O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade
 O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade

O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade

Muitas pessoas têm a impressão de que o cotidiano dos profissionais de uma agência de publicidade, principalmente se tratando do departamento de criação, é recheado de brincadeiras, piadas, videogame e conversa fiada, com os pés pra cima da mesa e os braços cruzados por trás da cabeça, aguardando aquele insight, aquela sacada genial que resolverá todos os problemas em questão de minutos. A verdade, porém, não poderia estar mais longe deste cenário.

O dia-a-dia de uma agência é corrido. Para quem é da área, isso não é nenhuma novidade. Claro que existem as piadas, as risadas, o videogame (em horários extremamente restritos) e o sarro com os colegas, mas embora o cenário divertido que se mantém dentro da agência (sim, a gente se diverte trabalhando) possa até enganar quem está de fora, acredite, quando o “bicho pega”, e pega todo dia, ninguém fica de gracinha.

Não existe tempo à toa, o brainstorm não dura 3 horas e a pauta não vai esperar pela ideia perfeita. O que fazer então para resolver os problemas de nossos clientes? Assim como em qualquer outro emprego, quem trabalha com a criatividade também conta com técnicas e processos a serem seguidos para atingir os objetivos. Estes processos criativos são nossas ferramentas de trabalho e podem ser aplicados não somente na comunicação, mas também em qualquer outra área de nossas vidas que demandam da nossa criatividade para superar um obstáculo.

ferramentas-para-criatividade

Existe uma infinidade de literatura e técnicas diferentes sobre os processos criativos, porém, existem cinco etapas que você encontrará em quase todos eles: a Identificação, a Preparação, a Incubação, a Elaboração e a Verificação.

A primeira etapa é utilizada para identificar o problema, levantar o questionamento que deveremos responder ao final do processo, é fazer a pergunta certa. Em seguida, é necessário preparar-se para atingir o objetivo de responder tal pergunta, isto é, abastecer-se de informações, referências acerca do tema, do contexto e todas as outras circunstâncias que podem influenciar este processo. O período de Incubação, embora sugira “esquecer-se do problema”, não pode ser confundido com procrastinação. Esta é a etapa onde se deixa os pensamentos fluírem, onde se busca no repertório pessoal (livros, filmes, séries, ou qualquer outra atividade) qualquer coisa que possa auxiliar na solução do problema.

processo-criativo

A elaboração é isso aí mesmo. É partir para a ação, colocar no papel, testar, refazer, reescrever, apagar, tentar de novo até que se chegue a um resultado eficiente. Em seguida, a última, porém não menos importante (talvez até mesmo a mais importante das etapas), a etapa de Verificação, onde o resultado do processo é analisado e a sua eficácia é avaliada, seguido para as correções e alterações, quando necessárias (e sempre são). Estas duas etapas devem ser realizadas à exaustão, até que se tenha respondido a questão levantada inicialmente e todos os objetivos tenham sido atingidos.

É claro que, assim como dificilmente um raio atinge um mesmo lugar duas vezes, os processos criativos  de uma agência de publicidade dificilmente serão iguais. Algumas vezes é mais rápido, outras vezes mais demorado. Às vezes é acompanhado por sorrisos, em outras por lágrimas, mas uma coisa é certa: ao habituar-se ao processo, respeitando a importância, a necessidade e a particularidade de cada etapa, você irá acostumar-se também, a encontrar soluções cada vez mais criativas e eficientes para os seus projetos.

comemorando-solucoes-criativias

Comemore os resultados, vibre com cada aprovação, pule e saia do chão… mas volte, pois amanhã tem mais pauta pra vencer.
Arthur escreveu isso ouvindo: Blues Saraceno – Dogs of War ouvindo

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

SEO Mobile

O SEO Mobile está aí para auxiliar profissionais do mercado digital, colocando-os no topo dos resultados de pesquisa mobile, sem perder a oportunidade de entregar conteúdo qualificado aos usuários destes dispositivos. Mas, por que é importante investir nesta estratégia? Segundo o Think With Google, em uma pesquisa realizada em junho deste ano, o hábito de […]

O que é Inteligência Competitiva?

Em 2018 o Business Intelligence (BI) continuará sendo um dos temas mais curiosos e discutidos em grandes mídias da comunicação. As empresas, independentemente do seu tamanho, lidam com um número incalculável de dados e informações produzidas diariamente. E o método eficaz para gerenciar essa demanda tem sido um dos principais pontos comentados por grandes especialistas. […]

Porque não usar somente imagem nas campanhas de E-mail Marketing?

Se você deu uma olhadinha nos nossos posts de e-mail marketing, é bem provável que também tenha visto um conteúdo com o seguinte título: Como criar excelentes templates de e-mail marketing. Neste post oferecemos dicas de como criar um template através do photoshop que, consequentemente, será composto somente por imagens. Não que seja errado criar […]