Por que utilizar estratégias de Social Ads? - Blog Raffcom
 Por que utilizar estratégias de Social Ads

Por que utilizar estratégias de Social Ads

Agora que você já sabe o que é a publicidade veiculada em redes sociais, domina as principais mídias para anunciar e conhece os erros que não deve cometer, resta entender por que a utilização de estratégias de social ads é uma excelente opção de investimento.

Alcance

Já dizia Milton Nascimento: “todo artista tem de ir aonde o povo está”. E não importa qual é o público alvo da sua empresa, ele com certeza está presente em pelo menos uma das principais redes sociais utilizadas atualmente.

Além disso, a maioria dos seus concorrentes também está imersa no ambiente digital (e há muito mais tempo do que você, na pior das hipóteses). Isso significa que ter presença online deixou de ser um diferencial e tornou-se um pré-requisito para as empresas que almejam o sucesso no meio digital.

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Tais afirmações só são possíveis graças ao alcance gigantesco que as redes sociais têm. Segundo um estudo da Strategy Analytics, elas fecharam o ano de 2015 com 2,2 bilhões de usuários, representando cerca de 31% da população mundial.

Ainda com base neste mesmo estudo, o número de usuários crescerá e atingirá a marca 2,72 bilhões até 2019, cerca de 36% da população mundial. No Brasil, conforme os dados de uma pesquisa da We Are Social, esse número é ainda maior! Estima-se que 47% da população possua uma conta ativa em alguma rede social, o que equivale a 96 milhões de brasileiros atualizando constantemente o seu vocabulário de memes.

Mas aí você se pergunta: não fica difícil atingir as pessoas certas com tanta gente no mesmo lugar? A resposta é não e a explicação se encontra logo abaixo.

Segmentação

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Graças ao alto poder de segmentação das ferramentas de anúncio em redes sociais, é possível atingir o seu público alvo em cheio e interagir diretamente com ele.

Facebook

A plataforma mais forte nesse quesito é, sem dúvidas, o Facebook. Além de ser a rede social com maior número de usuários ativos (1,6 bilhões no mundo e 92 milhões no Brasil), ela oferece incontáveis recursos na hora de segmentar o público que será atingido pelo anúncio. Gênero, idade, localização, status de relacionamento, formação acadêmica, profissão e interesses são algumas das inúmeras possibilidades.

LinkedIn

Além do Facebook, outra rede social que tem ótimas opções de segmentação é o LinkedIn, que conta com mais de 20 milhões de usuários no Brasil.

Por tratar-se da maior rede de compartilhamento de conteúdo profissional, essa plataforma é ideal para empresas que operam no modelo B2B (business to business). Nela, é possível segmentar o público de acordo com critérios específicos dos usuários, tais como formação, cargo ocupado, setor e tamanho da empresa em que trabalha, além de competências profissionais e etc.

Twitter

No caso do Twitter, há um tipo de segmentação que é o forte da plataforma: programação televisiva e cobertura de grandes eventos.  Por tratar-se da maior rede social voltada ao compartilhamento de acontecimentos em tempo real, ela pode ser bastante útil para empresas que souberem utilizar esse recurso.

Instagram

Com mais 400 milhões de usuários no mundo, o Instagram, quando comparado com o Facebook, possui um público cerca de 15 vezes mais engajado com a plataforma e com o conteúdo. A rede social ainda permite a realização de 3 tipos de campanhas, as de cliques no site, instalações do aplicativo móvel e as de visualizações do vídeo.

Por pertencer ao Facebook, as opções de segmentação são as mesmas, portanto é possível continuar utilizando os mesmos recursos do Facebook, incluindo públicos salvos, personalizados e lookalike, o que torna essa plataforma um excelente meio de auxílio às conversões e de criação de lembrança da marca.

Aumento nas conversões

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Anunciar nas redes sociais é uma ótima forma de aumentar as suas conversões! Isso é possível porque, através da segmentação, você oferece seu produto somente para pessoas que tenham interesse nele ou que já visitaram o seu site, mas não converteram, com a ajuda do remarketing.

Construção de marca

Outra grande vantagem é a possibilidade de fazer muito mais do que apenas divulgar produtos. Isso é importante porque, dia após dia, as pessoas têm deixado de comprar produtos para começarem a comprar marcas, propósitos e maneiras de se comunicar.

As redes sociais podem auxiliar muito, neste sentido, se a empresa utilizar as estratégias corretas de social ads. Aproveite para construir histórias, criando e divulgando a identidade da marca da empresa e atinja (em cheio) o coração dos consumidores.

Interação com o público

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Por outro lado, somente construir a marca não é suficiente, é preciso fortalecê-la. Felizmente, as redes sociais têm se apresentado como uma excelente maneira de fazer isso.

As empresas que mais se destacam nesses meios são aquelas que mantêm um relacionamento constante e com foco nos clientes, sempre interagindo com eles e engajando-os, como é o caso da Netflix, Coca-Cola e Pontofrio.

Assim, nota-se que é possível utilizar estes canais como uma excelente forma de aproximar os consumidores e potenciais novos clientes. Mas lembre-se que, nas redes sociais, você tem uma espécie de compromisso com o público, por isso, faça postagens frequentes, com qualidade e jamais deixe abandonado o perfil da empresa.

Apelo visual

O apelo visual aplica-se mais especificamente ao Instagram, que possui mais de 300 milhões de usuários ativos e é a principal mídia para compartilhamento de fotos. Este canal é ideal para empresas que possuem produtos atrativos e querem cativar seu público através de recursos visuais.

Recentemente, foi anunciado o Instagram para Empresas, com ferramentas voltadas para negócios. Infelizmente, esses recursos só foram liberados nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, por enquanto. Há muita expectativa para a sua implementação no Brasil, visto que ela auxiliará as empresas dos mais diversos segmentos.

Mensuração de dados

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Outra excelente vantagem de anunciar em redes sociais é a enorme quantidade de dados que podem ser coletados. Há diversas métricas a serem levadas em consideração, tais como o número de pessoas que visualizaram e interagiram com o anúncio ou que visitaram o site através dele e converteram.

Com estes e outros números é possível fazer uma análise mais criteriosa, avaliar se o desempenho dos anúncios está dentro do esperado e realizar otimizações, caso não esteja.

Controle da Perfomance

Outro grande benefício dos números obtidos é o conhecimento mais aprofundado do seu público. Ao analisar os usuários que clicaram ou interagiram com o seu anúncio, podem surgir ideias sobre novas maneiras de atingi-los e até mesmo identificar outras oportunidades e nichos de mercado.

Lembre-se de abrir suas ferramentas de métricas todos os dias para visualizar sua evolução. Este acompanhamento é o que dará fundamento para suas próximas ações, então fique atento.

Como mensurar?

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Para mensurar os resultados das suas estratégias de social ads, é preciso se preocupar com três critérios: o engajamento, o buzz e as conversões.

O engajamento consiste no quanto as pessoas estão se comprometendo com a sua marca, bem como a quantidade de fãs que a sua marca passou a ter no Facebook, o número de pessoas que estão assinando seu RSS ou podcasts, quantas pessoas estão se inscrevendo no seu canal do YouTube, quantos seguidores passou a ter no Twitter, quantas vezes o post foi favoritado, etc.

O buzz é o barulho que a sua marca gera na internet, ele pode ser definido através da quantidade de retweets que a sua marca está gerando, quantos comentários em posts do blog, quantas novas citações sua marca teve no Google, quantas referências por dia no Twitter, quantas vezes a sua marca saiu na mídia, etc.

E por fim a conversão, quando o usuário, através de um clique ou de uma visita, faz uma ação que é o objetivo da campanha, que pode ser a geração de leads, a captura de e-mails ou o aumento do número de vendas provenientes de mídias sociais.

Ferramentas que auxiliam na mensuração

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Há várias ferramentas que podem te ajudar a mensurar esses critérios de maneira eficaz, para tornar as suas estratégias de social ads cada vez mais efetivas. Abaixo, selecionamos algumas mais abrangentes, mas também existem ferramentas com funções específicas para cada rede social.

Scup

O Scup é uma ferramenta paga, produzida por brasileiros. Com ela é possível monitorar, gerir e analisar as mídias sociais da marca, contribuindo para que a empresa conheça a fundo seu mercado de atuação, consumidores e concorrentes, gerando insights para os negócios e construindo relacionamentos profundos com seu público de interesse.

How Sociable

O How Sociable é uma ferramenta de monitoramento na web que indica as diversas redes e pontos de contato da marca dentro desses ambientes. Ele também classifica a marca por pontos de contato, quanto maior a pontuação melhor sua marca está posicionada na internet.

Addict-o-matic

Quando buscamos um termo, o Addict-o-matic o identifica dentro de algumas redes sociais e sites específicos. Depois, ele separa os resultados por blocos com cada uma das plataformas, como WordPress, Twitter e YouTube. Antes mesmo de utilizar o campo de pesquisa, já é possível ter acesso às buscas mais recentes, na primeira tela do site.

Infegy

Com interface intuitiva, o Infegy oferece soluções em nuvem para monitoramento de mídias sociais e de textos. Ela também prevê tendências e faz análises do mercado, sendo a ferramenta escolhida por grandes empresas como LandRover, Pizza Hut, 3M e Nasa.

Who’s Talkin

O Who’s Talkin é uma ferramenta gratuita que também faz monitoramento de marca em mídias sociais, combinando dados provenientes das plataformas mais populares da internet.

Seekr

A Seekr é uma ferramenta de mensuração de relacionamento social, utilizada para monitorar, atender e se relacionar com os consumidores. Ela possibilita o levantamento de informações acerca do comportamento dos usuários e, com isso, gera insights para campanhas. Ela também é ideal em estratégias de BI, que exigem dados confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.

Pronto! Agora que você já entendeu as diversas vantagens de utilizar estratégias de social ads, é só descobrir qual rede social é mais adequada para o seu negócio e começar a anunciar.

                    victor_dognini

Victor Dognini

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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