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 O que é Social Analytics

O que é Social Analytics

Se você chegou até aqui, provavelmente não tem uma resposta bem elaborada para a pergunta do título e segue sem saber o que é Social Analytics, não é mesmo? Mas antes de explicar esse conceito, precisamos compreender o cenário no qual ele está inserido.

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de usuários em redes sociais da América Latina? São mais de 93 milhões de brasileiros conectados, segundo pesquisa da agência eMarketer. No México, são 56 milhões, seguido da nossa vizinha, Argentina, com 21 milhões.

Projeta-se que até 2020, metade da população latino-americana fará uso das redes sociais. 74% dos brasileiros que usam a internet no país terão conta no Facebook, serão mais de 105,2 milhões de pessoas conectadas, um crescimento de 35% em relação a 2014.

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Fonte: Forbes Brasil, 2016.

Em três de maio, Mark Zuckerberg divulgou o resultado trimestral do número de pessoas conectadas às suas redes sociais. Já são mais de 1,9 bilhões de pessoas no Facebook e 700 milhões no Instagram. Esses números impressionam, né?

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Imagine agora, o número de reações, amei, directs, comentários e stories gerados a cada segundo. Essa quantidade de dados é praticamente incontável quando a imaginamos sem o apoio de uma tecnologia que automatize esse acompanhamento.

E é neste momento que entenderemos o conceito do Social Analytics, área que se responsabiliza pelo monitoramento, análise, medição e interpretação das interações realizadas pelas pessoas dentro das redes sociais.

SOCIAL ANALYTICS

Segundo Simply Measured,  “É a capacidade de descobrir e comunicar padrões a partir de dados sociais”. Ou seja, as análises sociais incluem a interpretação de sentimentos, processamento de linguagem natural e estudo de redes sociais (identificação de influenciadores, perfis e pontuação), além da compreensão do texto, modelagem preditiva, recomendação e identificação e classificação de assunto, tópico, pessoas ou conteúdo.

Em resumo, o Analytics refere-se à coleta de dados estatísticos e digitais acerca das interações realizadas pelos usuários com relação a uma marca nas mídias sociais.

O estudo de mídia social auxilia as empresas a:

Identificarem quais ferramentas e estratégias estão de fato influenciando diretamente os objetivos do projeto;
Medirem o retorno sobre investimento (ROI) das estratégias e;
Planejarem continuamente como usar as mídias sociais para uma vantagem competitiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO SOCIAL ANALYTICS

– Fornecer acesso a dados e informações, análises e insights necessários para planejar uma estratégia, medir sua performance, otimizar suas táticas e ligar as ações com a perspectiva do cliente;
– Auxiliar na produção de conteúdo conforme preferências do público-alvo;
– Direcionar as pessoas para divulgação ou publicidade coerente;
– Ajudar os analistas de social media a compreender o impacto de suas estratégias;
– Identificar gaps e oportunidades em determinadas áreas de atuação, como categorias ou linhas de produtos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SOCIAL ANALYTICS

planejamento-estratégico

O primeiro passo antes de iniciar um trabalho de Social Analytics é determinar quais são os objetivos de negócio almejados. Aumentar a receita? Reduzir os custos de atendimento com o cliente? Melhorar o posicionamento da marca? Analisar a avaliação sobre produtos ou serviços? Enfim, os objetivos vão de encontro com o planejamento estratégico da empresa.

Uma vez identificados os objetivos e definidas as metas, é momento de determinar os indicadores chave de desenvolvimento (KPIs) para avaliar o desempenho da campanha.

KPI DE DESEMPENHO

O KPI, ou indicador de performance, deve ser selecionado de acordo com os objetivos do plano de ação visando nortear uma tomada de decisão que seja coerente com o propósito do negócio. É importante ressaltar que, quanto mais separados eles forem, mais métricas úteis poderão ser compiladas para analisar.

Principais KPI’s de acompanhamento por mídia social

Facebook:
– Reações: curtiram, amaram, riram, surpreenderam-se, entristeceram-se, enfureceram-se, comentaram e compartilharam.

Twitter:
– Interações: curtiram, retweetaram e comentaram.

Instagram:
– Ações: curtiram e comentaram.

Pinterest:
– Interações: impressões, pins salvos, cliques, curtidas e visualizações.

LinkedIn:
– Ações: impressões, cliques, interações e seguidores conquistados.

Principais KPI’s de acompanhamento em ferramentas de monitoramento social

Monitoramento:
– Ações: número de ocorrências, polaridade ou sentimento (positivo, neutro ou negativo), gênero (masculino, feminino, imprensa, empresa ou sem classificação), hashtags e assuntos mais citados, palavras mais citadas, influenciadores ou pessoas relevantes, representatividade por mídia social, alcance, viralidade, geolocalização, entre outros.

FONTES DE INFORMAÇÃO

Para você que ficou interessado no assunto e quer se aprofundar mais na área, fizemos uma seleção de sites e blogs com autoridade em Social Analytics. Confira!

Insightee

O Insightee compartilha informações a respeito de mídias sociais, pesquisa, monitoramento, planejamento, mercado, sociologia e etnografia.

Kauekgg

Com uma vasta experiência na área, no Kauekgg você irá encontrar informações sobre relatos pessoais, posts de opinião e ensinamentos sobre o Facebook for Business.

IBPAD

O IBPAD oferece pesquisas sobre comunicação digital, análise de dados, etnografia, opinião pública, relações governamentais e muitas outras informações sobre a área.

Blog do Tarcízio Silva

O Blog do Tarcízio Silva compartilha pesquisas e estudos sobre big data, além de métricas de monitoramento para fins acadêmicos e mercadológicos.

Dataísmo

O Dataísmo aborda assuntos relacionados a Business Intelligence, métricas, pesquisa e livros sobre Social Analytics.

Deborazanini

O site da Deborazanini compartilha ideias de etnografia, análise de redes, métricas e relatos de estudos sobre pesquisas digitais.

Bom, agora que você conheceu a ponta do iceberg sobre o que é Social Analytics, comece a perceber o potencial das redes sociais. Além de serem ambientes de compartilhamento de “coisas”, elas podem ser uma excelente fonte de informação para entender o comportamento, preferências e interesses de um determinado público-alvo, bem como avaliar o termômetro de um produto ou serviço de lançamento.

Continue acompanhando as próximas postagens aqui no Blog da Raffcom e aprenda mais sobre o universo fascinante das mídias sociais.
Até breve! :)

REFERÊNCIAS
Social Analytics
White paper: what is social analytics? do simply measured
Brasil é o maior usuário de redes sociais da América Latina
Mapa de las redes sociales en el mundo
Facebook mantém liderança no mapa mundial das redes sociais
GSOB Digital Summit: social analytics
What is Social Analytics?

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