Pixel do Facebook: o que é e como instalar corretamente - Blog Raffcom
 Pixel do Facebook: O que é e Como Instalar Corretamente

Pixel do Facebook: O que é e Como Instalar Corretamente

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de otimizar e mensurar campanhas publicitárias. Porém, para poder aproveitar este benefício, é necessário a correta instalação de tags e códigos no seu site e uma destas tags é o Pixel do Facebook.
Ao finalizar a leitura deste conteúdo, você irá compreender a importância do pixel e como instalar corretamente em seu site.

O que é o Pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é um código de instalação gerado dentro da aba Pixels do seu Business Manager e que deve ser inserido no cabeçalho do seu site.

Após a instalação deste código, é possível analisar a eficácia do seu anúncio e acompanhar as ações que acontecem em seu site, como uma compra.

O passo a passo completo para a instalação do pixel será explicado no decorrer deste post.

Benefícios

Alcançar Público Qualificado

pixel-facebook

Com o passar do tempo e quanto mais eventos o seu pixel registrar, mais inteligente a plataforma ficará, possibilitando assim que seu anúncio seja entregue a pessoas mais propensas a realizar ações que você determinar como objetivo em seu anúncio.

Criar Públicos Personalizados

pixel-facebook

Com a instalação do pixel em seu site você poderá criar públicos personalizados, ou seja, selecionar uma amostra do público que visitou o seu site com uma janela de até 180 dias e impactar novamente esses usuários. Dentro deste público, que já é seleto, você pode refiná-lo ainda mais e selecionar dentro desta lista de remarketing, somente pessoas que visualizaram uma determinada categoria de seu site, e impactá-los com uma arte personalizada, aumentando ainda mais a probabilidade da sua campanha gerar bons resultados.

Avaliar resultados dos seus Anúncios

pixel-facebook

Através do pixel, você consegue entender os resultados diretos que o seu anúncio gerou e de acordo com o desempenho, tomar as decisões estratégicas saudáveis para sua campanha, como pausar ou aumentar o investimento do anúncio.

Como Instalar

Para ter acesso ao código do pixel você deve ter uma conta de anúncios no Business Manager e clicar na aba Pixel. Se você não conhece muito bem esta plataforma, sugerimos a leitura do conteúdo Conhecendo as Ferramentas do Business Manager.

Depois clique no botão “Começar”.

pixel-facebook

Então, determine um nome para este seu pixel, por exemplo, “Pixel Raffcom”.

Após a criação do seu pixel, você estará pronto para colocar o código em seu site. Existem 3 formas para isso: enviar o código para o desenvolvedor do site; você mesmo instalar em seu site; ou se o seu site possui o Gerenciador de Tag do Google ou plataforma parceira do Facebook.
Em qualquer uma das formas é importante lembrar que o pixel deve ser instalado em TODAS as páginas, assim, teremos o perfeito acompanhamento de tudo o que acontece no site.

Enviar código para um especialista

Se outra pessoa instalar o código, você deve clicar em “Enviar as instruções por email para um desenvolvedor” e adicionar o e-mail do seu parceiro no campo destinado para isso. Ele receberá os códigos necessários e poderá fazer a instalação.

pixel-facebook

Eu mesmo farei isso

Se você possui acesso ao código do seu site e tem conhecimento para fazer tal ação, você deve clicar em “Instalar o código manualmente por conta própria”.

pixel-facebook

Ao clicar nessa opção você será direcionado para uma página com o código do seu pixel, e deve copiar o código e colá-lo no campo base do seu site, especificamente entre as tags <head> </head>, ou encontre o modelo de cabeçalho no seu CMS ou plataforma web.
O código do seu pixel deve estar depois da tag <head> e antes da </head> do seu site.
Como no exemplo:

pixel-facebook

Aqui na Agência Raffcom, instalamos o gerenciador de tags do Google, em todos os sites de nossos clientes e quando precisamos gerenciar códigos de acompanhamento dos sites, como o pixel do Facebook, podemos usufruir da vantagem de gerenciar este código pelo Tag Manager de forma prática.
Se você também possui o Tag Manager instalado em seu site, pode acompanhar o seguinte passo a passo (se ainda não tem, dá uma olhada nesse material bem bacana sobre como instalar o Tag Manager de maneira fácil em seu site):

  • – Siga os primeiros passos já citados para copiar seu código de Pixel.
  • – Acesse a sua conta no Tag Manager e clique em “Tags” no canto superior esquerdo.
  • – Clique em “Nova”.

pixel-facebook

  • – Abrirá uma caixa, insira um nome para a nova tag, escolha algo simples e que você consiga identificar facilmente quando precisar, por exemplo: “Pixel Facebook”.
  • – Após ter o nome, clique em “Configuração da Tag”, escolha o tipo de tag, “HTML Personalizado” e cole o código do pixel na caixa de texto destinada para isso.

pixel-facebook

  • – Em “Opções de disparo da tag”, selecione “Uma vez por página”+.
  • – E na próxima caixa, “Acionamento”, escolha “All Pages” (para que o pixel seja instalado em todas as páginas).

Plataforma parceira

Se a plataforma do seu site for um dos parceiros do Facebook, existem formas ainda mais fáceis e seguras para concluir a instalação do pixel no seu site.
Alguns dos parceiros Facebook mais conhecidos são: Magento, WooCommerce, Shopify e Wix e você pode conferir mais detalhes de instalação em cada um dos links marcados.

pixel-facebook

Certifique que o pixel está funcionando

O Auxiliar de Pixel do Facebook é uma ferramenta de solução de problemas que ajuda você a descobrir se seu pixel está funcionando. Trata-se de um plugin do navegador Google Chrome que verifica se os sites possuem o pixel instalado corretamente, e caso contrário, auxilia na correção da instalação.

Você pode adicioná-lo ao seu Google Chrome gratuitamente, é só procurar por “Auxiliar de Pixel do Facebook”, na Web Store do navegador.

pixel-facebook

Após ter instalado o auxiliar de pixel, clique no ícone dele na barra de endereços e verifique no pop-up se há um pixel instalado no seu site e se ele está corretamente instalado.

pixel-facebook

Depois da correta instalação do pixel, você deve acompanhar continuamente a aba Pixel do seu Business Manager para verificar se o código está registrando todas as ações do site.

Seguindo todos estes passos, é possível usufruir de várias vantagens, estratégias e dicas que só o Pixel do Facebook é capaz de proporcionar, como já abordamos em outros conteúdos do nosso blog, veja:

5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads
Social Ads para e-commerce: será que funciona?

Devo informar também que, devido a sua complexidade e importância às campanhas, o Pixel do Facebook engloba diversos outros temas como Eventos, Públicos Personalizados, Anúncios de Conversão, de Catálogos, entre outros temas, que vamos abordar em futuros posts. Por isso, fique ligado e não perca nenhuma atualização do nosso blog.

Espero que você tenha compreendido o que é e como instalar corretamente o Pixel do Facebook. Se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários abaixo, será um prazer ajudar você.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

                  lucas-marchi-analista-social-ads

Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Uma das melhores maneiras de entender dados e interpretar métricas que realmente importam para um negócio é selecionando KPIs saudáveis para a operação de uma empresa. Indo de encontro a isso, uma das etapas do processo de web analytics, que de certa forma otimiza o processo como um todo, é a criação de painéis personalizados no Google […]

Novo Formato de Campanhas “Somente para Chamada” no Google AdWords

O Google AdWords lançou recentemente uma nova função para quem visa aumentar o recebimento de chamadas telefônicas em anúncios. Agora é possível criar uma campanha com foco total em chamadas telefônicas, concentrando os esforços para atrair pessoas que cliquem em ligar diretamente no anúncio. Com isso, essa campanha utilizará de um tipo de lance diferente […]

Usando o Google Tag Manager (GTM)

Hoje escrevo para compartilhar uma das minhas ferramentas preferidas, o Google Tag Manager. No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Manager, auxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que […]