O que é Inbound Marketing?
 O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que vem crescendo a cada ano. Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre ou pelo simples motivo dele ser muito recente: Surgiu apenas em 2006 nos Estados Unidos e chegou no Brasil por volta de 2010.

Se baseia na geração de conteúdo relevante, para atrair consumidores (leads) qualificados: usuários interessados que estejam mais propensos a adquirir o produto/serviço da empresa.

Clique e saiba mais sobre geração de conteúdo relevante.

Como fazer inbound marketing?

O inbound marketing é fundamentado em quatro etapas. Explicarei separadamente elas abaixo para você compreender melhor todo o processo.

Atração

A primeira etapa é atrair, onde o objetivo não é atrair o máximo de pessoas, mas sim apenas aquelas que possuem um perfil que condiz com sua empresa/marca. A atração de pessoas propensas a alcançar o seu objetivo ocorre através da disponibilização de conteúdo relevante.

Conversão

A segunda etapa é converter este tráfego em leads (possíveis clientes), para isso é necessário adquirir informações desse possível cliente, como: e-mail, idade, empresa e interesses que sejam relevantes para você futuramente. Em troca das informações que este lead irá deixar, é oferecido materiais de grande relevância para ele (e-book, artigo, webinar, infográfico, etc.), durante algumas semanas. Iniciando assim o processo de transformação de leads em consumidores.

Fechamento

O objetivo da terceira etapa é fechar, é a hora da transformação dos leads em consumidores, aquele momento em que o lead compra o seu produto ou serviço oferecido.

Encantamento

A última etapa é encantar, ou seja, não se esquecer do cliente que já converteu, pois ele é muito importante para novas compras e para conquista de novos clientes, através de indicações. Nesta etapa é fundamental a continuidade da geração e entrega de conteúdos relevantes, e ações para quem já é consumidor da empresa/serviço, ou seja, você precisa manter contato com esses clientes, enviando-o materiais de extrema relevância.

Captação dos leads

Com um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo visitando seu site, preenchendo formulários ou baixando e-books, você deve ter um formulário bem completo para obter o máximo de informações das pessoas e criar uma base de leads bem segmentada.

Como um exemplo de um bom formulário de captação de leads, observe a imagem abaixo:

inbound marketing base segmentada leads - O que é Inbound Marketing?

Fonte: Site Hubspot

Como podemos analisar, a base de leads 2 é muito mais segmentada permitindo que você seja mais certeiro e com certeza ter mais retorno nas vendas dos seusprodutos/serviços, ao contrário da base de leads 1.

Mas todo esse processo não acontece apenas com uma interação entre cliente e empresa, por isso vamos falar agora da nutrição de leads.

Nutrição de leads

Nutrição de leads trata-se do envio de conteúdo relevante para o lead, de forma controlada.

Quando o usuário vai até seu site em busca de conteúdo relevante e deixa suas informações, e-mail, nome, etc. É necessário continuar mandando mais conteúdos relevantes (daí a importância de uma boa segmentação de leads) durante certo período, para só depois mandar propostas de serviços ou produtos de sua empresa, já que esse usuário estará muito engajado com sua empresa, potencializando a probabilidade de ele converter.

Espero que essas dicas ajudem a sua empresa a atrair mais leads qualificados, até a próxima.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Jeferson Schaefer Analista de Links Patrocinados

Jeferson Schaefer

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Facebook Business Manager

Há cinco meses, quando as campanhas no Facebook foram migradas para o Business Manager, ficamos um tanto quanto receosos, na expectativa dos benefícios que prometiam vir. Foi exatamente o que aconteceu! Passado algum tempo ficamos todos claramente dependentes dele e felizes por isso. Os principais benefícios que vivemos no dia a dia com o Business […]

5 maiores erros de um Analista de Social Ads

Cuidado, amigo! Você pode estar errando feio e nem sabe. O mercado publicitário brasileiro está crescendo muito, principalmente quando falamos de ações no ambiente digital. Para muitos, tudo é novidade e até complicado de entender. Se você é novo no pedaço e não sabe se está no caminho certo, eu te apresento os cinco piores […]

Para que serve a MCC do Google AdWords?

Um grande desafio no gerenciamento simultâneo de várias contas e campanhas em links patrocinados é a otimização do seu tempo para conseguir destinar a atenção necessária a cada uma. Para facilitar a vida de agências e profissionais terceirizados, o Google AdWords nos dá a opção de utilização da MCC, ou Minha Central de Clientes (vídeo […]