Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas
 Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas

Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas

Agora empresas e marcas podem usar a marcação de dados estruturados para adicionar ou modificar as redes sociais exibidos nos resultados de pesquisa.

A atualização do Google Knowledge Graph já havia sido habilitada em novembro de 2014 para algumas figuras públicas mundiais, como bandas e artistas, mas agora, também começa a exibir automaticamente os perfis nas redes sociais para marcas e empresas que geram a caixa do Google Knowledge Graph em seus resultados de pesquisa. Como de costume, a atualização foi implementada inicialmente nos países que utilizam o idioma inglês, mas acreditamos que muito em breve a novidade chegará para os resultados de pesquisa aqui no Brasil. Saia na frente e já deixe o site da sua marca ou empresa preparado para a atualização.

perfis-sociais-nos-resultados-de-pesquisa-do-google

Até o momento o Google divulgou que será possível configurar a exibição para o Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Youtube, LinkedIn e Myspace. Desses citados, o Google exibirá os mais relevantes em resposta as consultas de pesquisa dos usuários. Outras redes ainda não serão exibidas. Para que nos resultados de pesquisa relacionados à sua empresa não falte sequer um perfil de uma rede social em que ela está presente, você pode adicionar a marcação de dados estruturados para o seu site, utilizando o vocabulário schema.org junto com o formato de marcação JSON-LD. Essa marcação também serve para indicar ao Google quais são as redes sociais mais relevantes para o seu negócio, garantindo que elas apareçam no resultado ao invés de outras secundárias.

Adicionando marcação de dados estruturados em seu site

Schema.org e JSON-LD são um formato padrão para a incorporação de dados estruturados em páginas da web. Para que o Google possa reconhecer os perfis sociais da sua marca ou empresa, certifique-se que o seu site esteja cumprindo os requisitos a seguir:

  • Código de marcação publicada na página do seu site
  • As páginas com o código de marcação devem estar desbloquadas para o Googlebot através do robots.txt
  • Uma pessoa ou registro de organização na marcação com:
  • “Url” = a url do seu site • “SameAs” = as urls das páginas dos seus perfis nas redes sociais.

Exemplo de código de marcação em JSON-LD para especificar perfis sociais da sua marca ou empresa

script-marcacao-dados-estruturados

O código de marcação acima pode ser inserido dentro das tags ou da página, seja manualmente (caso não tenha conhecimento em HTML, solicite ajuda à sua equipe de TI) ou através do Google Tag Manager. Ele não afetará a forma como ela é exibida nos navegadores dos usuários.
– See more at: http://lab.raffcom.com.br/page/4/#sthash.7CzLJuC0.dpuf

Como testar e publicar a sua marcação

Para verificar se o código de marcação inserido em sua página está bem estruturado e será processado pelo Google, copie o código-fonte da sua página e cole dentro da ferramenta Teste de dados estruturados do Google. Na próxima indexação de página que o Google fizer, os algoritmos processarão os perfis do seu código de marcação e os tornarão elegíveis nos resultados de pesquisa. Ao invés de ficar esperando pela indexação, você também pode pedir para o Google rastrear sua página imediatamente, seguindo as instruções aqui (mesmo com esse processo, a indexação pode levar até uma semana). Há algum tempo o Google prioriza em seus resultados os sites das marcas e empresas que possuem engajamento nas redes sociais. Aqui na agência já começamos a configurar os sites dos nossos clientes para essa atualização, configure o seu também e em caso de dúvida não deixe de nos perguntar. Até o próximo post.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Facebook lança portal para Agências de Publicidade

No início desta semana surgiu mais um novidade para os profissionais de marketing digital: o “Facebook para agências”. O Facebook para agências é um portal específico para profissionais que atuam em agências e compila dados sobre o Facebook, cases de sucessos nacionais e internacionais, informações, orientações e guias úteis para o planejamento, criação e mensuração […]

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google. Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. […]

Etnografia aplicada às Mídias Sociais

No post o que é etnografia? você conheceu um pouco mais sobre essa área fascinante, que estuda e descreve o comportamento de um determinado grupo através da antropologia e sociologia. Agora chegou a hora de entender e desmistificar conceitos culturais específicos que surgem na etnografia aplicada às mídias sociais, além de responder questões sobre o […]