Por que utilizar estratégias de links patrocinados?
 Por que utilizar estratégias de links patrocinados?

Por que utilizar estratégias de links patrocinados?

Muito bem! Agora que você já sabe o que são links patrocinados e até aprendeu, passo a passo, como criar uma campanha, deve estar se perguntando: “Por que utilizar estratégias de links patrocinados?”.

A resposta é muito mais simples do que realmente parece ser. Basta fazer uma relação com o seu próprio dia a dia para entender que a utilização de links patrocinados oferece diversas vantagens, além de altas taxas de conversão.

Os buscadores estão sendo utilizados mais do que nunca

Quando foi a última vez que você ficou um dia inteiro sem pesquisar alguma coisa na internet? Pois bem, assim como você, milhares de pessoas buscam diariamente por uma infinidade de conteúdo na internet, como produtos, marcas ou informações. O Google estima que são realizadas no mundo mais de 3,3 bilhões de pesquisas por dia. É muita coisa, não?

utilizamos-buscadores-mais-do-que-nunca

De acordo com a Nielsen IBOPE, possuímos no Brasil mais de 70 milhões de usuários ativos que utilizam a internet em casa ou no trabalho. Segundo estudos da eMarketer, somos o quinto país com os usuários mais ativos da internet, atrás apenas de China, Índia, EUA e Japão.

Considerando isso, aquele velho ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado” pode vir bem a calhar. Não ser lembrado por tanta gente pode deixar seu negócio em ampla desvantagem no mercado. Esteja sempre próximo do seu consumidor, pois ele pode estar buscando pelo seu produto agora mesmo.

Atinja o público certo na hora certa

Por trás de cada pesquisa, existe uma necessidade a ser saciada. E as ferramentas de anúncios em links patrocinados (principalmente o Google AdWords) possibilitam que estejamos muito próximos do usuário na hora que essa necessidade se manifesta.

Para sermos mais assertivos na hora de atingir o público, precisamos entender os tipos de busca que esse usuário realiza, além de entender de forma estratégica como o seu mercado está se comportando. Munidos dessas informações sobre o comportamento do consumidor conseguimos atingir o usuário nos mais diversos momentos da navegação, com sua marca indo até o consumidor ou o consumidor vindo até a sua marca.

Para fornecer insights e previsões neste processo de segmentação, o próprio Google possui ferramentas gratuitas, como o Display Planner e o Planejador de Palavras-Chave, que podem ser acessados a partir da aba “Ferramentas”, em sua conta:

display-planner-google-adwords-estratégias-de-links-patrocinados

Encontre o formato ideal

Como já explicamos neste post sobre o que são links patrocinados, existem diversos formatos de campanha que o Google AdWords disponibiliza. Cada um deles tem suas próprias vantagens e é possível exibir mais de um anúncio na mesma conta ou até, em alguns casos, na mesma campanha. Vamos a eles:

Campanhas de pesquisa

Este é o formato mais utilizado no Google AdWords. Nele, o usuário pesquisa por um termo específico e o algoritmo do Google exibe para ele anúncios relacionados a essa busca.

Campanhas de display

São anúncios gráficos ou em vídeo que podem ser exibidos em blogs, portais, sites, aplicativos e nos diversos canais que pertencem à Google Display Network.

Campanhas de vídeo

Aqui você pode anunciar seu vídeo na rede do YouTube, um dos sites mais acessados do mundo. Através desse tipo de campanha, você pode veicular seu anúncio em vídeos relevantes para seu público ou para ser exibido como resultado de buscas realizadas nesse portal.

Campanhas de Shopping

Muito utilizado por lojas online este tipo de formato funciona como um comparador de produtos. Quando o usuário realiza uma busca por um produto específico, é exibida uma lista de resultados com imagem, preço e um resumo de informações da mercadoria, facilitando a comparação de produtos.

Campanhas para aplicativos

Este formato é disponível apenas para aplicativos. Ele conta com recursos como incentivar o download ou engajar usuários que já realizaram download do seu aplicativo.

Consiga resultados muito mais rápidos

Os links patrocinados geram resultados de maneira incrivelmente rápida, muito mais velozes que uma estratégia de SEO. Basta a campanha ir ao ar para os resultados começarem a aparecer, atraindo um público qualificado para o site, bem como fomentando a geração de leads e até mesmo de vendas diretas.

Aproveite a flexibilidade para mudar

aproveite-flexibilidade-para-mudar

Uma das grandes vantagens de investir em links patrocinados é a flexibilidade no momento de determinar o orçamento. Qualquer empresa pode investir em links patrocinados, determinando um orçamento diário máximo, que permite um maior controle dos gastos e também dos resultados obtidos.

Além disso, também é possível determinar a melhor forma de investir em links patrocinados. Isso pode ocorrer através do CPC, onde o anúncio só é contabilizado quando alguém clica nele, do CPM, onde é possível pagar um valor predeterminado por um lote de 1000 visualizações do seu anúncio, do CPA, que só é pago quando uma conversão ou aquisição de cliente é obtida, ou do CPV, que é o custo por visualização, onde você só paga quando um usuário assistir o vídeo.

Além disso, ao investir em estratégias de links patrocinados, há a possibilidade de recuperar o investimento que já foi feito e mudar os anúncios sempre que desejar, maximizando os resultados do seu investimento, bem diferente do que acontece na publicidade comum, que é uma via de mão única.

Para isso, basta acessar sua conta e fazer as alterações necessárias, depois é só ativar a campanha e pronto, seus anúncios estarão online novamente.

Realize testes e agilize as otimizações

Como já explicamos neste post sobre testes multivariáveis, a comparação dos dados através dos testes A/B elimina a necessidade de recorrer ao perigoso “achismo” ou à adivinhação na hora de identificar e resolver problemas em seus anúncios ou websites.

Os testes consistem na apresentação de diferentes versões de links patrocinados (ou de páginas de destino) para seu público, e no estudo da reação destas parcelas. Este estudo permitirá que você conheça melhor o seu público, e possa escolher as chamadas que oferecem um melhor resultado, aumentando assim, as chances de conversão, de acordo com a experiência dos usuários.

Para criar um bom anúncio, é preciso se atentar a três fatores que o Google considera fundamentais, a taxa de cliques, a relevância do seu anúncio e a experiência do usuário na página de destino.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é o número de cliques divididos pelo número de vezes que o anúncio foi exibido. Uma CTR alta é um bom indicador de que os usuários consideram seus anúncios úteis e relevantes. Caso você perceba que os resultados estão muito abaixo das suas expectativas, procure fazer testes no texto e no layout.

Relevância do anúncio

Esse fator indica a relevância de sua palavra-chave com relação à mensagem de seus anúncios.  Nesse quesito, o Google procura entender se as palavras-chave, o texto do seu anúncio e o conteúdo oferecido no seu site ou blog realmente conversam entre si. Por exemplo, se alguém pesquisar pela palavra-chave e o seu anúncio for exibido, a página para onde o usuário será encaminhado terá conteúdo compatível com o que ele procurou? Para ver o status da relevância do anúncio, é só ir até a guia “Palavras-chave” na página “Campanhas” e passar o mouse sobre o ícone de balão ao lado da palavra-chave.

Experiência da página de destino

Esta é uma medida utilizada pelo Google AdWords para estimar a relevância e a utilidade da página de destino do seu website ou landing page para as pessoas que clicam no seu anúncio. Por isso, é preciso certificar-se de que a sua página de destino é clara e útil para o que os usuários querem encontrar e se está relacionada com a palavra-chave do anúncio.

Avalie os resultados

Em campanhas de links patrocinados, você dispõe de diversas métricas e relatórios que o auxiliam na compreensão dos resultados obtidos na campanha. Além das famosas métricas de custo como CPC, CPA, CPV e CPM e métricas de interação, como CTR, Cliques, Impressões, Conversões e muito mais, contamos com várias outras que podem nos fornecer indicativos muito importantes de como o seu público interage com sua campanha. Fazer o acompanhamento desses indicativos é essencial na otimização das campanhas, para que seja possível atingir o usuário certo no momento certo.

O Google AdWords ainda possui o recurso de acompanhamento de conversões, que permite a avaliação de campanhas que estão trazendo os melhores resultados, de acordo com os objetivos da empresa, mas isso é assunto para um próximo post!

Um relatório que fornece, de maneira muito simples, várias métricas para o acompanhamento dos resultados é a aba “Dimensões” do Google AdWords. Não se esqueça de selecionar também as principais métricas que deseja exibir em “Colunas”.

relatório-resultados-campanha-aba-dimensões

As estratégias de links patrocinados estão em constante atualização e desenvolvimento, por isso requerem bastante planejamento e dedicação. Para melhores resultados e análises ainda mais aprofundadas, lembre-se que o ideal é investir em agências certificadas para a realização de suas campanhas.

Espero ter trazido informações úteis para você. Mas, caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em perguntar!

Até a próxima!

                     gustavo-bein

Gustavo Bein

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br


Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Novo Formato de Campanhas “Somente para Chamada” no Google AdWords

O Google AdWords lançou recentemente uma nova função para quem visa aumentar o recebimento de chamadas telefônicas em anúncios. Agora é possível criar uma campanha com foco total em chamadas telefônicas, concentrando os esforços para atrair pessoas que cliquem em ligar diretamente no anúncio. Com isso, essa campanha utilizará de um tipo de lance diferente […]

Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

É notório que o YouTube, bem como os anúncios do YouTube, vêm se destacando nos últimos anos. Tornando-se, cada vez mais, uma fonte incontestável de engajamento dos usuários. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Ipsos, 98% dos usuários de smartphone utilizam o aparelho diariamente para a visualização de vídeos. Cerca de […]

Geolocalização em Social Ads: Vantagens e Melhores Práticas

As campanhas de geolocalização em social ads são feitas com base em um endereço, um ponto físico ideal para atingir o público-alvo. Diferente das demais campanhas, a Geolocalização é específica e minuciosa. Não mira em uma cidade, estado ou país inteiro, mas sim, em algo específico, como uma loja física, uma academia, um centro de […]