Páginas com erro 404 na experiência de usuário - Blog Raffcom
 Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Todo mundo já acessou uma página e apareceu erro 404 “not found”, não é mesmo? As páginas com erro 404 sempre foram consideradas algo terrível por todos, talvez por conta do seu layout pouco amigável. Porém, elas são apenas um aviso de que o servidor não conseguiu achar o destino em questão.

Atualmente, essas páginas continuam não sendo muito amigáveis e ocasionam má experiência ao usuário. Personalizando-as, entretanto, é possível diminuir a impressão negativa por elas causada, convertendo-as, até mesmo, em algo positivo, com apelo cômico, se for o caso.

O que são?

Entender o que são as páginas com erro 404 é simples. Primeiro, imagine que você está no shopping e encontra um sapato do seu agrado. Logo, você entra na loja e pergunta por ele à vendedora, mas esta diz que ele não existe mais. É assim que funcionam essas páginas.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Ao clicar em um link que estava anunciando um produto e o mesmo já não existe, você acaba adentrando em uma página com erro 404 em seu lugar, pois ele não foi encontrado. Em suma, ela é uma resposta HTTP que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado.

Deve-se saber também que ele pode não ter sido encontrado por diversos fatores, como problemas nos servidores, links quebrados ou porque a URL digitada estava errada.

Erro 404 na experiência de usuário

Essas páginas não prejudicam o website diretamente, porém, contribuem para uma experiência ruim, resultando na frustração dos mesmos. Afinal, nada pior do que acessar algo que você queria muito ver e descobrir que o destino já não pode mais ser encontrado.

Dessa forma, é muito importante se atentar e verificar a existência destas páginas em seu site, porque mesmo que não afetem o ranqueamento para o Google, elas podem prejudicar o número de acessos. E para estar sempre em alerta com relação a estas páginas, é recomendado fazer uso da ferramenta Google Search Console que lista as páginas não indexadas pelo Google.

Importância de ter páginas 404 customizadas

É inevitável que, ao navegar pela internet, o usuário encontre uma página com erro, que acabará por deixá-lo frustrado. Neste caso, duas situações ocorrem: ou ele fecha a página e nunca mais volta ao seu site ou clica em voltar, fazendo com que seu ranking para a palavra-chave buscada caia.

Sendo assim, o ideal é criar alternativas para este erro, informando o motivo de isso ter acontecido de forma amigável e até divertida. Deste jeito, você oferece ao usuário a impressão de que o site se importa com ele e com a sua experiência, direcionando-o até a uma possível conversão.

Dicas para criar uma página com erro 404

Admita o erro

É importante reconhecer o erro e pedir desculpas ao usuário de alguma forma, pois ele sempre vai ter razão. Dependendo do seu segmento, também é possível criar mensagens engraçadas acerca disso.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Entregue uma solução

Sugira algum outro caminho para o usuário, solucione o problema dele de alguma forma ou, pelo menos, tente amenizar. Ofereça descontos ou sugira o acesso a outra página, com um assunto relacionado.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Dê um campo de busca

Não deixar o usuário frustrado é muito importante. Além de personalizar a página, o ideal é oferecer um campo de buscas, para que o usuário pesquise por outra coisa, ao invés de sair do site.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Observe o público-alvo

Para personalizar uma página de erro 404, é necessário observar o seu público-alvo, a fim de atingi-lo da melhor maneira possível. Afinal, criar uma página personalizada com gifs, por exemplo, não faria sentido em um e-commerce de revenda de softwares.

paginas-com-erro-404-personalizadas

Agora que você já conhece todas essas dicas, está na hora de colocá-las em prática. O que está esperando? Adicione um pouco de criatividade ao erro 404 e melhore a experiência do usuário.

Até mais!

                                                                               francini maurici seo - Páginas com erro 404 na experiência de usuário

 

Francini Maurici

Assistente de SEO

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Você sabe o que é o Formato Masthead no Youtube?

Esse formato é uma opção disponível para explorar (comercialmente) o Youtube. Sabemos que os vídeos são parte do dia a dia dos usuários conectados à internet, quem busca assistir um vídeo, certamente irá buscá-lo no Youtube. Além de ser a maior plataforma de carregamento e compartilhamento de vídeos do mundo e o segundo principal buscador […]

Qual é a sua bagagem? Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo

Quando se fala em criação, a bagagem de cada um é uma ferramenta valiosa e indispensável. Tudo o que você assiste, escuta ou lê, faz parte do seu repertório cultural. E quanto mais você faz essas coisas, mais recursos terá na hora de criar. Uma boa ideia pode vir de qualquer parte. Um trecho de música, a […]

Relatório de e-mail marketing – Tudo o que você precisa saber

O cliente lhe contratou e agora está na hora de mostrar os resultados. Mas como apresentar? Para quem? E onde devo construir meu relatório de e-mail marketing? Essas são perguntas frequentes e vamos responder neste post. Fique com a gente e acabe com as dúvidas! Quem verá seu relatório? Antes de construir o relatório, saiba […]