O que são impressões em mídia online? - Blog Raffcom
 O que são impressões em mídia online?

O que são impressões em mídia online?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a segmentação e o alto grau de mensuração que ele proporciona. Através das métricas, ele é capaz de fornecer com precisão o quanto os investimentos estão trazendo retornos efetivos para o seu negócio, além de identificar falhas e acertos na estratégia e saber em quais canais focar e encontrar oportunidades de melhoria.

As impressões em mídia online são uma dessas métricas. Mas antes de explicar o que são, é altamente importante mencionar que elas jamais devem ser confundidas com cliques ou visualizações. São métricas totalmente distintas, que com certeza iremos cruzar dados de ambas para mensurar resultados, mas não devem ser interpretadas como se fossem o mesmo KPI.

As impressões

Impressão é a quantidade de vezes que um anúncio foi entregue aos usuários. Ela é contabilizada sempre que o seu anúncio é exibido em um canal de comunicação online (Google, Display, Facebook, etc). As impressões não são únicas e este mesmo anúncio pode ser visto por um usuário mais de uma vez (relacionado a frequência).

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Quando você realiza uma busca no Google, obtém cerca de 10 resultados em uma única página como resposta. Todos esses resultados que apareceram na página, chamando ou não a sua atenção, contam como impressões (mesmo sendo anúncios ou resultados orgânicos).

Ou seja, se você tem uma campanha no ambiente digital rodando e ela atingiu 1.000.000 de impressões… Ótimo! Mas isso não quer dizer que o seu anúncio foi visto, não quer dizer que você levou sua marca para 1 milhão de pessoas, não quer dizer que o seu faturamento irá aumentar. Sendo assim, as impressões em mídia online não são uma visualização, elas são apenas a entrega do seu anúncio. É a métrica que corresponde ao número de vezes que determinado anúncio foi “apresentado” para um usuário.

Se você tem uma campanha com muita impressão e pouco clique, atenção! É um grande indicador que algo está errado. Mas o que deve ser feito, então, para melhorar os anúncios?

Fatores determinantes para o sucesso de um anúncio

A primeira coisa a se atentar, ao criar um anúncio, é fazê-lo parecer “perfeito” (relevante ao pé da letra) para o usuário, como se tivesse sido criado sob medida, especialmente para cada usuário. Antes de fazer isso, procure conhecer seu público-alvo. Descubra os interesses dele, em que canais podem ter mais impacto, seus hábitos de consumo, suas interações online, além de gênero, faixa etária, estado civil, localização geográfica e faixa salarial.

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Sabendo de todas essas informações, monte o anúncio. Preocupe-se com título, texto, imagem e um bom CTA (bom CTA mesmo).

Texto

Se você for fazer anúncios na rede de pesquisa, por exemplo, defina uma lista de palavras-chave, por meio das quais, você montará o título e o texto, a fim de estimular os consumidores a executarem as ações desejadas pela sua empresa. É possível fazer isso dentro da plataforma do Google Adwords, que contém uma ferramenta de pesquisa e sugestão de palavras-chave mais buscadas, relacionadas ao seu produto/serviço.

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O título é a primeira coisa que o usuário lerá e, portanto, deve ser objetivo. Por isso, crie um texto curto (com no máximo 25 caracteres), que explique exatamente o que você está promovendo. Ele deve chamar a atenção, mas também deve ser informativo, na medida do possível, para indicar o conteúdo do anúncio, além de contextualizar o seu objetivo.

No corpo do anúncio é preciso falar sobre a URL e explicar com clareza o que está promovendo, para ajudar os usuários a executarem ações. O ideal é que ele tenha 90 caracteres ou menos e que incite o usuário a conhecer o produto ou serviço que você estiver oferecendo.

Imagem

Agora se você quiser explorar a rede de display do Google AdWords, boas imagens ajudam a chamar a atenção de seus clientes. Elas têm um grande impacto sobre como as pessoas respondem aos seus anúncios. Sendo assim, prefira imagens de alta qualidade, que ainda sejam cativantes e pertinentes ao seu produto. Lembre-se que as imagens, não se adaptam a qualquer canal, portanto, verifique as dimensões necessárias antes de rodar os anúncios.

As cores quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo denotam calor e são consideradas cores convidativas, divertidas e cheias de energia, ideais para transmitir felicidade ou entusiasmo. Já as cores frias, como o azul e o verde, transmitem calma e confiança, ideais para mensagem transacionais (não é uma regra, cada caso é um caso e deve ser testado isoladamente).

CTA

O CTA é uma ação primordial para promover suas ofertas de marketing digital e gerar agilidade em jornadas de consumo. Na hora de cria-lo é preciso considerar o estágio no funil de vendas dos usuários a serem atendidos. De nada adianta convida-los para um teste grátis se eles ainda não sabem nada sobre o seu produto.

Além disso, um bom CTA possui texto curto. Então é necessário caprichar nas palavras para obter os resultados esperados. Por fim, para saber se esses resultados são satisfatórios, é preciso conferir regularmente os números do Google Analytics e fazer testes A/B. Desta forma, você pode observar seus erros e aprender com eles.

Todos esses fatores tem um objetivo em comum: fazer com que o usuário clique no seu anúncio.

Como funcionam os cliques?

O clique é o redirecionamento para a página, seja através de um anúncio ou de uma busca orgânica. Ele é contabilizado mesmo que a pessoa não acesse o website, seja porque o site está indisponível ou porque a tela foi fechada antes mesmo da página abrir. Através dele é possível saber se o seu título, descrição ou CTA estão sendo eficientes, ou não.

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Através da taxa de cliques, (CTR, na sigla em inglês), é possível saber o número de pessoa que, depois de uma impressão, acabaram clicando no anúncio. Essa métrica ainda pode ajudar a avaliar se o anúncio é atraente, se as palavras-chave escolhidas são eficientes, ou se outras configurações de segmentação são assertivas.

Para que serve o CTR?

Esta métrica mostra o índice de cliques sob impressões. Sendo assim, um CTR baixo mostra que a peça não é atrativa, possibilitando ajustes no anúncio de acordo com o canal anunciado, público-alvo, etc.

Se a taxa de cliques está na mesma proporção de sua taxa de impressões em mídia online, significa que seu anúncio tem relevância e as pessoas clicam para saber mais sobre aquela informação que elas procuram e você diz oferecer. Quanto maior sua taxa de CTR, mais o Google irá valorizar seu anúncio, e assim, todo mundo sairá ganhando, pela credibilidade, pela repetição, pelo preço e pela satisfação.

Qual dos dois é mais importante? Clique ou impressão?

Como já vimos, a impressão é diferente do clique, pois, através dela, o Google controla quantas pessoas viram o seu anúncio. Os cliques, por sua vez, indicam a quantidade de pessoas que clicaram no anúncio.

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O mais importante, neste caso, não é a quantidade de visualizações ou cliques, mas sim a conversão. A conversão acontece quando um usuário conclui uma ação que você considera valiosa, como a solicitação de um orçamento, preenchimento de cadastro, download ou compra.

Ou seja, depois da impressão, o usuário visualiza seu anúncio, clica nele e realiza uma ação considerada importante, como a compra de determinado produto. E é para as conversões que um site deve ser planejado.

Os diferentes tipos e níveis de conversão

Dependendo do planejamento da campanha, cada conversão pode ter um objetivo diferente. O modelo mais clássico é a finalização da compra.

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Finalização de compra

Este modelo de conversão é aquele em que determinada ação leva uma pessoa a comprar um produto ou serviço. Ela acontece, por exemplo, quando um visitante acessa seu anúncio, escolhe o modelo do produto e finaliza uma compra.

Ação através de uma chamada

Essa conversão acontece quando um visitante executa uma ação através de uma chamada presente no seu site como, por exemplo, baixar um e-book, que tem a finalidade de atrair o usuário e convertê-lo em lead.

Conversão Social

De acordo com pesquisa elaborada pelo SEBRAE, em parceria com o E-commerce Brasil, as redes sociais foram citadas por 72% dos entrevistados como um dos principais canais para a concretização de vendas online. Além disso, elas têm sido apontadas como um importante canal de atendimento, tanto no pré, como no pós-venda.

Viu só? Entender o que são impressões em mídia online é a base para a compreensão de diversas outras métricas ainda mais importantes.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em perguntar!
Até a próxima!

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