Para que serve a MCC do Google AdWords

Um grande desafio no gerenciamento simultâneo de várias contas e campanhas em links patrocinados é a otimização do seu tempo para conseguir destinar a atenção necessária a cada uma.

Para facilitar a vida de agências e profissionais terceirizados, o Google AdWords nos dá a opção de utilização da MCC, ou Minha Central de Clientes (vídeo abaixo).

Vantagens em utilizar a MCC

A utilização da MCC permite o gerenciamento simultâneo de suas contas do Google AdWords, ou seja, sem precisar se deslogar de uma conta para acessar outra.

Confira as vantagens em utilizar a MCC:

– Gerenciar diversas contas através de um único login;

– Criar e gerenciar campanhas de todas as contas através da sua conta de gestor;

– Acompanhar, pesquisar todas as contas associadas através de um único dashboard de fácil leitura;

– Elaborar relatórios para diversas contas simultaneamente;

– Observar e comparar o desempenho entre contas;

– Monitorar todas as dicas e erros de contas associadas por alertas;

– Criar/associar rapidamente novas contas do AdWords através da MCC;

– Possibilidade de utilizar a faturação consolidada para emissão de apenas uma fatura mensal para todas as contas gerenciadas.

Na seção de suporte do Google é possível encontrar muito mais informações sobre esses recursos de forma mais detalhada, basta clicar aqui.

Quem deve utilizar uma MCC?

Qualquer pessoa que gerencie mais de uma conta do AdWords pode utilizar a MCC. Porém, o mais comum é que esse recurso seja utilizado por negócios que gerenciam mais de uma conta, como:

– Agências;

– Profissionais ou consultores de marketing digital que gerenciem várias contas de clientes ou um grande número de campanhas;

– Gestores de lances automáticos;

– Anunciantes grandes, que possuam mais de uma conta no Google AdWords.

Como criar uma MCC

Criar a sua conta de gestor é muito simples, siga estes passos:

1 – Acesse este link e clique na opção “Start Now” no canto superior direito;

2 – Preencha suas informações de e-mail e website. O e-mail não pode estar sendo utilizado para login em outras contas do AdWords.

3 – Escolha um nome para esta conta de gestor. Esse é o mesmo nome que seus clientes irão ver na conta associada;

4 – Escolha a opção que melhor se encaixe nas suas necessidades, você está fazendo a MCC para “gerenciar várias contas do AdWords” ou “para gerir contas de outras pessoas”;

5 – Escolha o país e fuso horário que será utilizado nos relatórios e faturação da conta. Esta informação não poderá ser alterada;

6 – Selecione uma moeda permanente para a conta de gestor. As suas contas de clientes serão faturadas na moeda previamente definida na conta associada;

7 – Leia os termos, aceite e continue.

Agora, você precisar concluir a validação da conta confirmando a mensagem que chegar na caixa de entrada de seu e-mail.

Criar e vincular contas de clientes à sua MCC

Com a sua MCC em mãos, agora precisamos vincular ou criar novas contas de cliente. Explicarei abaixo como realizar os procedimentos:

Vinculando uma conta já existente à sua MCC

1 – Abra sua MCC e selecione no menu superior a aba “Contas” (caso ainda não esteja selecionado);

2 – Clique no botão vermelho “+ Conta” e escolha a opção “Vincular contas existentes”:

3 – Na próxima tela, insira os IDs das contas de cliente que deseja vincular (um ID por linha):

4 – Nomeie as contas conforme preferir e clique em “Solicitar aprovação”:

5 – Conforme escrito na caixa amarela acima, o proprietário da Conta (acesso administrativo) precisa aceitar sua solicitação para vincular a conta à sua MCC.

Criando uma nova conta através da MCC

1 – Abra sua MCC e selecione no menu superior a aba “Contas” (caso ainda não esteja selecionado);

2 – Clique no botão vermelho “+ Conta” e escolha a opção “Nova conta do Google AdWords”:

3- Muita atenção agora. A seguinte caixa aparecerá na sua tela:

Leia as instruções e siga as orientações. Preencha o nome que deseja dar a esta nova conta, o país, fuso horário e moeda desejada. Após definidas, as configurações de fuso horário e moeda não poderão ser alteradas.

Caso desejar, você também pode dar acesso a outros usuários na opção “Convidar um usuário a esta conta”.

4 – Confira todas as informações e clique em “Criar conta”.

Existem as opções de criar uma conta do AdWords Express ou de fazer upload de diversas contas a partir de um arquivo. Mas isso é assunto para um próximo post.

Espero que este artigo tenha ajudado você com suas estratégias em links patrocinados. Ficou com alguma dúvida? Mande para nós!

[sc:gustavo-bein]
[optinform]