O que é Outbound Marketing? - Raffcom Agência Full Service
 O que é Outbound Marketing?

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.

outbound-marketing-captacao

Enquanto escrevia este texto, encontrei alguns sites chamando esta estratégia de Marketing de Interrupção, pois interrompe um usuário durante uma atividade para impactá-lo com um anúncio. Mas e se essa interrupção for relevante e trouxer algo de bom?

Marketing de Interrupção

Há algum tempo atrás, ao escolher um filme na Netflix, começou a passar um teaser da nova temporada de uma série, muito falada na mídia e nas conversas, mas que nunca me interessei: House of Cards. Me interessei e em seguida assisti o primeiro episódio. Desde então não parei mais. Obrigado Netflix! No meio a tanta especulação de anúncios dentro da ferramenta, me coloco no time que é a favor, já que a ferramenta permite anúncios bem direcionados que não prejudicam em nada a experiência do usuário.

outbound-marketing-house-of-cards

O exemplo acima também é válido para as outras estratégias. Toda tática de Outbound traz resultados quando é relevante e bem segmentada para atingir seu público-alvo. A maioria dos programas de TV possuem segmentos. Os canais no Youtube, sites, programas de rádio… até flyers você pode escolher onde, quando e para quem distribuir. Há anos atrás era comum ver marcas atirando para todos os lados, sem o mínimo de pesquisa e planejamento. A maioria dos anúncios que eram exibidos não possuía relevância e muitas vezes nem sequer se adequavam ao seu público, o que justificava essa fama de interromper. Isso já mudou (em sua grande parte), e hoje são feitos anúncios relevantes e que geram os resultados.

Assim, podemos parar de chamar o Outbound Marketing de Marketing de Interrupção, como se sempre fosse algo negativo e que atrapalha as experiências, porque quando é bem trabalhado, ele as complementa.

Quando usar Outbound Marketing?

Antes de qualquer coisa, é preciso muito planejamento, definição de público-alvo, pesquisa de mercado, análise da concorrência e captação de todos os dados necessários. Com tudo isso em mãos, campanhas podem ser exploradas da melhor forma possível e gerar resultados. Isso não quer dizer que você não precisa explorar o Inbound Marketing, mas de acordo com as informações obtidas, é possível definir se será usado Inbound, Outbound ou até Allbound Marketing, para alcançar os resultados desejados. Por isso é ideal o acompanhamento de uma agência, definir as estratégias e otimizar as ações, e assim não ser só mais um marketing de interrupção.

o-que-e-outbound-marketing

Até a próxima!

Continue lendo

O passo a passo para extensões de anúncios no Google AdWords

Neste artigo iremos falar sobre extensões de anúncios no Google AdWords e ao final da leitura (de aproximadamente 10 minutos) você saberá exatamente para que servem, como devem ser usadas, como devem ser aplicadas e os benefícios das extensões de anúncios. Como já sabemos, as campanhas de Links Patrocinados exigem muita atenção e, para aparecer nas […]

O que o mercado espera de um profissional de BI

Mesmo depois de conhecer as 5 ferramentas de Business Intelligence (BI), as pessoas ainda tem dúvidas do que fazer com tantos dados e informações reunidos em um só lugar. Paralelo a isto, surgem muitos questionamentos como “Por onde devo começar?”, “Qual informação é importante?”, “O que não devo considerar?” e “O que o mercado espera […]

Pinterest – Dê um pin na sua empresa!

Em 2012 uma nova rede social começava a se popularizar em terras tupiniquins, o Pinterest. Baseada nos antigos murais, onde as pessoas colavam imagens para se inspirar, a plataforma surgiu como uma rede social de imagens, ideal para buscar inspiração e reunir referências para as mais diversas áreas. Com mais de 175 milhões de usuários […]