Páginas com erro 404 na experiência de usuário - Blog Raffcom
 Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Todo mundo já acessou uma página e apareceu erro 404 “not found”, não é mesmo? As páginas com erro 404 sempre foram consideradas algo terrível por todos, talvez por conta do seu layout pouco amigável. Porém, elas são apenas um aviso de que o servidor não conseguiu achar o destino em questão.

Atualmente, essas páginas continuam não sendo muito amigáveis e ocasionam má experiência ao usuário. Personalizando-as, entretanto, é possível diminuir a impressão negativa por elas causada, convertendo-as, até mesmo, em algo positivo, com apelo cômico, se for o caso.

O que são?

Entender o que são as páginas com erro 404 é simples. Primeiro, imagine que você está no shopping e encontra um sapato do seu agrado. Logo, você entra na loja e pergunta por ele à vendedora, mas esta diz que ele não existe mais. É assim que funcionam essas páginas.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Ao clicar em um link que estava anunciando um produto e o mesmo já não existe, você acaba adentrando em uma página com erro 404 em seu lugar, pois ele não foi encontrado. Em suma, ela é uma resposta HTTP que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado.

Deve-se saber também que ele pode não ter sido encontrado por diversos fatores, como problemas nos servidores, links quebrados ou porque a URL digitada estava errada.

Erro 404 na experiência de usuário

Essas páginas não prejudicam o website diretamente, porém, contribuem para uma experiência ruim, resultando na frustração dos mesmos. Afinal, nada pior do que acessar algo que você queria muito ver e descobrir que o destino já não pode mais ser encontrado.

Dessa forma, é muito importante se atentar e verificar a existência destas páginas em seu site, porque mesmo que não afetem o ranqueamento para o Google, elas podem prejudicar o número de acessos. E para estar sempre em alerta com relação a estas páginas, é recomendado fazer uso da ferramenta Google Search Console que lista as páginas não indexadas pelo Google.

Importância de ter páginas 404 customizadas

É inevitável que, ao navegar pela internet, o usuário encontre uma página com erro, que acabará por deixá-lo frustrado. Neste caso, duas situações ocorrem: ou ele fecha a página e nunca mais volta ao seu site ou clica em voltar, fazendo com que seu ranking para a palavra-chave buscada caia.

Sendo assim, o ideal é criar alternativas para este erro, informando o motivo de isso ter acontecido de forma amigável e até divertida. Deste jeito, você oferece ao usuário a impressão de que o site se importa com ele e com a sua experiência, direcionando-o até a uma possível conversão.

Dicas para criar uma página com erro 404

Admita o erro

É importante reconhecer o erro e pedir desculpas ao usuário de alguma forma, pois ele sempre vai ter razão. Dependendo do seu segmento, também é possível criar mensagens engraçadas acerca disso.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Entregue uma solução

Sugira algum outro caminho para o usuário, solucione o problema dele de alguma forma ou, pelo menos, tente amenizar. Ofereça descontos ou sugira o acesso a outra página, com um assunto relacionado.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Dê um campo de busca

Não deixar o usuário frustrado é muito importante. Além de personalizar a página, o ideal é oferecer um campo de buscas, para que o usuário pesquise por outra coisa, ao invés de sair do site.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Observe o público-alvo

Para personalizar uma página de erro 404, é necessário observar o seu público-alvo, a fim de atingi-lo da melhor maneira possível. Afinal, criar uma página personalizada com gifs, por exemplo, não faria sentido em um e-commerce de revenda de softwares.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Agora que você já conhece todas essas dicas, está na hora de colocá-las em prática. O que está esperando? Adicione um pouco de criatividade ao erro 404 e melhore a experiência do usuário.

Até mais!

                                                                               francini maurici seo - Páginas com erro 404 na experiência de usuário

 

Francini Maurici

Assistente de SEO

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Otimização de conversão (CRO)

Que empreendedor nunca sonhou em aumentar o faturamento do seu negócio online, sem necessariamente aumentar os investimentos em aquisição de tráfego? Atingir esse cenário é realmente possível com a utilização da estratégia conhecida como otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization). O que é otimização de conversão (CRO)? Antes de nos aprofundarmos sobre o […]

Vaga para Analista de Social Media

ATIVIDADES – Desenvolver estudos e análises para geração de insights; – Planejar o plano editorial do cliente de maneira estratégica; – Planejamento e produção de conteúdo criativo e relevante; – Criação de layouts para Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, etc; – Monitoramento de dados; – Acompanhamento diário das publicações e comentários; – Acompanhamento diário da performance […]

Você sabe o que é Marketing Digital? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Neste artigo vou buscar detalhar alguns mitos e verdades sobre Marketing Digital e seu universo em uma totalidade. Estratégias de Marketing Digital são gratuitas? Geralmente sou questionado por algumas pessoas que, acabam perguntando se estratégias de Marketing Digital são de graça ou de baixo custo, primeiro grande mito. Não são de graça e se não […]