O que é Outbound Marketing? - Raffcom Agência Full Service
 O que é Outbound Marketing?

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.

outbound-marketing-captacao

Enquanto escrevia este texto, encontrei alguns sites chamando esta estratégia de Marketing de Interrupção, pois interrompe um usuário durante uma atividade para impactá-lo com um anúncio. Mas e se essa interrupção for relevante e trouxer algo de bom?

Marketing de Interrupção

Há algum tempo atrás, ao escolher um filme na Netflix, começou a passar um teaser da nova temporada de uma série, muito falada na mídia e nas conversas, mas que nunca me interessei: House of Cards. Me interessei e em seguida assisti o primeiro episódio. Desde então não parei mais. Obrigado Netflix! No meio a tanta especulação de anúncios dentro da ferramenta, me coloco no time que é a favor, já que a ferramenta permite anúncios bem direcionados que não prejudicam em nada a experiência do usuário.

outbound-marketing-house-of-cards

O exemplo acima também é válido para as outras estratégias. Toda tática de Outbound traz resultados quando é relevante e bem segmentada para atingir seu público-alvo. A maioria dos programas de TV possuem segmentos. Os canais no Youtube, sites, programas de rádio… até flyers você pode escolher onde, quando e para quem distribuir. Há anos atrás era comum ver marcas atirando para todos os lados, sem o mínimo de pesquisa e planejamento. A maioria dos anúncios que eram exibidos não possuía relevância e muitas vezes nem sequer se adequavam ao seu público, o que justificava essa fama de interromper. Isso já mudou (em sua grande parte), e hoje são feitos anúncios relevantes e que geram os resultados.

Assim, podemos parar de chamar o Outbound Marketing de Marketing de Interrupção, como se sempre fosse algo negativo e que atrapalha as experiências, porque quando é bem trabalhado, ele as complementa.

Quando usar Outbound Marketing?

Antes de qualquer coisa, é preciso muito planejamento, definição de público-alvo, pesquisa de mercado, análise da concorrência e captação de todos os dados necessários. Com tudo isso em mãos, campanhas de Outbound Marketing podem ser exploradas da melhor forma possível e gerar resultados. Isso não quer dizer que você não precisa explorar o Inbound Marketing, mas de acordo com as informações obtidas, é possível definir se será usado Inbound, Outbound ou até Allbound Marketing, para alcançar os resultados desejados. Por isso é ideal o acompanhamento de uma agência, definir as estratégias e otimizar as ações, e assim não ser só mais um marketing de interrupção.

o-que-e-outbound-marketing

Até a próxima!

Ewerton escreveu isso ouvindo Paul McCartney ‘Early Days’ouvindo

Fontes

Automação de Marketing – Inbound vs. Outbound? Não, faça Allbound!

NHO – Nível horizontal – Inbound ou Outbound? Qual a Melhor Estratégia de Marketing?

Mashable – Inbound Marketing vs. Outbound Marketing

Midiatismo – Inbound e Outbound Marketing

Proxxima – Inbound ou Outbound Marketing? Na dúvida, faça os dois

Outbound Marketing – O que é Outbound Marketing?

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Ewerton Silva Gerente de Projetos

Ewerton Silva

Gerente de Projetos

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

O que é Social Analytics?

Se você chegou até aqui, provavelmente não tem uma resposta bem elaborada para a pergunta do título e segue sem saber o que é Social Analytics, não é mesmo? Mas antes de explicar esse conceito, precisamos compreender o cenário no qual ele está inserido. Você sabia que o Brasil é o país com o maior […]

O que é Google Analytics?

Se você ainda não sabe o que é Google Analytics, pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios. Pois, para o marketing digital, a ferramenta Google Analytics é considerada uma das mais importantes para a mensuração de resultados web analytics. Com ela é possível acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar […]

Vaga para Analista de Links Patrocinados

Estamos com vagas para Analista de Links Patrocinados (PPC). ATENÇÃO PARA A DESCRIÇÃO DA VAGA REQUISITOS: – Conhecimento avançado em Google AdWords, Bing Ads, comparadores de preço e marketplace; – Conhecimento avançado em Google Analytics; – Conhecimento avançado em GTM; – Indispensável já ter realizado campanhas de search, display, retargeting, youtube, gmail e shopping; – […]