O que é Business Intelligence (BI)?
 O que é Business Intelligence (BI)?

O que é Business Intelligence (BI)?

Diante de um cenário em constante mudança, da imensidão de dados gerados e da cobrança por decisões mais produtivas, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, surge para auxiliar gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas.

Para compreender esta geração, que nasce conectada à internet e aos smartphones, o business intelligence reúne os dados da experiência dos usuários. O intuito é melhorar os fluxos operacionais de produtos e serviços por meio do processo de inteligência. Desta maneira, o trabalho de BI é coletar, organizar, analisar e posteriormente utilizar os dados extraídos de diversas ferramentas (Web Analytics, SemRush Search Console).

Após colher estas tendências, o próximo passo é determinar informações qualitativas para uma tomada de decisão que traga resultados positivos para as empresas.

Por que BI?

  • Aumentar a assertividade no planejamento operacional e estratégico;
  • Auxiliar o processo de tomada de decisão;
  • Diminuir o custo de atividades não rentáveis;
  • Aumentar a credibilidade das ações planejadas e a qualidade dos produtos;
  • Manter empresas competitivas diante da concorrência;
  • Visualizar novas oportunidades de negócios e ampliar a atuação no mercado;
  • Identificar tendências (micro e macro);
  • Antecipar riscos.

Para alcançar esses objetivos, deve-se fazer um levantamento de informações considerando os seguintes fatores: 

  • Cenário econômico atual;
  • Cotação do dólar;
  • Porcentagem de exportação e importação;
  • Estados ou regiões mais propensas a comprar;
  • Produtos ou serviços mais vendidos;
  • Perfil e comportamento do consumidor;
  • Datas festivas e períodos sazonais que possam impactar ações futuras.

Uma vez que todos esses pontos forem mapeados, fica mais fácil criar um plano de ação com estimativas de riscos e segmentações e, com isso, gerar informações de mercado coerentes.

Lembre-se: É imprescindível que todas as informações coletadas sejam documentadas e compartilhadas com todos da sua equipe.

Perfil do profissional de BI

perfil-do-profissional-de-bi

A área de Business Intelligence é apontada como uma das mais desafiadoras da tecnologia, exigindo do profissional experiência em Ciência da computação, conhecimento do negócio, perspicácia analítica, pensamento criativo e interação social.

Uma das habilidades mais importantes, destacada pelo Analista de BI do Gartner, Bill Hostmann, é entender quais são as decisões que os negócios precisam tomar.

Seguindo a premissa, também é importante que o analista se atente para as perguntas que terá que fazer e os tipos de dados que vão responder esses questionamentos. Não basta apenas ter conhecimento das ferramentas de BI, é preciso entender a necessidade de cada departamento para construir relatórios que apontem oportunidades de negócios.

Campos de atuação do profissional de BI

No Brasil, soluções de Business Intelligence estão em:

  • Agências de publicidade e de marketing digital;
  • Instituições financeiras;
  • Empresas de telecomunicações;
  • Seguradoras;
  • Companhias Aéreas;
  • Petroquímicas;
  • Sistemas Meteorológicos.

De fato, são múltiplas as possibilidades de atuação nesta área. A ação não está restrita à grandes empresas e indústrias, muito pelo contrário, o trabalho BI também vem sendo aplicado pelas pequenas e médias empresas como um meio de alavancar seu negócio.

O que pode auxiliar muito um profissional de BI?

O monitoramento diário, via Google News, é indispensável. Por meio deste canal, são divulgadas matérias do nicho de atuação, dados da economia e novas tecnologias. Nesta etapa da pesquisa, o profissional amplia seu campo de visão e começa a pensar “fora da caixa”.

É importante também não se restringir à sua área. A cadeia de valor em que seu negócio está inserido deve ser compreendida, para dados sejam identificados e adaptados ao core business* da empresa.

*Core business: é o centro de todo o trabalho realizado por uma empresa, o que ela produz ou presta.

Mercado de BI 2016

mercado-de-bi

O mercado mundial de Business Intelligence e Analytics crescerá, só neste ano, 5,2% em relação ao ano passado. Isso representa uma receita de US$ 16,9 bilhões, aponta relatório do Gartner.

A tendência é de que o crescimento aumente ainda mais, se levarmos em consideração que o mercado está passando por mudanças, principalmente, quando se trata das plataformas utilizadas.

Como a mudança nas plataformas impactarão o mercado de BI?

Os sistemas de BI estão passando por várias transformações para se adequarem ao mercado, por isso a exigência por plataformas independentes e de fácil uso aumenta a cada dia. As ferramentas Open Source* possibilitam que módulos sejam adaptados conforme necessidade do negócio, abrindo o espaço para novas soluções.

Essa mudança criará novas oportunidades para os fornecedores de plataformas de BI e aumentará a competitividade neste setor.

*Open Source: Sistemas com código-fonte aberto. Geralmente, estas ferramentas são de fácil utilização, totalmente personalizáveis e não necessitam de modelos pré-definidos.

6 regras básicas para implementar um sistema de BI

implementar-sistema-bi

No passado, gastava-se muito tempo e dinheiro para o desenvolvimento de um sistema de BI, mas nem sempre se alcançava os resultados esperados, tanto pela falta de qualidade dos dados coletados, como pela dificuldade de utilização do sistema.

Aqui, destacamos algumas regras básicas que a empresa de BI, Information Builders, definiu como essenciais para a implementação de um sistema:

Definir os requisitos funcionais

Inicie o processo determinando as informações que devem ser coletadas, seu formato e quando serão necessárias.

Definir quem utilizará

Existem três grupos responsáveis: os produtores e analistas que geram relatórios genéricos e avaliam os dados, e também os gestores, que consolidam os objetivos e dão corpo ao processo.

Envolver a equipe em uma fase inicial

Após a criação do protótipo do sistema pelo departamento de TI, é importante que os usuários façam um teste durante esse processo para sugerir melhorias.

Apoio da Gestão de Projetos

O monitoramento do projeto deve ocorrer para garantir que os objetivos estratégicos sejam incorporados em curto e médio prazo.

Garantir a integração e qualidade dos dados

Para que um projeto de BI tenha sucesso, a equipe deve identificar e listar bases de dados (dados socioeconômicos, demográficos, financeiros, educacionais, entre outros) disponíveis para acesso, avaliando periodicamente a viabilidade de utilizá-las.

Dica: Veja mais de 1.600 portais de bancos de dados abertos para acesso.

Um projeto de BI é um processo constante

As necessidades das empresas mudam com uma enorme rapidez. Por isso, as soluções de BI devem acompanhar essas mudanças para serem assertivas.

Na construção de um sistema de BI, módulos que possibilitam análises aprofundadas devem ser criados. Desta maneira, haverá embasamento e a tomada de decisão será realmente precisa. Por isso, é tão essencial que os profissionais tenham acesso à listas de bancos de dados, que podem fornecer uma base sólida para a estratégia.

Tem interesse na área de BI e precisa tirar mais dúvidas? Entre em contato conosco! De qualquer maneira, voltaremos a nos encontrar aqui em um futuro breve. Então, até lá!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Nova opção do Facebook Ads: “Multi-produto”

Essa semana teve um gostinho especial para os Analistas de Social Ads aqui da Raffcom, pois nos foi liberado pelo Facebook a opção Multi-produto! Já vimos muitos colegas de profissão elogiando e atingindo ótimos resultados através dele, o que só acentuou nossa ansiedade em explorá-lo. Para quem ainda está com alguma dúvida (E já tem […]

Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Depois de conhecer o perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC), foi possível perceber como o seu trabalho é multidisciplinar, atuando de maneira co-criativa entre vários setores do mercado. Uma das características principais é sua aptidão para identificar tendências e analisar a concorrência, extraindo o máximo possível de dados e informações para serem incorporados em […]

3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

Minha mãe, mais conhecida como Dona Sandra, sempre adorou frases de impacto. Minha vida foi preenchida por muitos ditados populares e bordões, e claro, uma carga gigante de ensinamentos que isso nos proporciona. Mas você me pergunta: “Bruna, o que isso tudo tem a ver com Marketing Digital?” Você já vai descobrir! Minha mãe é […]