Positividade no ambiente de trabalho - Blog Raffcom
 Positividade no ambiente de trabalho

Positividade no ambiente de trabalho

Você já deve ter percebido que com positividade no ambiente de trabalho as coisas dão muito mais certo. Mas porque uma pessoa que enfrenta as situações do dia a dia de forma positiva têm muito mais chances de ser bem sucedida que o contrário?

Vamos pensar que você tenha uma apresentação importante para fazer no seu trabalho. Seu chefe e colegas irão assistir. Você pode se preparar e imaginar que será bem sucedido na apresentação ou deixar a ansiedade tomar conta e achar que não têm capacidade para aquilo. Em qual das situações você acha que irá se sair melhor?

Atitude positiva começa pelo pensamento positivo

Pensamento positivo é uma atitude mental em que você espera que o melhor aconteça.

Quando o nosso pensamento é positivo, nossa atitude é positiva e refletimos esse estado mental e comportamental em positividade no ambiente de trabalho.

Mas como ter pensar positivo no trabalho?

Pense nas soluções ao invés de focar no problema

Você já deve ter presenciado uma reunião de trabalho em que têm aquela pessoa que fica dizendo “Isso não vai dar certo”, “Assim também não funciona”, “Eles conseguem porque eles têm isso e nós não” etc. É péssimo trabalhar com alguém com esse tipo de comportamento. Se você é assim, mude.

Quando um projeto dá errado no trabalho, alguém com pensamento positivo concentra na solução em vez de ficar pensando no que não funciona. Quem pensa positivo vive pensando no desafio e em como resolvê-lo em vez de ficar apontando os problemas e o porquê acha que não vai dar certo.

positividade no ambiente de trabalho

Em vez de criticar e ressaltar os problemas, concentre em pensar e oferecer soluções. Essa abordagem mais positiva irá torná-lo muito mais valioso no mercado.

Seja mais resiliente

Imagine que você adora o seu trabalho. Atividades interessantes e equipe de trabalho legal. Então seu chefe pede para você ir para uma outra área que está precisando de gente para ajudar.

Mil pensamentos negativos vêm na sua cabeça. “Não vou me dar bem lá. O trabalho não é interessante. Não conheço as pessoas. Acho que não sirvo para essa tarefa. Gosto tanto daqui bla bla bla”.

A questão é que o mundo é dinâmico e isso se reflete no ambiente de trabalho que está em constante transformação. Então aceite que as coisas mudam. Muitos de nós somos resistentes a mudança e temos dificuldade de nos adaptar. Deixe de ser assim.

Faça um exercício perguntando-se “O que têm de positivo nessa mudança?”. Você pode se surpreender e encontrar muitas coisas, como por exemplo, saber que você poderá colocar a nova habilidade que aprenderá no seu currículo, irá conhecer novas pessoas aumentando o seu networking, terá a oportunidade de mostrar a sua competência em uma função nova para você. Resistir só irá tornar as coisas mais difíceis.

Tenha confiança de que você pode.

Vamos dizer que você receba uma tarefa que nunca fez antes e parece complicada. Você pode ficar reclamando e achando “Nunca vou conseguir fazer isso. Não tenho habilidade para essa atividade etc etc etc” e encontrar todas as desculpas do mundo. Porém, essa negatividade não vai levá-lo a nada.

Pensar positivo é justamente o contrário, é o pensar “Eu posso”, “Eu consigo”, assumir a responsabilidade e dar um jeito de fazer. Então saborear a vitória. Por isso, tenha mais confiança. Levante-se e fique a altura do desafio. Se ele apareceu para você é porquê você pode. Encare-o como uma oportunidade de crescimento.

Pense positivo que você irá conseguir vencê-lo e tenha confiança nisso. Então tome as atitudes necessárias para conseguir. É assim que você irá crescer profissionalmente.

Eai, gostou de saber mais sobre positividade no ambiente de trabalho?

Até mais!

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Como BI pode te orientar à novas estratégias?

As empresas demandam cada vez mais velocidade e inovação, velocidade na identificação de ameaças e oportunidades, e inovação na resposta às necessidades dos clientes. Esses são dois pilares que o BI (Business Intelligence) utiliza em seu trabalho para identificar novas possibilidades mercadológicas. É bom enfatizarmos que informação e conhecimento são matérias-primas indispensáveis para alimentar a equação […]

Qual a importância e como fazer a análise e a captação de palavras-chave

Para que os consumidores encontrem alguma informação acerca do seu site no Google, é imprescindível que essas informações se sobressaiam nos primeiros resultados oferecidos pelo buscador. Por este motivo, quem trabalha com marketing digital e, principalmente, com SEO precisa estar atento à captação de palavras-chave e à melhor maneira de usá-las em seu favor, para […]

Você sabe o que é Marketing Digital? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!

Neste artigo vou buscar detalhar alguns mitos e verdades sobre Marketing Digital e seu universo em uma totalidade. Estratégias de Marketing Digital são gratuitas? Geralmente sou questionado por algumas pessoas que, acabam perguntando se estratégias de Marketing Digital são de graça ou de baixo custo, primeiro grande mito. Não são de graça e se não […]