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 O que é etnografia?

O que é etnografia?

Mais do que um estudo, a etnografia é o registro descritivo da cultura material de um determinado povo, com o intuito de descrever seus costumes e tradições. Mas, o que isso tem a ver com o BI?

Nos últimos posts referentes à área de Social Analytics, você aprendeu como iniciar o monitoramento de uma marca nas mídias sociais e também a separar os assuntos mais tendenciosos e polêmicos dos neutros. Certo?

Agora chegou a hora de você se aprofundar nos aspectos práticos e sociais relacionadas à internet. Ou seja, entender e desmistificar conceitos culturais específicos nascidos dos grupos de pessoas nas mídias sociais.

Não se preocupe, o assunto parece complexo, mas no decorrer do texto iremos apresentá-lo de maneira tranquila.

Dentro desse contexto, é importante observar as mudanças de comportamento de consumo de mídia no Brasil e mundo. Segundo Maria Helena Fernandes, Gerente de pesquisas do Google, a preferência pelas pessoas é por canais que oferecem curadoria de conteúdo, educação e que centralizam assuntos “pop”, “novo” e “cool”.

Com 42%, a mídia que mais atendeu a esse conceito foi o YouTube.

youtube o que e etnografia - O que é etnografia?

Fonte: E-commerce Brasil, 2017.

Assim, na medida em que a internet se tornou uma tecnologia de fácil acesso para quase toda a população, as pessoas tornaram-se capazes de influenciar umas às outras, de novas maneiras, formando grupos sociais com características peculiares que os diferem.

Veja os grupos em destaque:

Música
Gastronomia
Gaming
Moda e Beleza
Futebol

Fonte: YouTube Insights 2017.

Por isso, através da Etnografia é possível saber em detalhes que tipos de mudanças estão ocorrendo nas organizações, no engajamento das pessoas com a mídia social e também quais são os efeitos causados em nossa cultura.

Em suma, a Etnografia ajudará você a compreender o impacto das mídias sociais na vida das pessoas e também no surgimento de novos comportamentos.

3 estratégias etnográficas para você utilizar

Antes de falarmos sobre as estratégias de um Etnógrafo, é importante lembrar as transformações que a internet causou e continua causando na vida das pessoas.

Hoje, por exemplo, não falamos mais em “ficar on-line” como uma espécie de viagem para um lugar distante. Ao invés disso, usamos a internet o tempo inteiro para realizar nossas tarefas diárias, como comprar produtos, ler matérias em blogs e portais de notícias, encontrar amigos e desfrutar de entretenimento.

Portanto, a missão do Etnógrafo de mídias sociais é descobrir a influência que a internet e outros meios têm sobre o comportamento dos grupos específicos de pessoas inseridos nas mídias sociais. Por isso, é preciso entender como os dispositivos móveis potencializaram a comunicação entre as pessoas.

Separamos três estratégias que podem lhe ajudar no início dos estudos Etnográficos. Veja eles!

Estratégia 1: mobilidade conectiva

Além do estudo micro, que será feito nas mídias sociais, com subdivisões de grupos e definição de personas, é muito importante que você não se atenha apenas a esse espaço. Recomenda-se explorar novos canais e ir além, para complementar seu entendimento sobre determinado comportamento.

Exemplo:

Grupo

  • Mulheres, entre 25-34 anos, cidade de São Paulo, pico de engajamento às 20h30, Instagram mídia mais utilizada, trend/assunto do momento London Fashion Week, período estudado setembro de 2017.

Fonte: Informações retiradas através das ferramentas de Social Analytics.

Persona

  • Lilian, tem 30 anos, mora na cidade de São Paulo, é casada e tem um filho. É uma mulher empoderada, muito independente e gosta de se vestir bem. Ela acompanha os blogs e notícias sobre as semanas de moda, pois quer saber qual é a cor do momento, quais são os cortes e caimentos mais diferentes, os quais ela poderá incorporar ao seu guarda-roupa.

Fonte: Google Trends.

Enfim, você viu como é importante ir além do espaço estudado e buscar novas informações que agregam relevância no que tange o comportamento e perfil do grupo estudado.

Bom, esse é o primeiro passo a ser seguido para agregar mais informações ao grupo estudado.

Estratégia 2: mapeamento e visualização de dados

É preciso utilizar técnicas de Business Intelligence e Big Data para mapear as atividades on-line e, assim, realizar a “topografia de campo”. Este termo refere-se ao recorte mais aprofundado de um grupo de pessoas interconectadas e presentes no ambiente das mídias sociais.

Há ferramentas no mercado que vão te ajudar a visualizar o terreno de uma maneira mais ampla e rápida, ou seja, elas foram criadas para automatizar a operacionalização de captação e processamento de dados.

Confira a seguir uma ferramenta de mapeamento de perfil comportamental.

NodeXL

NodeXL Facebook Marc Smith - O que é etnografia?

O NodeXL é um criador de gráficos para Excel, que consegue visualizar os contatos da conta em redes sociais. Ou seja, ele te dá a chance de saber como surgiu a ligação entre pessoas e determinados assuntos, por exemplo.

Experimente e faça o download.

Estratégia 3: geração de insights

Esse é o momento em que o Etnógrafo deve fazer todas as possíveis conexões com o ambiente estudado, para que haja interpretação das informações e, por consequência, ocorra o surgimento dos insights.

Leve em consideração as diferentes experiências e estudos que podem surgir a partir da simples escolha de analisar o comportamento de um grupo que utiliza sistema operacional iOS ou Android, por exemplo.

Como dica, gosto sempre de dizer que devemos buscar aquilo que não sabemos. Ir a fundo nos pontos que nos incomodam ou que nos chamam atenção, aqueles que podem sair do comum. Busque conflitos e não padrões. Veja o potencial que há ao seu redor.

Agora que você já sabe o que é Etnografia, perceba que é possível explorar ainda mais o Monitoramento de Mídias Sociais (MMS) com ela. Para isso, analise a fundo o comportamento e experiências dos usuários em cada rede, dividindo-os por grupos de personas e atribuindo suas características.

Continue acompanhando as próximas postagens aqui no Blog da Raffcom e aprenda mais sobre o universo fascinante da análise comportamental dos usuários nas mídias sociais.

Até breve! :)

REFERÊNCIAS

Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos
Análise de emoções nas mídias sociais: a etnografia como método de pesquisa para este campo de estudo
Etnografia e análise de redes sociais: uma ótima combinação

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