O que é preciso para Escrever Bem? - Blog Raffcom
 O que é preciso para Escrever Bem

O que é preciso para Escrever Bem

Muitas pessoas têm dificuldades para expor suas ideias por escrito, seja na composição do texto, ou na parte gramatical. Mas é possível sim escrever cada vez melhor e transmitir suas ideias com cada vez mais facilidade, em parte devido a técnicas e, principalmente, através de prática. Para as técnicas, existe uma infinidade de livros sobre redação que podem te ajudar, já sobre a prática, aqui vão algumas dicas de alguém que, literalmente, escreve para viver.

A primeira dica para começar a escrever bem é lembrar-se de dois princípios básicos da comunicação: o que se deseja comunicar e a quem se deseja comunicar. É preciso focar e se ater ao propósito do texto e para isso você pode começar com duas questões: “Qual é a mensagem que quero passar?” – e, não menos importante: “Qual é a reação que desejo?”

Tendo respondido essas duas questões, passa-se então para a escolha da linguagem e é aí que o perfil do público faz a diferença. É possível transmitir uma mesma mensagem de diversas formas diferentes, portanto cada detalhe conta. Comece pelos filtros mais básicos, como sexo, idade, grau de escolaridade, estado civil e vá afunilando conforme seja possível.

como-escrever-bem

Ao começar a escrever, atenha-se ao principal. Lembre-se o que você deseja comunicar e a quem. As pessoas não têm paciência para textos longos que dão inúmeras voltas desnecessárias até chegar ao que realmente importa. Um exercício prático que vai ajudar nesta etapa é encontrar as palavras-chave e estabelecer uma espécie de linha do tempo, encaixando todos os detalhes em seus respectivos lugares para a composição da mensagem.

Uma boa ortografia é fundamental. Mas não entre em pânico, ninguém precisa engolir uma gramática com “trocentas” páginas nem decorar um turbilhão de regrinhas. É claro que, no dia a dia escrevendo, você acaba pegando o jeito, memorizando e diferenciando o que está certo do que está errado, mas devo admitir que de vez em quando, quando os colegas da agência me perguntam se aqui vai hífen, ou ali vai crase, a resposta mais adequada é uma só “Cara, deixa eu colocar isso no Google pra você.” Ninguém é uma máquina para memorizar todas as regras do português, mas lembre-se que há uma infinidade de recursos que podem te ajudar com isso e jamais, sob hipótese alguma, mas nunca mesmo, confie nos autocorretores.

corretor-texto-google

Aplicando essas dicas à prática diária, você passará a ter mais aptidão e clareza para compor suas ideias por escrito. Comece desconstruindo os textos que ler a partir de agora, destacando seus objetivos e analisando sua eficiência em transmitir a mensagem principal. Dessa forma, você encontrará cada vez mais facilidade não apenas para escrever, mas principalmente, para se comunicar.

Arthur escreveu isso ouvindo: Elvis Presley – Find Out What’s Happening ouvindo

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Instalar o Google Analytics com o Google Tag Manager

Que o Google Analytics é uma ferramenta importante  no processo de metrificação das estratégias online é indiscutível, mas às vezes os profissionais podem encontrar dificuldades na hora da instalação. E por isso, hoje iremos detalhar como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager, para agilizar o processo de implementação do código sem ter que […]

Conheça os principais Formatos de Anúncios TrueView no YouTube

Hoje irei escrever sobre anúncios do formato TrueView. Estes anúncios aparecem antes dos vídeos que você assiste no YouTube ou nas outras sugestões. Existem alguns formatos para anunciar, confira dois vídeos explicativos aqui. Estes são os formatos dos anúncios: Por que é importante anunciar no YouTube? Essa estratégia é muito relevante, pois além de permitir uma […]

Google AdWords apresenta Novo Visual na Sua Interface

A atualização tem como foco principal agilizar a gestão de links patrocinados, já que a cada atualização fica mais agradável administrar campanhas na plataforma. Nosso departamento de Marketing Digital aprovou as mudanças e afirma que a cada alteração no dashboard, o Google Adwords consegue efetuar alterações que melhoram significativamente a execução no desenvolvimento das campanhas […]