Perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC) - Blog Raffcom
 Perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC)

Perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC)

No post anterior, sobre os Processos de Inteligência Competitiva (IC), você conheceu as três principais etapas que norteiam o fluxo de IC. É de suma importância entender como o planejamento, monitoramento e suporte andam interconectados.

Diante disso, num ambiente corporativo, o profissional de Inteligência Competitiva é o responsável por auxiliar os gestores da empresa com informações, análises e recomendações consistentes para a tomada de decisões. Sendo assim, aumenta cada vez mais a atuação do Analista de IC nas empresas brasileiras, principalmente Agências de Marketing Digital e Startups.

MAPA DAS EMPRESAS FILIADAS À ABStartups

nubank - Perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC)

  • São Paulo (1320) concentra o maior número de Startups, em segundo Minas Gerais (365)  e por último o Rio de Janeiro (343);
  • Web app (226) é o setor de atuação mais presente no universo das Startups, em segundo Internet (163) e logo Educação (163).

Ver na íntegra.

Para que esse profissional possa contribuir de forma efetiva nas Startups, algumas competências são requisitos fundamentais, para que o Analista de IC exerça de forma consistente seu trabalho de coleta, análise de informações e concorrência, e pesquisa de tendências globais.

5 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE IC

  1. Elaborar metas que apresentem o potencial de mercado da empresa;
  2. Aptidão para identificar mudanças externas;
  3. Capacidade de fazer posicionamento de negócio;
  4. Estabelecer prioridades;
  5. Capacidade de incorporar a realidade da empresa em uma tendência de mercado.

As competências abordadas acima são algumas das que se destacam entre os Analistas de IC e exigidas no mercado de trabalho. Essa área de atuação é multidisciplinar e determina que o profissional trabalhe de modo co-criativo entre vários setores, como o de engenharia, química, administrativo e entre outros.

FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE IC

Para a formação de uma equipe de IC é preciso conhecer o tipo de trabalho e as atribuições de cada função. Coordenador, Analista e Coletor são algumas das funções que se destacam nessa área.

Função Descrição
Coordenador
  • delegar o que cada especialista deve fazer, orientando-os nas etapas de cada processo;
  • interligar a equipe a uma problemática de inteligência;
  • repassar informações relevantes;
  • auditar os processos e produtos finais de inteligência, para que se mantenham com qualidade e padronizados;
  • manter relação com os tomadores de decisão.
Analista
  • realizar entrevistas e aplicar questionários;
  • prever tendências e observar os acontecimentos de mercado;
  • selecionar fontes de informação com autoridade;
  • identificar gaps e bugs em processos e produtos;
  • saber quando parar a análise.
Coletor
  • monitorar fontes de informação relevantes e confiáveis;
  • pesquisar e filtrar informações relevantes;
  • levantar e organizar dados e informações;
  • comunicar o Analista sobre novas tendências e mudanças de mercado.

Bom, agora que você conheceu um pouco mais do perfil do profissional de Inteligência Competitiva, veja o quanto suas atribuições podem ajudar os gestores a tomarem decisões mais coerentes e menos arriscadas. Contar com esse profissional traz competitividade para a empresa e ajuda a desenvolver uma cultura de pesquisa analítica. Continue acompanhando as próximas postagens, pois ainda será abordado mais sobre essa temática.

Até breve!

REFERÊNCIAS

Um raio-x das startups brasileiras
Oito competências e o profissional de inteligência competitiva
Perfil do profissional em inteligência competitiva: um estudo exploratório no Brasil

Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Como interagir com seus clientes nas Redes Sociais

Segundo um estudo da eMarketer, até o final de 2017 haverá 97.8 milhões de pessoas utilizando redes sociais no Brasil, o que corresponde a praticamente metade da população que aqui habita. Isso evidencia um fato inquestionável: as mídias sociais são verdadeiros canais de comunicação em massa. Da mesma forma que a televisão, por exemplo, elas […]

A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

É de senso comum que para ter sucesso em suas ações, uma companhia precisa estar sempre atenta aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital para a sua empresa tornou-se imprescindível para viabilizar essa aproximação. Partindo do […]

Como a Inteligência Artificial Impactará o Marketing Digital no Futuro?

O tema mais discutido no Festival de Cannes deste ano foi Inteligência Artificial (IA), o pai da World Wide Web (WWW), o físico Tim Berners-Lee, afirmou que o conceito é desafiador para as empresas de todos os nichos de atuação e também para os seres humanos. Segundo ele, o uso inteligente de dados se tornará […]