CPC, CPV, CPA, CPM no Google AdWords, sabe diferenciar?
 CPC, CPV, CPA, CPM no Google AdWords, sabe diferenciar?

CPC, CPV, CPA, CPM no Google AdWords, sabe diferenciar?

CPC, o que é?

O CPC é o custo pago por clique, chamado também de PPC, nesta opção de lance você é cobrado cada vez que um usuário clicar em algum anúncio seu. É a forma mais utilizada por anunciantes. Ainda dentro desta categoria temos o CPC máximo, o CPC real e o CPC médio.

  • CPC máximo é o valor máximo que você está disposto a pagar por um clique;
  • CPC real é o valor exato que você pagou por um clique;
  • CPC médio é o valor médio pago no clique com base no histórico de cliques, está visível no nível da campanha, grupo de anúncios e anúncios.

Por exemplo:

Keyword I você pagou R$1,00 o clique, e a keywords II você pagou R$0,50 o clique, o seu CPC médio com base nessas informações será de R$0,75.

É o custo total de todos os cliques dividido pelo números de cliques recebidos.

CPV, o que é?

O CPV é um custo por visualização, neste lance definimos quanto estamos dispostos a pagar quando um usuário assistir nosso vídeo (principalmente youtube e/ou rede display).

CPA, o que é?

O CPA é conhecido como custo por ação ou custo por aquisição, neste método você paga apenas quando o usuário concretiza alguma ação ou uma compra em seu site.

A aquisição pode ser considerada uma compra, uma inscrição (lead), um dowload, etc.

CPM, o que é?

O CPM é custo que você paga a cada mil impressões, ou seja, você só paga quando seu anúncio atingiu as mil impressões. Nesse método de lance não importa se você teve 10 ou 1.000 cliques, você só irá ser cobrado quando seus criativos alcançarem a marca de mil impressões.

Geralmente, os grandes portais e outros sites  comercializam espaços comerciais para anunciantes cobrando desta forma (CPM).

E o qual é o melhor para o meu negócio?

Já sabemos quais são os métodos de lance no Google Adwords, agora é preciso saber qual é o mais indicado para o seu negócio.

Antes de iniciar a criação de uma campanha você tem que estar com seus objetivos bem definidos, geralmente isso irá definir qual será o método de lance a ser utilizado.

  • O CPC, você é cobrado quando houve o clique, ou seja, quando o usuário foi direcionado para o seu site.
  • O CPM é mais utilizado em campanhas que buscam um reforço institucional, posicionamento da marca ou branding. Mas tem que avaliar para qualquer campanha de branding se o CPM realmente é mais vantajoso do que o CPC (matemática pura).
  • O CPA é para campanhas que tem a tag de conversão inserida na página de conclusão do objetivo, mas no Google Adwords só irá funcionar se houver histórico de conversões (pelo menos 15) nos últimos 30 dias. Para usar esse método de lance coloque em mente quanto você está disposto a pagar por uma conclusão de objetivo.
  • O CPV é somente para campanhas de vídeos, é uma excelente opção já que você só paga quando um usuário visualiza mais do que determinado período do seu vídeo.
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Júnior Beltrão Diretor de Operações

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