Passo a passo: E-mail marketing com o Akna - Blog Raffcom
 Passo a passo: E-mail marketing com o Akna

Passo a passo: E-mail marketing com o Akna

Existem diversos disparadores disponíveis no mercado internacional e nacional. Aqui na Raffcom, cada e-mail marketing chega ao consumidor através do Akna, uma ferramenta nacional e paga.

Isso não significa que ela seja melhor do que outras ferramentas, mas sim a que mais se adequa às nossas necessidades. Para saber qual disparador de e-mail utilizar, procure traçar bem os seus objetivos e estudar cada uma das opções. Para saber mais, você pode consultar o post Como escolher um bom disparador de e-mail marketing.

O Akna é uma ferramenta simples, mas muito eficiente e se você tem conhecimento em e-mail marketing, será tranquilo manuseá-la. Do contrário, não se preocupe, pois esse  post é um tutorial de como criar um e-mail marketing do zero e agendar o seu disparo!

Para aprender mais sobre a ferramenta, a equipe do Akna também disponibiliza dois treinamentos gratuitos. Os links você confere no fim  do post. Boa sorte nesta jornada!

Conhecendo o layout

Ao logar no disparador, você irá se deparar com uma dashboard contendo as informações dos seus envios. Na lateral superior esquerda encontra-se o menu e é nele que estão todos os recursos do Akna. De cima para baixo:

Conteúdo da Mensagem

Para criar templates de e-mail marketing e visualizar os já criados.

Lista de Contatos

Criar listas de contatos, visualizar listas cadastradas. Também é possível criar segmentações comportamentais e campos personalizados.

Ações De E-mail Marketing

Utilizado para agendar as mensagens. É possível criar ações transacionais e recorrentes, além de outras.

Automação

Criar automação de e-mail marketing e visualizar automações já criadas.

Relatório de Desempenho

Visualizar desempenho de pós envio. Relatórios por período, região, campanha, link e fidelidade.

Controle de Opt-out

Controle dos contatos que não desejam mais receber e-mails.

Controle de créditos

Por aqui você terá controle dos créditos contratados.

Outras opções

Preferências gerais e recurso para verificar se o remetente foi configurado corretamente.

Ajuda on-line

Boas práticas de e-mail marketing, manuais de uso, entre outros.

ajuda-online-akna

Criar uma nova mensagem

Chega de papo. Vamos logo aprender a criar uma mensagem e agendá-la! Para começar a criar uma mensagem, siga o seguinte caminho: Menu>Conteúdo da Mensagem>Criar uma nova mensagem.

criar-uma-nova-mensagem-akna

Existem quatro opções de criação, são elas:

  • Editor Drag & Drop;
  • Editor de HTML;
  • Importar arquivo;
  • Endereço na Web (URL).

opcoes-de-criacao-akna

Se você já possuí uma peça de e-mail marketing pronta, utilize o Editor HTML para criar a mensagem. Se sua peça é uma imagem, é necessário fatiá-la antes, como já explicamos neste post.

Vamos utilizar o Editor Drag & Drop e, a partir de uma mensagem em branco, clique em “Selecione”.

Arrastar e largar

É muito simples criar uma mensagem a partir do Editor Drag & Drop, é o que o próprio nome diz: Arrastar e largar!

Na lateral esquerda estão os blocos necessários para criar sua mensagem, estes poderão ser editados conforme desejar. Mão na massa!

arrastar-e-largar-no-akna

Ao finalizar, salve sua mensagem com um nome que será fácil identificar no próximo passo.

Criando uma ação de e-mail

Agora que você já possui a mensagem criada, está na hora de criar uma ação de e-mail para agendá-la. Através da ação será possível manipular sua mensagem, podendo agendar um envio, realizar testes A/B, entre outros.

Para criar a ação faça o seguinte caminho: Menu>Ações de E-mail Marketing>Criar uma nova ação.

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Você já possui uma mensagem criada, então selecione a primeira opção e clique em “Avançar”.

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Preste muita atenção na próxima etapa, é nela que serão informados os dados de remetente e a mensagem a ser enviada.

Preencha os campos de acordo com o solicitado. Os mais importantes são:

Dados da ação

– Título da ação: Informe o título da ação de forma que seja fácil identificá-lo depois. Dica: Coloque o mesmo nome da mensagem, assim você saberá à qual mensagem esta ação corresponde;

– Encerramento: Defina uma data de encerramento para sua ação. Lembre-se que ela deverá ter no mínimo 5 dias a frente da sua data de agendamento.

Dados do e-mail

– Endereço do remetente de retorno: Selecione o seu remetente e lembre-se de configurá-lo corretamente;

– Conteúdo do e-mail: O Akna busca automaticamente as mensagens criadas. Selecione a correspondente;

– Assunto da mensagem: Seu assunto deve ser curto e objetivo, também não deve conter palavras como: promoção, ganhou, desconto, entre outras. Veja boas práticas de e-mail marketing neste post.

dados-da-acao-akna

Ao finalizar clique em “Avançar”.

Seleção de listas de agendamento

Nesta etapa, selecione a lista que corresponde ao objetivo da sua ação. Aqui é preciso selecionar a lista do blog, já que o objetivo é informar a criação de um novo post.

selecao-de-listas-de-agendamento-no-akna

Ao selecionar a lista, clique em “Avançar”.

É possível aplicar filtros a esta lista e, conforme avançamos, chegamos a esta opção:

filtro-de-listas-no-akna

Como este não é o caso, vamos selecionar “Não aplicar filtro…” e “Avançar”.

Finalmente chegamos na última etapa. Ufa! Agora basta agendar o envio para a data que você desejar e “Concluir”.

agendamento-akna

Simples assim! E para visualizar  suas ações cadastradas ou voltar para editá-las, caso tenha perdido alguma coisa, siga este caminho: Menu>Ações de E-mail Marketing>Ações cadastradas.

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Links

Abaixo, como prometido, você encontra os links com os treinamentos e como adquirir o Akna.

Treinamentos: http://akna.com/treinamento

Adquira a ferramenta: http://akna.com/produtos/email-marketing

Lembre-se de que este passo a passo é apenas a ponta do iceberg, tem muita coisa para explorar! Acompanhe nossos posts de e-mail marketing e seja um explorador. Vamos lá, quebre esse gelo!

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                         jose-augusto-analista-de-e-mail-marketing

José Augusto 

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br

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