O que é preciso para Escrever Bem?
 O que é preciso para Escrever Bem?

O que é preciso para Escrever Bem?

Muitas pessoas têm dificuldades para expor suas ideias por escrito, seja na composição do texto, ou na parte gramatical. Mas é possível sim escrever cada vez melhor e transmitir suas ideias com cada vez mais facilidade, em parte devido a técnicas e, principalmente, através de prática. Para as técnicas, existe uma infinidade de livros sobre redação que podem te ajudar, já sobre a prática, aqui vão algumas dicas de alguém que, literalmente, escreve para viver.

A primeira dica para começar a escrever bem é lembrar-se de dois princípios básicos da comunicação: o que se deseja comunicar e a quem se deseja comunicar. É preciso focar e se ater ao propósito do texto e para isso você pode começar com duas questões: “Qual é a mensagem que quero passar?” – e, não menos importante: “Qual é a reação que desejo?”

Tendo respondido essas duas questões, passa-se então para a escolha da linguagem e é aí que o perfil do público faz a diferença. É possível transmitir uma mesma mensagem de diversas formas diferentes, portanto cada detalhe conta. Comece pelos filtros mais básicos, como sexo, idade, grau de escolaridade, estado civil e vá afunilando conforme seja possível.

como-escrever-bem

Ao começar a escrever, atenha-se ao principal. Lembre-se o que você deseja comunicar e a quem. As pessoas não têm paciência para textos longos que dão inúmeras voltas desnecessárias até chegar ao que realmente importa. Um exercício prático que vai ajudar nesta etapa é encontrar as palavras-chave e estabelecer uma espécie de linha do tempo, encaixando todos os detalhes em seus respectivos lugares para a composição da mensagem.

Uma boa ortografia é fundamental. Mas não entre em pânico, ninguém precisa engolir uma gramática com “trocentas” páginas nem decorar um turbilhão de regrinhas. É claro que, no dia a dia escrevendo, você acaba pegando o jeito, memorizando e diferenciando o que está certo do que está errado, mas devo admitir que de vez em quando, quando os colegas da agência me perguntam se aqui vai hífen, ou ali vai crase, a resposta mais adequada é uma só “Cara, deixa eu colocar isso no Google pra você.” Ninguém é uma máquina para memorizar todas as regras do português, mas lembre-se que há uma infinidade de recursos que podem te ajudar com isso e jamais, sob hipótese alguma, mas nunca mesmo, confie nos autocorretores.

corretor-texto-google

Aplicando essas dicas à prática diária, você passará a ter mais aptidão e clareza para compor suas ideias por escrito. Comece desconstruindo os textos que ler a partir de agora, destacando seus objetivos e analisando sua eficiência em transmitir a mensagem principal. Dessa forma, você encontrará cada vez mais facilidade não apenas para escrever, mas principalmente, para se comunicar.

Arthur escreveu isso ouvindo: Elvis Presley – Find Out What’s Happening ouvindo

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

6 ferramentas de Social Ads que fazem toda diferença nas campanhas

Agora que você é quase um mestre Jedi no assunto Social Ads, já deve ter percebido que as plataformas de mídias sociais são um meio incrível de as empresas se conectarem com seu público-alvo. O problema é que, no dia a dia atarefado de uma empresa, não sobra tempo para que o essas redes sejam […]

Projeto de Imersão Digital

Nosso programa de imersão digital tem como foco fomentar o mercado de Marketing Digital como um todo e captar novos talentos para integrar os nossos times. Esta edição tem como objetivo preparar novos profissionais para o mercado de mídia online, mais especificadamente Links Patrocinados. Quem pode participar? Estudantes a partir de 18 anos; Estudantes de graduações em áreas relacionadas. […]

Vaga para Mídia

Estamos procurando um profissional organizado, responsável e com visão estratégica para compor o nosso departamento de mídia e planejamento. Confira as informações: ATIVIDADES: Atuar como Mídia e Planejamento; Relacionamento com fornecedores e clientes; Elaborar orçamentos junto aos veículos de comunicação; Elaborar Planejamento Estratégico e execuções de ações de marketing; Fazer operações de Mídia como criação […]