Positividade no ambiente de trabalho - Blog Raffcom
 Positividade no ambiente de trabalho

Positividade no ambiente de trabalho

Você já deve ter percebido que com positividade no ambiente de trabalho as coisas dão muito mais certo. Mas porque uma pessoa que enfrenta as situações do dia a dia de forma positiva têm muito mais chances de ser bem sucedida que o contrário?

Vamos pensar que você tenha uma apresentação importante para fazer no seu trabalho. Seu chefe e colegas irão assistir. Você pode se preparar e imaginar que será bem sucedido na apresentação ou deixar a ansiedade tomar conta e achar que não têm capacidade para aquilo. Em qual das situações você acha que irá se sair melhor?

Atitude positiva começa pelo pensamento positivo

Pensamento positivo é uma atitude mental em que você espera que o melhor aconteça.

Quando o nosso pensamento é positivo, nossa atitude é positiva e refletimos esse estado mental e comportamental em positividade no ambiente de trabalho.

Mas como ter pensar positivo no trabalho?

Pense nas soluções ao invés de focar no problema

Você já deve ter presenciado uma reunião de trabalho em que têm aquela pessoa que fica dizendo “Isso não vai dar certo”, “Assim também não funciona”, “Eles conseguem porque eles têm isso e nós não” etc. É péssimo trabalhar com alguém com esse tipo de comportamento. Se você é assim, mude.

Quando um projeto dá errado no trabalho, alguém com pensamento positivo concentra na solução em vez de ficar pensando no que não funciona. Quem pensa positivo vive pensando no desafio e em como resolvê-lo em vez de ficar apontando os problemas e o porquê acha que não vai dar certo.

positividade no ambiente de trabalho

Em vez de criticar e ressaltar os problemas, concentre em pensar e oferecer soluções. Essa abordagem mais positiva irá torná-lo muito mais valioso no mercado.

Seja mais resiliente

Imagine que você adora o seu trabalho. Atividades interessantes e equipe de trabalho legal. Então seu chefe pede para você ir para uma outra área que está precisando de gente para ajudar.

Mil pensamentos negativos vêm na sua cabeça. “Não vou me dar bem lá. O trabalho não é interessante. Não conheço as pessoas. Acho que não sirvo para essa tarefa. Gosto tanto daqui bla bla bla”.

A questão é que o mundo é dinâmico e isso se reflete no ambiente de trabalho que está em constante transformação. Então aceite que as coisas mudam. Muitos de nós somos resistentes a mudança e temos dificuldade de nos adaptar. Deixe de ser assim.

Faça um exercício perguntando-se “O que têm de positivo nessa mudança?”. Você pode se surpreender e encontrar muitas coisas, como por exemplo, saber que você poderá colocar a nova habilidade que aprenderá no seu currículo, irá conhecer novas pessoas aumentando o seu networking, terá a oportunidade de mostrar a sua competência em uma função nova para você. Resistir só irá tornar as coisas mais difíceis.

Tenha confiança de que você pode.

Vamos dizer que você receba uma tarefa que nunca fez antes e parece complicada. Você pode ficar reclamando e achando “Nunca vou conseguir fazer isso. Não tenho habilidade para essa atividade etc etc etc” e encontrar todas as desculpas do mundo. Porém, essa negatividade não vai levá-lo a nada.

Pensar positivo é justamente o contrário, é o pensar “Eu posso”, “Eu consigo”, assumir a responsabilidade e dar um jeito de fazer. Então saborear a vitória. Por isso, tenha mais confiança. Levante-se e fique a altura do desafio. Se ele apareceu para você é porquê você pode. Encare-o como uma oportunidade de crescimento.

Pense positivo que você irá conseguir vencê-lo e tenha confiança nisso. Então tome as atitudes necessárias para conseguir. É assim que você irá crescer profissionalmente.

Eai, gostou de saber mais sobre positividade no ambiente de trabalho?

Até mais!

Continue lendo

Power Editor ou Ads Manager?

Caso ainda não seja de seu conhecimento, os nomes destacados no título referem-se a duas ferramentas que auxiliam os anunciantes na criação e no controle de suas campanhas no Facebook. Mas afinal, qual é o melhor, Power Editor ou Ads Manager? A resposta é simples: aquele que você preferir! Isso mesmo. Não há como chegar […]

Por que utilizar estratégias de Social Ads?

Agora que você já sabe o que é a publicidade veiculada em redes sociais, domina as principais mídias para anunciar e conhece os erros que não deve cometer, resta entender por que a utilização de estratégias de social ads é uma excelente opção de investimento. Alcance Já dizia Milton Nascimento: “todo artista tem de ir […]

6 ferramentas de Social Ads que fazem toda diferença nas campanhas

Agora que você é quase um mestre Jedi no assunto Social Ads, já deve ter percebido que as plataformas de mídias sociais são um meio incrível de as empresas se conectarem com seu público-alvo. O problema é que, no dia a dia atarefado de uma empresa, não sobra tempo para que o essas redes sejam […]