O que é e-mail marketing e como utilizá-lo - Blog Raffom
 Saiba o que é e-mail Marketing e como utilizá-lo

Saiba o que é e-mail Marketing e como utilizá-lo

Ao contrário do que muitos pensam, a ascensão de outros canais no Marketing Digital não tira a importância da ferramenta de e-mail. O e-mail continua sendo um canal muito importante, principalmente para a comunicação no meio corporativo.

A utilização do E-mail Marketing pode tanto aprimorar o relacionamento com o cliente, como alavancar as conversões. É um canal onde a interação não se perde, ou seja, suas informações estarão sempre arquivadas se você não apagá-las. Isso não acontece automaticamente nas redes sociais, por exemplo, onde a dispersão é maior e não há registro prévio.

Mas, para que você entenda melhor, vamos definir nos próximos parágrafos o que é, quais são os benefícios, o porquê de usar e como gerenciar uma das ferramentas pioneiras do Marketing Digital.

Finalmente, o que é e-mail marketing?

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Nada mais é do que a utilização do e-mail como ferramenta incisiva de marketing, que impacta diretamente quem recebe a mensagem. Pode ser utilizado como meio informativo, isca, para engajar a audiência e, claro, para vender!

A combinação entre o respeito aos interesses do cliente, sua privacidade, grande alcance, baixo custo de implementação e retorno imediato de suas ações, são alguns dos pontos que fazem do e-mail marketing uma ferramenta essencial de marketing digital. Agora é a hora de desmembrar isso!

Por que apostar em E-mail Marketing?

Visibilidade

A mídia que serve de base para o acesso de todas as outras mídias é o e-mail. Ou seja, se uma pessoa se conecta à internet, pelo menos um dos processos que realizará passará pelo e-mail.

Como por exemplo: Cadastro em redes sociais, lojas virtuais, serviços de assinatura, etc.

Também é um canal indispensável para as empresas, que podem utilizar a mídia para divulgar a marca e os produtos, visto que a tendência é que o conteúdo não se perca e seja consumido em algum momento.

Segmentação

Quando uma pessoa se cadastra para receber o material da sua newsletter, é possível solicitar informações adicionais de cadastro, para posteriormente, disparar e-mails especificados por grupos de idade, localidade ou interesse.

Interatividade

Com apenas um clique no link de mensagem do e-mail, os usuários podem visitar seu site, responder seu e-mail ou solicitar a exclusão da lista. No E-mail Marketing, os caminhos são muito simplificados.

Os usuários também podem ser direcionados para outras mídias (Ex: vídeos, webinars, e-books e etc), assim como podem acessar páginas, categorias, produtos e serviços específicos de um site.

Agilidade

Hoje em dia, você pode enviar milhares de e-mails em segundos. Da mesma maneira, é muito fácil mensurar os resultados de sua campanha de E-mail Marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens , por exemplo.

Boa relação custo x benefício

O custo para enviar e-mails é baixo. Outro ponto é o retorno de uma campanha bem planejada, que pode ser muito grande, já que o e-mail é uma mídia base e tem um alto volume de acessos e engajamento.

Formatos de E-mail

E-mail promocional

É importante ter em mente que “promocional” não quer dizer apenas que o e-mail vai divulgar promoções e produtos. O significado de promocional, neste caso, é de “promover uma oferta”.  Esta oferta pode ser de um conteúdo gratuito ou de um produto de fato. Sua grande vantagem é o foco, já que há um objetivo bem definido.

Newsletter

A newsletter é um tipo de e-mail que atinge o usuário em todos os estágios do funil de vendas e em momentos diferentes do processo de compra, ou seja, pessoas interessadas em ler posts de blog e em ofertas mais avançadas no funil de vendas. É uma forma de nutrir a audiência e permitir que as pessoas interajam mais com sua empresa.

E-mail transacional

São bastante comuns em serviços, gerenciamento de informações cadastrais (troca de senha, confirmação de novo usuário) e em e-commerces (confirmação de compra, entrega e pagamento). No entanto, qualquer empresa que possui algum conteúdo para download pode aproveitar para enviar um e-mail de agradecimento, que também é considerado transacional.

Principais termos

Agora, vamos mostrar quais são os termos que você deve conhecer antes de começar a fazer E-mail Marketing.

Lista

São os contatos de e-mails que você coletou dos usuários. Estes contatos tem maior probabilidade de se relacionar com a marca, por cederem seus dados em um primeiro momento.

Autoresponder

É um sistema automático de envio de e-mails, no qual as empresas podem configurar estratégias de disparo de e-mail para diversos tipos de contato.  Algumas vezes, estas são mensagens que o sistema de e-mail detecta como invasivas ou impertinentes. Caso a mensagem seja considerada SPAM de fato, ela não irá para a caixa de entrada do usuário e, sim, para a lixeira.

Squeeze Page

Página onde existe um formulário de captura endereços. Na maioria dos casos, é a principal estratégia para abastecimento da lista.

Taxa de Abertura

É a porcentagem de e-mails enviados que foram realmente abertos.

Taxa de Cliques

É a porcentagem de cliques em links do e-mail.

Opt-in

Número de pessoas que pediram a inclusão na sua lista de envio.

Opt-out

Número de pessoas que pediram a exclusão sua lista de envio.

Como utilizar o e-mail Marketing com eficiência?

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Objetivo

A primeira etapa é definir o objetivo principal. Determine qual é a meta a ser alcançada e coloque-a em prática em todas as etapas do processo.

Segmente seu público

É de extrema importância a elaboração de uma campanha personalizada para seu público-alvo. Nesta etapa, você deve elaborar uma lista de contatos bem engajada, contendo a especificação por sexo, idade, localidade, etc.

Além disso, ao coletar o contato, você pode incluir o campo de solicitação do nome e, com isso, personalizar suas mensagens automatizadas, chamando a pessoa pelo nome e criando uma aproximação entre empresa e cliente/potencial cliente.

Uma lista bem estruturada pode ser um ótimo ativo para sua empresa. Contar com uma boa base, ajuda a espalhar novidades, valoriza o que sua empresa produz e responde às suas ofertas. Por isso, sua lista deve estar sempre em manutenção.

Quais são os impedimentos na estratégia?

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Para fazer com que sua estratégia seja efetiva, você deve identificar os problemas no processo e aprender a saná-los. Conheça os principais:

Hard bounces

São aqueles contatos de e-mail considerados inválidos de forma permanente. Isso inclui os que já deixaram de existir, os que foram indicados de maneira errada e também os que possuem erros de digitação.

Soft bounces

São contatos de e-mail válidos, que por algum motivo não puderam ser entregues. Pode ser por que, a caixa de entrada do usuário estava lotada ou o servidor esteve fora do ar no momento do envio.

Reclamações de SPAM

Em qualquer serviço de e-mail, é possível marcar a mensagem como SPAM. Isso indica que o usuário se incomodou e acredita que o conteúdo do e-mail não acrescentará em nada, ou que a interação não foi autorizada.

Pedidos de descadastramento (unsubscribe)

É uma obrigação de toda empresa oferecer nos e-mails enviados uma opção de descadastramento. Isso quer dizer que o usuário não quer mais receber essas mensagens.

Certifique-se que seu conteúdo é valioso para o seu público-alvo. Antes de produzir um E-mail Marketing, coloque-se na posição do público que vai receber e reflita sobre os benefícios que o seu produto/serviço tem. E, claro, como o seu conteúdo pode ajudar quem está lendo na hora de uma tomada de decisão.

Dica: Para evitar isso, tenha foco total no usuário!

O que fará com que as pessoas queiram receber o seu e-mail?

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Uma das razões pela qual as pessoas pedem o cancelamento da newsletter é o recebimento frequente de conteúdo sem valor real. Evite o contato com o cliente se não tiver um conteúdo do interesse dele. Envie e-mails que são realmente necessários, no momento certo e que sejam adequados ao perfil do usuário em questão. Para que as pessoas queiram receber seus e-mails, você deve:

Criar um assunto irresistível

Um bom conteúdo faz com que o leitor se sinta atraído e engaje com a sua empresa, portanto, não o menospreze nem por um segundo. Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 caracteres, tamanho ideal para gerar engajamento no canal.

Ser interessante

Qual problema sua oferta resolve? Deixe isso claro e pense no público que está recebendo.

Evitar ser muito genérico e vago no assunto

Seja direto e use palavras “acionáveis”, que instiguem o usuário e realizar uma ação.

Deixar claro quem você é

“Quem é você que está na minha caixa de e-mails?” Se eu não te conheço, dificilmente abrirei um e-mail seu.

Evitar “spammy words”

Evite saturar o e-mail com palavras que gerem SPAM. O ponto principal a se pensar é: dentre tantos e-mails recebidos em menos de 24 horas, o que faria um usuário gastar vinte segundos para abrir e ler seu e-mail?

Ex de Spammy Words:. Desconto, imperdível, promoção e etc.

Saber da importância do design para um bom e-mail

Uma harmonia de layout é fundamental para reter a atenção, gerar cliques e, consequentemente, vendas!

Destacar o seu call to action

O botão irá direcionar o leitor para as landing pages, por isso o call to action (chamada para ação) deve estar bem posicionado e visível.

  • Mantenha sua chamada na parte de cima do e-mail. (Faça com que o leitor não precise rolar muito o e-mail para encontrá-la).
  • Use cores e contrastes para chamar a atenção no botão da chamada.
  • Crie uma sensação de urgência – se a duração de uma oferta for limitada, isso encorajará a pessoa a agir rapidamente.
  • Deixe sua chamada em uma posição de destaque, isolando-a do resto dos elementos do e-mail.
  • Você deve compreender que uma campanha de E-mail Marketing não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois. Por isso, monitore seus resultados. Para mensurar as ações, você pode usar a ferramenta de web analytics, Google Analytics. Com ela, você monitora a taxa de abertura dos seus e-mails, a taxa de cliques, a taxa de conversão e identifica o comportamento de quem recebeu o e-mail e acessou o site.

Seguindo estes passos, você com certeza criará uma estratégia de E-mail Marketing efetiva e com ótimo ROI (Retorno Sobre Investimento).

Agora que você entendeu a importância do E-mail Marketing e como funcionam as etapas, já pode otimizar seus processos, ou até mesmo iniciá-los. Não deixe de enviar seu questionamento, caso tenha alguma dúvida.

Nos encontramos no próximo post, certo? Até lá!

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Gabriel Merhy

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br

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