O que é Outbound Marketing? - Raffcom Agência Full Service
 O que é Outbound Marketing?

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.

outbound-marketing-captacao

Enquanto escrevia este texto, encontrei alguns sites chamando esta estratégia de Marketing de Interrupção, pois interrompe um usuário durante uma atividade para impactá-lo com um anúncio. Mas e se essa interrupção for relevante e trouxer algo de bom?

Marketing de Interrupção

Há algum tempo atrás, ao escolher um filme na Netflix, começou a passar um teaser da nova temporada de uma série, muito falada na mídia e nas conversas, mas que nunca me interessei: House of Cards. Me interessei e em seguida assisti o primeiro episódio. Desde então não parei mais. Obrigado Netflix! No meio a tanta especulação de anúncios dentro da ferramenta, me coloco no time que é a favor, já que a ferramenta permite anúncios bem direcionados que não prejudicam em nada a experiência do usuário.

outbound-marketing-house-of-cards

O exemplo acima também é válido para as outras estratégias. Toda tática de Outbound traz resultados quando é relevante e bem segmentada para atingir seu público-alvo. A maioria dos programas de TV possuem segmentos. Os canais no Youtube, sites, programas de rádio… até flyers você pode escolher onde, quando e para quem distribuir. Há anos atrás era comum ver marcas atirando para todos os lados, sem o mínimo de pesquisa e planejamento. A maioria dos anúncios que eram exibidos não possuía relevância e muitas vezes nem sequer se adequavam ao seu público, o que justificava essa fama de interromper. Isso já mudou (em sua grande parte), e hoje são feitos anúncios relevantes e que geram os resultados.

Assim, podemos parar de chamar o Outbound Marketing de Marketing de Interrupção, como se sempre fosse algo negativo e que atrapalha as experiências, porque quando é bem trabalhado, ele as complementa.

Quando usar Outbound Marketing?

Antes de qualquer coisa, é preciso muito planejamento, definição de público-alvo, pesquisa de mercado, análise da concorrência e captação de todos os dados necessários. Com tudo isso em mãos, campanhas podem ser exploradas da melhor forma possível e gerar resultados. Isso não quer dizer que você não precisa explorar o Inbound Marketing, mas de acordo com as informações obtidas, é possível definir se será usado Inbound, Outbound ou até Allbound Marketing, para alcançar os resultados desejados. Por isso é ideal o acompanhamento de uma agência, definir as estratégias e otimizar as ações, e assim não ser só mais um marketing de interrupção.

o-que-e-outbound-marketing

Até a próxima!

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

LinkedIn para empresas: Aprenda a utilizar

O Marketing Digital está cada vez mais atrelado ao sucesso de um negócio, já vivemos esta realidade: as múltiplas redes sociais fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas. Acompanhando este fato, com certeza você já ouviu falar, ainda que superficialmente, do LinkedIn, a maior rede de relacionamento profissional do mundo. Muitos empresários sabem dos […]

11 anúncios do Facebook seus objetivos

Por ser a maior rede social do mundo, saber a forma correta de utilizar os anúncios do Facebook é de suma importância no marketing digital, para que você possa alavancar os resultados da sua empresa de maneira eficaz. Neste post sobre as ferramentas de Social Ads que fazem toda a diferença nas campanhas, você pôde […]

Do Início ao Fim, do Fim ao Começo

O universo em seu início com uma entonação exuberante, colocado por muitos como um silêncio único. Assim se inicia uma orquestra em sua primeira apresentação, se tornando imponente e misteriosa com poder de surpreender e se superar ao longo dos tempos. Tempos estes, servem como passagem ao seu ritmo. Por vez se acrescenta nessa conjuntura, […]