Pixel do Facebook: o que é e como instalar corretamente - Blog Raffcom
 Pixel do Facebook: O que é e Como Instalar Corretamente

Pixel do Facebook: O que é e Como Instalar Corretamente

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de otimizar e mensurar campanhas publicitárias. Porém, para poder aproveitar este benefício, é necessário a correta instalação de tags e códigos no seu site e uma destas tags é o Pixel do Facebook.
Ao finalizar a leitura deste conteúdo, você irá compreender a importância do pixel e como instalar corretamente em seu site.

O que é o Pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é um código de instalação gerado dentro da aba Pixels do seu Business Manager e que deve ser inserido no cabeçalho do seu site.

Após a instalação deste código, é possível analisar a eficácia do seu anúncio e acompanhar as ações que acontecem em seu site, como uma compra.

O passo a passo completo para a instalação do pixel será explicado no decorrer deste post.

Benefícios

Alcançar Público Qualificado

Com o passar do tempo e quanto mais eventos o seu pixel registrar, mais inteligente a plataforma ficará, possibilitando assim que seu anúncio seja entregue a pessoas mais propensas a realizar ações que você determinar como objetivo em seu anúncio.

Criar Públicos Personalizados

Com a instalação do pixel em seu site você poderá criar públicos personalizados, ou seja, selecionar uma amostra do público que visitou o seu site com uma janela de até 180 dias e impactar novamente esses usuários. Dentro deste público, que já é seleto, você pode refiná-lo ainda mais e selecionar dentro desta lista de remarketing, somente pessoas que visualizaram uma determinada categoria de seu site, e impactá-los com uma arte personalizada, aumentando ainda mais a probabilidade da sua campanha gerar bons resultados.

Avaliar resultados dos seus Anúncios

Através do pixel, você consegue entender os resultados diretos que o seu anúncio gerou e de acordo com o desempenho, tomar as decisões estratégicas saudáveis para sua campanha, como pausar ou aumentar o investimento do anúncio.

Como Instalar

Para ter acesso ao código do pixel você deve ter uma conta de anúncios no Business Manager e clicar na aba Pixel. Se você não conhece muito bem esta plataforma, sugerimos a leitura do conteúdo Conhecendo as Ferramentas do Business Manager.

Depois clique no botão “Começar”.

pixel-facebook

Então, determine um nome para este seu pixel, por exemplo, “Pixel Raffcom”.

Após a criação do seu pixel, você estará pronto para colocar o código em seu site. Existem 3 formas para isso: enviar o código para o desenvolvedor do site; você mesmo instalar em seu site; ou se o seu site possui o Gerenciador de Tag do Google ou plataforma parceira do Facebook.
Em qualquer uma das formas é importante lembrar que o pixel deve ser instalado em TODAS as páginas, assim, teremos o perfeito acompanhamento de tudo o que acontece no site.

Enviar código para um especialista

Se outra pessoa instalar o código, você deve clicar em “Enviar as instruções por email para um desenvolvedor” e adicionar o e-mail do seu parceiro no campo destinado para isso. Ele receberá os códigos necessários e poderá fazer a instalação.

pixel-facebook

Eu mesmo farei isso

Se você possui acesso ao código do seu site e tem conhecimento para fazer tal ação, você deve clicar em “Instalar o código manualmente por conta própria”.

pixel-facebook

Ao clicar nessa opção você será direcionado para uma página com o código do seu pixel, e deve copiar o código e colá-lo no campo base do seu site, especificamente entre as tags <head> </head>, ou encontre o modelo de cabeçalho no seu CMS ou plataforma web.
O código do seu pixel deve estar depois da tag <head> e antes da </head> do seu site.
Como no exemplo:

pixel-facebook

Aqui na Agência Raffcom, instalamos o gerenciador de tags do Google, em todos os sites de nossos clientes e quando precisamos gerenciar códigos de acompanhamento dos sites, como o pixel do Facebook, podemos usufruir da vantagem de gerenciar este código pelo Tag Manager de forma prática.
Se você também possui o Tag Manager instalado em seu site, pode acompanhar o seguinte passo a passo (se ainda não tem, dá uma olhada nesse material bem bacana sobre como instalar o Tag Manager de maneira fácil em seu site):

  • – Siga os primeiros passos já citados para copiar seu código de Pixel.
  • – Acesse a sua conta no Tag Manager e clique em “Tags” no canto superior esquerdo.
  • – Clique em “Nova”.

pixel-facebook

  • – Abrirá uma caixa, insira um nome para a nova tag, escolha algo simples e que você consiga identificar facilmente quando precisar, por exemplo: “Pixel Facebook”.
  • – Após ter o nome, clique em “Configuração da Tag”, escolha o tipo de tag, “HTML Personalizado” e cole o código do pixel na caixa de texto destinada para isso.

pixel-facebook

  • – Em “Opções de disparo da tag”, selecione “Uma vez por página”+.
  • – E na próxima caixa, “Acionamento”, escolha “All Pages” (para que o pixel seja instalado em todas as páginas).

Plataforma parceira

Se a plataforma do seu site for um dos parceiros do Facebook, existem formas ainda mais fáceis e seguras para concluir a instalação do pixel no seu site.
Alguns dos parceiros Facebook mais conhecidos são: Magento, WooCommerce, Shopify e Wix e você pode conferir mais detalhes de instalação em cada um dos links marcados.

pixel-facebook

Certifique que o pixel está funcionando

O Auxiliar de Pixel do Facebook é uma ferramenta de solução de problemas que ajuda você a descobrir se seu pixel está funcionando. Trata-se de um plugin do navegador Google Chrome que verifica se os sites possuem o pixel instalado corretamente, e caso contrário, auxilia na correção da instalação.

Você pode adicioná-lo ao seu Google Chrome gratuitamente, é só procurar por “Auxiliar de Pixel do Facebook”, na Web Store do navegador.

pixel-facebook

Após ter instalado o auxiliar de pixel, clique no ícone dele na barra de endereços e verifique no pop-up se há um pixel instalado no seu site e se ele está corretamente instalado.

pixel-facebook

Depois da correta instalação do pixel, você deve acompanhar continuamente a aba Pixel do seu Business Manager para verificar se o código está registrando todas as ações do site.

Seguindo todos estes passos, é possível usufruir de várias vantagens, estratégias e dicas que só o Pixel do Facebook é capaz de proporcionar, como já abordamos em outros conteúdos do nosso blog, veja:

5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads
Social Ads para e-commerce: será que funciona?

Devo informar também que, devido a sua complexidade e importância às campanhas, o Pixel do Facebook engloba diversos outros temas como Eventos, Públicos Personalizados, Anúncios de Conversão, de Catálogos, entre outros temas, que vamos abordar em futuros posts. Por isso, fique ligado e não perca nenhuma atualização do nosso blog.

Espero que você tenha compreendido o que é e como instalar corretamente o Pixel do Facebook. Se ficou alguma dúvida, utilize o campo de comentários abaixo, será um prazer ajudar você.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

                  lucas-marchi-analista-social-ads

Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing?

Chegamos ao terceiro post da nossa série sobre e-mail marketing! Já explicamos o que ele é, como utilizá-lo e porque adotar estratégias para essa mídia. Agora é hora de te ajudar a escolher um bom disparador de e-mail marketing. Dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, é cada vez mais complicado escolher a melhor […]

Por que utilizar estratégias de links patrocinados?

Muito bem! Agora que você já sabe o que são links patrocinados e até aprendeu, passo a passo, como criar uma campanha, deve estar se perguntando: “Por que utilizar estratégias de links patrocinados?”. A resposta é muito mais simples do que realmente parece ser. Basta fazer uma relação com o seu próprio dia a dia […]

Tendências de Marketing Digital para 2017

É impossível prever o futuro. Mas, com base em pesquisas e muito planejamento, é possível traçar diretrizes que vão ajudar a entender as principais tendências de Marketing Digital para 2017. Nos próximos anos, os usuários passarão a ser impactados em todas as etapas da sua jornada de forma engajada e relevante. E nos devemos estar […]