O que você precisa saber sobre AMP - Accelerated Mobile Pages
 O que você precisa saber sobre AMP – Accelerated Mobile Pages

O que você precisa saber sobre AMP – Accelerated Mobile Pages

Nas últimas semanas, muito se tem comentado acerca do AMP. Mas afinal, o que significa esta sigla e quais novidades ela traz?

O AMP, ou Accelerated Mobile Pages, é um projeto open source encabeçado pelo Google e por várias outras companhias, como Twitter, LinkedIn, Pinterest e WordPress.

Basicamente, ele é uma forma mais leve de HTML, que tem como objetivo principal deixar a navegação muito mais rápida através do carregamento quase instantâneo de páginas web, diretamente na SERP. É uma forma de exibição bastante semelhante ao Instant Articles, do Facebook.

Para tornar o carregamento dessas páginas mais rápido, o AMP restringe o que é possível fazer com o HTML, CSS e JS nessas páginas. Na maioria das vezes, todo o design, cores e estrutura são removidos para aumentar a velocidade. O AMP é muito mais uma função do que um projeto em si.

Nos resultados de pesquisa do seu dispositivo móvel já é possível visualizar páginas com AMP:

1-resultados-de-pesquisa

Por que o AMP é mais rápido?

Como dito anteriormente, o AMP é uma versão enxuta do HTML, e, por este motivo, algumas tags e práticas não estão disponíveis. Ele restringe, por exemplo, o uso de formulários, algumas funções do CSS e também impossibilita o uso de JavaScript.

Como o foco está totalmente voltado à velocidade, o design também é estruturado para um carregamento muito mais veloz, além de favorecer a escaneabilidade da página. Um exemplo disso são as imagens. Elas só são carregadas no momento em que você rola a página até o local onde elas estão. Além disso, a estrutura da página é completamente otimizada para o carregamento através do Google AMP Cache.

Por que é importante?

O uso de dispositivos móveis na busca por conteúdo está cada dia mais relevante. Prova disso é que, no mês de outubro, o uso mundial da internet através de dispositivos móveis superou a navegação feita através do desktop pela primeira vez, segundo a StatCounter.

2-statcounter

No Brasil, este número já supera os 30%:

3-30

E para este usuário, a velocidade de carregamento é o principal critério na hora da navegação via dispositivos móveis:

4-velocidade-de-carregamento

Pesquisas indicam ainda que 40% dos usuários abandonam seu site caso ele demore mais de 3 segundos para carregar no celular. Isso porque a internet é lenta para muitas pessoas que a acessam através de uma conexão 2G, 3G, 4G no telefone móvel.

5-40-dos-usuarios

Fonte: Kissmetrics.

Caso você queira saber o status de otimização e velocidade do seu site para dispositivos móveis, o Google disponibiliza uma ferramenta que avalia isso gratuitamente para você.

Com esse aumento da relevância da participação dos dispositivos móveis, o Google pretende, inclusive, dividir seu índice de pesquisa entre mobile e desktop, dando preferência para as páginas que utilizam AMP nos principais resultados de pesquisa mobile.

Por ser um projeto open source, existem até mesmo estudos da aplicação de Accelerated Mobile Pages para e-commerces. Com certeza ainda ouviremos muito sobre AMP nos próximos meses.

Como configurar AMP em meu site?

O Google fornece toda a documentação e orientação necessária para este recurso através do Search Console (Não possui o Search console configurado no seu site? Nós te ensinamos aqui), basta seguir o seguinte caminho:

1 – Acesse o seu painel do Search Console.

2 – No menu à esquerda, selecione “Aspecto da pesquisa”.

3 – Selecione a opção “Páginas aceleradas para dispositivos móveis”.

6-search-console

Caso precise de mais informações, também é possível acessar o site ampproject.org, que conta com um acervo incrível de tutoriais acerca desta função.

Plug-ins

No caso de CMS’s mais populares, como é o caso do WordPress, você pode encontrar diversos plug-ins que auxiliam a configuração e validação do AMP.

Plug-in AMP

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Este é o plugin oficial do AMP project. Ao ativa-lo, todos os posts do seu site terão uma versão /amp/. Ao adicionar /amp/ no final da URL de qualquer post, ainda será possível ver a versão AMP do artigo.

O plugin também adiciona uma meta tag padrão no cabeçalho das suas páginas. Isso faz com que o Google e outros mecanismos de busca reconheçam a existência destas páginas.

Pagefrog

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O Pagefrog auxilia na implantação do AMP e também do Instant Articles do Facebook. Entre as principais vantagens deste plug-in estão a possibilidade de customização da sua AMP (com cores e fontes), inserção do logo personalizado para AMP, escolha da página ou plugin que será disponibilizado para ser AMP e visualização de um preview da sua AMP na página de edição do post. O Pagefrog ainda facilita a integração com o AdSense e com o Analytics.

Glue For Yoast SEO & AMP

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Para nossa alegria, o criador do Yoast SEO (Joost de Valk), também criou o plugin Glue for Yoast SEO & AMP. Para utilizá-lo é obrigatório já ter o plugin Yoast SEO instalado e configurado.

Espero ter trazido informações relevantes para você acerca do AMP, ou Accelerated Mobile Pages. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário para nós.

Um abraço e até a próxima!

                     gustavo-bein

Gustavo Bein

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br


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