Criando públicos personalizados: facebook e instagram ads - Blog Raffcom
 Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

O pai do Marketing, Philip Kotler, confirmou muitas vezes que conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual. Isso porque o cliente atual já absorveu a carga de convencimento necessária para comprar da sua empresa.

Ele já conhece seu trabalho, seu atendimento, sabe que você pode “curar” a dor dele e que seu produto entrega um valor maior do que o preço cobrado.

A partir deste princípio podemos criar uma estratégia com alta taxa de conversão nas redes sociais, as tão conhecidas campanhas de Remarketing.

Trabalhar com essas campanhas é concordar que alguém que já acessou o seu site, já forneceu um e-mail ou que já interagiu com você nas redes sociais, está muito mais próximo do momento de conversão do que aquela pessoa que não conhece sua empresa ainda.

Estas listas de usuários que já interagiram com a sua marca é que são chamadas de públicos personalizados. E no post de hoje você vai aprender como criar esse público para poder alcançar os melhores resultados nas suas campanhas de Social Ads no Facebook e Instagram.

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Para começar todo o processo, precisamos acessar a guia “Públicos” do Business Manager.

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Para saber o que é cada uma destas ferramentas do Business Manager, sugerimos a leitura deste post: Conhecendo as Ferramentas do Business Manager do Facebook

Depois de clicar na ferramenta você estará na Biblioteca de Ativos, basta clicar em “Criar público”, teremos três opções de público e a que vamos utilizar para nossa estratégia é o “Público Personalizado”.

Teremos 5 grandes opções de interações para unir os clientes que já se conectaram com a marca.

ferramentas do business manager do facebook - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

1 – Arquivos de Clientes:

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Esta opção é quando você tem um arquivo com informações dos seus clientes. Você sobe esses dados para a plataforma do Facebook e o mesmo vai utilizar a base de usuários da rede social para achar essas pessoas.

Você pode utilizar informações como e-mail, telefone, nome completo, cidade, ano de nascimento entre outras informações, quanto mais informações você disponibilizar, melhor será a correspondência dos usuários encontrados.

É importante se ater a como você vai disponibilizar essas informações para o Facebook, pode ser somente arquivos salvos no formato .csv ou .txt.

E você é obrigado a selecionar como conseguiu esses dados: diretamente de clientes, de parceiros ou de clientes e parceiros.

Essa verificação faz parte do processo do Facebook em proteger os seus usuários.

Todos os dados são criptografados para que as informações do seu cliente continuem seguras e protegidas para que nenhum outro anunciante utilize-as.

2 – Tráfego do site:

Graças ao pixel do Facebook, conseguimos impactar novamente todas as pessoas que acessaram nosso site.

Se você ainda não tem instalado este código em seu site, leia esse conteúdo e apressa-se para instalá-lo: Pixel do Facebook o que é e como instalar corretamente

Quando bem trabalhado, esse é o público que fornece os melhores resultados.

Para criar este público personalizado você clica na segunda opção e abrirá essa caixa de mensagem:

criar publico personalizado - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

Existem muitas opções de remarketing para impactar quem acessou seu site, mas é importante saber que todas estão limitadas a um período máximo de 180 dias.

Podemos impactar todas as pessoas que acessaram o site ou então somente as que visitaram páginas e realizaram ações específicas, podendo ser originada por url ou por evento de pixel.

É interessante que podemos configurar limitadores em um público como este, por exemplo, selecionamos fazer remarketing do evento “ViewContent” que é o evento acionado quando alguém visualiza um produto no seu site, é possível selecionar somente produtos acima de R$1.000,00, ou então, somente produtos da categoria “Quarto”, e para especificar ainda mais o público é possível determinar apenas aqueles que visitaram no mínimo 4 vezes essa página, no chamado limitador de frequência.

criando publico personalizado - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

Ainda com o público personalizado de tráfego ao site, conseguimos selecionar os 5%, 15% ou 25% do público que ficou mais tempo em seu site, o chamado público relevante.

publico personalizado - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

O público que você configurou será atualizado automaticamente, então se você escolher remarketing de todo o site nos últimos 30 dias, dia após dia, esse público será atualizado para os últimos 30 dias.

Apesar de todas estas inteligentes formas de fazer remarketing, é preciso saber que quanto mais próximo da página de conversão você selecionar seu público, maiores são as chances desse público converter quando for impactado pela sua campanha.

3 – Aplicativos:

Você pode criar uma lista com pessoas que iniciaram seu aplicativo ou jogo, ou que executaram ações específicas.

Para refinar ainda mais este público, você pode filtrar por:

– Usuários mais ativos

– Usuários por valor de compra

– Usuários por segmento (você pode selecionar o público de acordo com as ações deles no seu aplicativo. Os segmentos podem ser criados no Facebook Analytics)

4 – Atividades Offline:

A atividade offline é uma forma de impactar nas redes sociais aquele cliente que anda visitando sua loja física, é necessário criar uma Conversão de Evento Offline para que seja possível fazer um público personalizado destes usuários.

primeiros passos com eventos offline 1024x471 - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

5 – Envolvimento

Este é o público formado pelos envolvimentos com as suas postagens ou anúncios no Facebook e Instagram e podem ser coletados de 5 formas:

Vídeo

Você pode selecionar usuários que visualizaram determinado vídeo, limitando por taxa de visualização e de dias em que a ação ocorreu.

Formulário de Cadastro

Caso você ainda não sabia, o Facebook possui um objetivo de anúncio específico para gerar Cadastros de Leads dentro da própria plataforma. Para saber mais confira esse post: 11 anúncios do Facebook e seus objetivos.

E por meio das interações que ocorreram com esse cadastro você pode selecionar usuários que se cadastraram ou então os que abriram o seu anúncio, mas que por algum motivo não finalizaram o cadastro.

Experiência em Tela Cheia

Estes são para os que visualizaram o seu post no formato de Canvas e é possível limitar para as pessoas que visualizaram uma taxa mínima de tempo deste post.

experiencia em tela cheia - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

Página do Facebook e Perfil Comercial do Instagram

Ambas as redes sociais possuem os mesmos tipos de interação.

Pode ser feito através das pessoas que visitaram sua página do Facebook ou perfil comercial, no caso do Instagram;

Pessoas que se envolveram com o post (curtidas, compartilhamentos ou comentários);

Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação, isto pode ser tanto para o post orgânico quanto para anúncios;

Pessoas que enviaram alguma mensagem para você (esta opção é exclusiva para as páginas do Facebook);

Pessoas que salvaram sua página ou publicação

6 – Evento

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Nesta opção é possível selecionar as pessoas que se envolveram com um evento criado pela sua página. Pode ser tanto os usuários que confirmaram presença, somente interesse, ou até mesmo, os que apenas visitaram a sua página de evento.

Dica Extra

dica extra facebook e instagram ads - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

Públicos semelhantes

Crie públicos semelhantes ao seu público personalizado afim de alcançar pessoas com o comportamento semelhante aos seus melhores clientes.

Basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Ainda na guia Públicos, selecione o público personalizado desejável, clique em “Ações” e em “Criar semelhante”.
acoes facebook instagram ads - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

Após este procedimento, abrirá a seguinte caixa:

acoes procedimento facebook instagram ads - Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

– 1:  confirme se está utilizando público que realmente deseja

– 2: selecione o país que deseja impactar

– 3: defina quantos públicos semelhantes criar

– 4: escolha qual a porcentagem da população do determinado país você deseja ter no seu público semelhante.

Para ficar mais claro:

No exemplo acima, definimos como público personalizado o público que se envolveu com o Instagram da Raffcom nos últimos 90 dias, escolhemos o Brasil para impactar, configuramos para criar um público semelhante com 1% da população do Brasil, ou seja, no país existem cerca de 100 milhões de usuários do Facebook, este 1% compreenderá cerca de 1 milhão de pessoas que possuem os perfis mais parecidos com o público personalizado que escolhemos.

Quanto maior for o seu público personalizado, melhor será para a plataforma cruzar as informações dos perfis selecionados e definir quais os usuários que têm maior propensão de se envolver com o seu negócio.

Estas são as formas de criar públicos personalizados para o Facebook e Instagram Ads.  Esperamos que você tenha compreendido o processo e também entendido o porquê de apostar nesta estratégia com uma taxa de conversão tão alta.

Caso surja alguma dúvida ou deseje enriquecer o nosso post, utilize o campo de comentários abaixo.

Até a próxima!

                  lucas-marchi-analista-social-ads

Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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