Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas
 Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas

Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas

Agora empresas e marcas podem usar a marcação de dados estruturados para adicionar ou modificar as redes sociais exibidos nos resultados de pesquisa.

A atualização do Google Knowledge Graph já havia sido habilitada em novembro de 2014 para algumas figuras públicas mundiais, como bandas e artistas, mas agora, também começa a exibir automaticamente os perfis nas redes sociais para marcas e empresas que geram a caixa do Google Knowledge Graph em seus resultados de pesquisa. Como de costume, a atualização foi implementada inicialmente nos países que utilizam o idioma inglês, mas acreditamos que muito em breve a novidade chegará para os resultados de pesquisa aqui no Brasil. Saia na frente e já deixe o site da sua marca ou empresa preparado para a atualização.

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Até o momento o Google divulgou que será possível configurar a exibição para o Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Youtube, LinkedIn e Myspace. Desses citados, o Google exibirá os mais relevantes em resposta as consultas de pesquisa dos usuários. Outras redes ainda não serão exibidas. Para que nos resultados de pesquisa relacionados à sua empresa não falte sequer um perfil de uma rede social em que ela está presente, você pode adicionar a marcação de dados estruturados para o seu site, utilizando o vocabulário schema.org junto com o formato de marcação JSON-LD. Essa marcação também serve para indicar ao Google quais são as redes sociais mais relevantes para o seu negócio, garantindo que elas apareçam no resultado ao invés de outras secundárias.

Adicionando marcação de dados estruturados em seu site

Schema.org e JSON-LD são um formato padrão para a incorporação de dados estruturados em páginas da web. Para que o Google possa reconhecer os perfis sociais da sua marca ou empresa, certifique-se que o seu site esteja cumprindo os requisitos a seguir:

  • Código de marcação publicada na página do seu site
  • As páginas com o código de marcação devem estar desbloquadas para o Googlebot através do robots.txt
  • Uma pessoa ou registro de organização na marcação com:
  • “Url” = a url do seu site • “SameAs” = as urls das páginas dos seus perfis nas redes sociais.

Exemplo de código de marcação em JSON-LD para especificar perfis sociais da sua marca ou empresa

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O código de marcação acima pode ser inserido dentro das tags ou da página, seja manualmente (caso não tenha conhecimento em HTML, solicite ajuda à sua equipe de TI) ou através do Google Tag Manager. Ele não afetará a forma como ela é exibida nos navegadores dos usuários.
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Como testar e publicar a sua marcação

Para verificar se o código de marcação inserido em sua página está bem estruturado e será processado pelo Google, copie o código-fonte da sua página e cole dentro da ferramenta Teste de dados estruturados do Google. Na próxima indexação de página que o Google fizer, os algoritmos processarão os perfis do seu código de marcação e os tornarão elegíveis nos resultados de pesquisa. Ao invés de ficar esperando pela indexação, você também pode pedir para o Google rastrear sua página imediatamente, seguindo as instruções aqui (mesmo com esse processo, a indexação pode levar até uma semana). Há algum tempo o Google prioriza em seus resultados os sites das marcas e empresas que possuem engajamento nas redes sociais. Aqui na agência já começamos a configurar os sites dos nossos clientes para essa atualização, configure o seu também e em caso de dúvida não deixe de nos perguntar. Até o próximo post.

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Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

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