Power Editor ou Ads Manager? - Raffcom - Agência Full Service
 Power Editor ou Ads Manager?

Power Editor ou Ads Manager?

Caso ainda não seja de seu conhecimento, os nomes destacados no título referem-se a duas ferramentas que auxiliam os anunciantes na criação e no controle de suas campanhas no Facebook. Mas afinal, qual é o melhor, Power Editor ou Ads Manager? A resposta é simples: aquele que você preferir!

Isso mesmo. Não há como chegar a um consenso sobre qual dos dois é mais adequado. Isso porque cada anunciante tem suas próprias preferências de ferramentas na hora de criar, acompanhar e otimizar uma campanha.

Entretanto, é possível apontar as vantagens de cada um, para que você escolha aquele que melhor se adapta aos seus projetos. E é isso que faremos em seguida!

Facebook Ads Manager

2-facebook-ads-manager-gerenciador-de-anuncios

Também conhecido como Gerenciador de Anúncios, o Ads Manager é o gerenciador fornecido pela própria rede social. Ele é, provavelmente, o sistema mais utilizado pelos anunciantes atualmente, pois está diretamente integrado com a plataforma, permitindo a criação e o controle de diversas modalidades de anúncio.

Principais vantagens do Facebook Ads Manager

Apesar de o Facebook realizar mudanças constantes na plataforma, o Facebook Ads Manager é extremamente fácil de usar. Com ele o anúncio fica pronto em poucos minutos. Além disso, não é preciso baixar ou assinar qualquer tipo de programa para utiliza-lo, já que o Ads Manager é totalmente gratuito.

Como utilizar?

Para utilizá-lo, basta criar uma página no Facebook (ou utilizar uma que você já possui), abrir o gerenciador de anúncios e clicar em “criar campanha”. Em seguida, será exibido na tela um guia com três passos básicos para auxiliar na criação:

– Escolha do objetivo da campanha;

– Segmentação e programação (definição do público, posicionamento, orçamento, etc.);

– Estruturação do anúncio (formato, texto, imagem, etc.).
Assim, nota-se que o gerenciador de anúncios é muito intuitivo no que diz respeito à criação de campanhas. O processo é bastante fluído e dividido em etapas, o que ajuda o anunciante a não negligenciar nenhum quesito. Por este motivo, o Ads Manager é ideal para aqueles que estão começando a anunciar e ainda não estão familiarizados com nenhuma plataforma.

O acompanhamento de métricas no Ads Manager

Como já comentamos (e como comentamos!) em posts anteriores, tão importante quanto criar corretamente a campanha é olhar as métricas de perto. Ao fazer isso você entenderá quais aspectos estão de acordo com o esperado e quais precisam ser melhorados.

O gerenciador de anúncios auxilia bastante nesse processo de avaliação e acompanhamento. Ele possibilita uma visualização rápida e prática de alguns indicadores essenciais.

Por padrão, os parâmetros exibidos na tela principal do gerenciador de anúncios são: nome da campanha, veiculação (que é o status da campanha, podendo ser ativa, inativa ou concluída), resultados (que se refere à quantidade de vezes que a campanha atingiu seu objetivo, tal como envolvimento com a publicação, cliques para o site, visualizações de vídeo, etc.), alcance, custo, valor gasto e data de término da campanha.

3-campanha-facebook-ads-manager-gerenciador-de-anuncios

Entretanto, também há como personalizar as colunas e inserir outras colunas com métricas. Da mesma maneira, elas são importantes para a sua campanha, tal como o CTR, o CPM, a quantidade de usuários que visualizaram determinada porcentagem do seu vídeo, entre inúmeras outras.

Para fazer isso e configurar o gerenciador de anúncio de modo que ele exiba as métricas que são importantes para atingir os seus objetivos, basta clicar em “colunas” e depois em “personalizar colunas”.

Detalhamento de público

Vale salientar que também há como visualizar informações demográficas sobre o público que a sua campanha está atingindo. Isso é muito interessante, pois possibilita a identificação de informações sobre os usuários que mais estão interagindo com os seus anúncios.

Ao clicar em “Detalhamento”, é possível extrair informações como a idade, o gênero e os locais das pessoas que foram impactadas. Além da plataforma e do dispositivo que elas estavam utilizando no momento.

Idade:
4-idade-campanha-facebook-ads-manager-gerenciador-de-anuncios

Posicionamento:
5-posicionamento-campanha-facebook-ads-manager-gerenciador-de-anuncios

 Além de auxiliar no processo de avaliação e acompanhamento de métricas, o gerenciador de anúncios também é uma excelente ferramenta para o acompanhamento e controle das campanhas. Também é importante ressaltar que as informações extraídas durante esse acompanhamento são valiosas para embasar a tomada de decisão e para gerar insights proveitosos.

Power Editor

6-power-editor

Segundo informações do próprio Facebook, o Power Editor é uma ferramenta de publicidade desenvolvida para anunciantes maiores. Grandes empresas que precisam criar muitos anúncios de uma só vez e controlar as campanhas de forma precisa.

Trata-se, portanto, de um recurso mais avançado que o Ads Manager. Ele é destinado a anunciantes que possuem uma demanda maior de trabalho e que precisam criar e executar as campanhas de maneira mais rápida.

Como utilizar?

O Power Editor possui um processo de criação mais enxuto do que o Gerenciador de anúncios. Com apenas alguns cliques, é possível criar a campanha, o conjunto de anúncios e os anúncios pertencentes a ela.

7-power-editor-criar-campanha

Feito isso, basta selecionar a aba “Conjunto de Anúncios” e configurar a segmentação e a programação. Por último, é preciso estruturar o seu criativo e “subir” as mudanças, clicando em “Revisar alterações” no canto superior direito da tela.

Outra grande vantagem do Power Editor é a grande quantidade de recursos que ele possui para deixar o processo de criação e edição mais rápido e fácil. É realmente muito simples alterar qualquer elemento, desde a campanha, passando pelo conjunto de anúncios e até mesmo os anúncios em si.

Ele possibilita, em poucos cliques, a criação de um novo elemento, sua duplicação, edição (onde há também o recurso de edições rápidas e em massa, tais como editar o nome ou localizar e substituir alguma palavra em um ou mais elementos), ou eliminação.

Há também um recurso que permite a reversão de possíveis alterações feitas acidentalmente. Além da possibilidade de exportar dados da sua campanha para uma planilha do Excel ou inserir tags para melhor identificar sua campanha posteriormente.

8-power-editor-campanhas

Mas nem tudo são flores com o Power Editor

Apesar de ser uma excelente ferramenta na criação e edição de uma campanha, o Power Editor deixa muito a desejar no quesito de gerenciamento. As métricas são exibidas de forma desorganizada, em um espaço pequeno, o que dificulta muito a visualização.

Da mesma maneira que acontece no Gerenciador de Anúncios, o Power Editor possibilita a personalização das colunas. Mas isso não diminui a complexidade na hora de visualizar e avaliar os dados.

A união faz a força traz melhores resultados

a-uniao-traz-os-melhores-resultados

Como você já deve ter percebido até agora, as duas ferramentas são essências para a criação e acompanhamento de suas campanhas de Facebook Ads. Em suma, o Power Editor destaca-se por seu ágil processo de criação e edição. O Gerenciador de Anúncios, no entanto, sai na frente quando o assunto é analisar as métricas e acompanhar o desempenho das campanhas.

Entretanto, como citado no início do post, isso pode variar de anunciante para anunciante. Para escolher qual delas você prefere utilizar no seu dia a dia, é preciso estudar e utilizar ambas as ferramentas, a fim de identificar qual se adequa melhor ao seu modo de operar.

Mesmo com a utilização e análise das duas ferramentas, você ainda pode ficar com dúvida. Se isso acontecer, é possível agir da mesma maneira que este analista que vos escreve: utilizar as duas!

Como cada ferramenta se destaca de maneira diferente, elas podem se complementar, ocasionando resultados ainda mais satisfatórios.

 

E então: Power Editor ou Ads Manager? Espero que esse post lhe ajude a entender melhor essas duas ferramentas de criação e gerenciamento de campanhas no Facebook. Isso para que você consiga descobrir aquela que mais se adapta à sua rotina.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor, não hesite em comentar.
Até o próximo post!

                    victor_dognini

Victor Dognini

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

O que é etnografia?

Mais do que um estudo, a etnografia é o registro descritivo da cultura material de um determinado povo, com o intuito de descrever seus costumes e tradições. Mas, o que isso tem a ver com o BI? Nos últimos posts referentes à área de Social Analytics, você aprendeu como iniciar o monitoramento de uma marca […]

Quais são os processos de Inteligência Competitiva (IC)?

No post anterior, sobre o que é Inteligência Competitiva (IC), você conheceu um pouco acerca da área que se responsabiliza por analisar tendências de mercado, descobrir oportunidades de negócio e também monitorar a concorrência. Em suma, a IC coleta e trata informações e dados disponíveis no mercado, para que eles sejam transformados em análises estratégicas, […]

O que são Links Patrocinados?

Links Patrocinados são uma das estratégias mais rentáveis utilizadas por anunciantes de serviços ou produtos atualmente. Isso se dá, principalmente, por que com este canal é possível atingir um público-alvo específico, aumentando massivamente as chances de venda. Basicamente, a estratégia consiste em anúncios pagos, que entregam exatamente o que o usuário procura. É fato: colocar […]