bastian Redator

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