O que é Inbound Marketing?
 O que é Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que vem crescendo a cada ano. Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre ou pelo simples motivo dele ser muito recente: Surgiu apenas em 2006 nos Estados Unidos e chegou no Brasil por volta de 2010.

Se baseia na geração de conteúdo relevante, para atrair consumidores (leads) qualificados: usuários interessados que estejam mais propensos a adquirir o produto/serviço da empresa.

Clique e saiba mais sobre geração de conteúdo relevante.

Como fazer inbound marketing?

O inbound marketing é fundamentado em quatro etapas. Explicarei separadamente elas abaixo para você compreender melhor todo o processo.

Atração

A primeira etapa é atrair, onde o objetivo não é atrair o máximo de pessoas, mas sim apenas aquelas que possuem um perfil que condiz com sua empresa/marca. A atração de pessoas propensas a alcançar o seu objetivo ocorre através da disponibilização de conteúdo relevante.

Conversão

A segunda etapa é converter este tráfego em leads (possíveis clientes), para isso é necessário adquirir informações desse possível cliente, como: e-mail, idade, empresa e interesses que sejam relevantes para você futuramente. Em troca das informações que este lead irá deixar, é oferecido materiais de grande relevância para ele (e-book, artigo, webinar, infográfico, etc.), durante algumas semanas. Iniciando assim o processo de transformação de leads em consumidores.

Fechamento

O objetivo da terceira etapa é fechar, é a hora da transformação dos leads em consumidores, aquele momento em que o lead compra o seu produto ou serviço oferecido.

Encantamento

A última etapa é encantar, ou seja, não se esquecer do cliente que já converteu, pois ele é muito importante para novas compras e para conquista de novos clientes, através de indicações. Nesta etapa é fundamental a continuidade da geração e entrega de conteúdos relevantes, e ações para quem já é consumidor da empresa/serviço, ou seja, você precisa manter contato com esses clientes, enviando-o materiais de extrema relevância.

Captação dos leads

Com um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo visitando seu site, preenchendo formulários ou baixando e-books, você deve ter um formulário bem completo para obter o máximo de informações das pessoas e criar uma base de leads bem segmentada.

Como um exemplo de um bom formulário de captação de leads, observe a imagem abaixo:

inbound marketing base segmentada leads - O que é Inbound Marketing

Fonte: Site Hubspot

Como podemos analisar, a base de leads 2 é muito mais segmentada permitindo que você seja mais certeiro e com certeza ter mais retorno nas vendas dos seusprodutos/serviços, ao contrário da base de leads 1.

Mas todo esse processo não acontece apenas com uma interação entre cliente e empresa, por isso vamos falar agora da nutrição de leads.

Nutrição de leads

Nutrição de leads trata-se do envio de conteúdo relevante para o lead, de forma controlada.

Quando o usuário vai até seu site em busca de conteúdo relevante e deixa suas informações, e-mail, nome, etc. É necessário continuar mandando mais conteúdos relevantes (daí a importância de uma boa segmentação de leads) durante certo período, para só depois mandar propostas de serviços ou produtos de sua empresa, já que esse usuário estará muito engajado com sua empresa, potencializando a probabilidade de ele converter.

Espero que essas dicas ajudem a sua empresa a atrair mais leads qualificados, até a próxima.

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