Principais fatores de ranqueamento para Google em 2015 - Blog Raffcom
 Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google.

Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. Matthew Peters estudou e cruzou dados profundamente, tudo isso para determinar se esses fatores de ranqueamento realmente estão influenciando nos resultados das buscas realizadas pelos usuários no Google em 2015. Outro ponto determinante para a pesquisa e análise desse ano é que pela primeira vez a Moz fez parceria com outras empresas da área de marketing de pesquisa para melhorar o estudo, incluindo SimilarWeb, DomainTools, e Ahrefs.

Principais objetivos da pesquisa realizada pela Moz

Essa pesquisa e análise têm como objetivo principal trazer insights para o mercado de SEO e desmistificar alguns fatores, além de rebaixar aqueles que o Google já não releva mais em seu algoritmo. Abaixo estarei explicando os pontos abordados na pesquisa e que se aplicados tendem a melhorar a presença do seu site nos resultados do Google quando um cliente em potencial pesquisa por algo relacionado ao seu negócio, serviço ou produto.

O que são fatores de ranqueamento?

Fatores de ranqueamento são os critérios que o Google utiliza para identificar os resultados mais relevantes quando um usuário realiza uma pesquisa em seu motor de busca. Alguns desses fatores de ranqueamento são guardados em segredo da empresa, a sete chaves, situação muito parecida com a Coca-Cola e sua fórmula secreta. Em contrapartida outros fatores de ranqueamento são divulgados pela empresa, em formato de diretrizes técnicas, de design e qualidade para incentivar a melhorar a qualidade dos sites da internet, visando uma melhor experiência de usabilidade e navegação para os usuários. Também existem outros fatores que são “descobertos” ao longo do tempo pela própria comunidade de SEO através de estudos, testes, análises e cruzamento de informações, por isso que a participação desses cerca de 150 profissionais de marketing de busca e empresas do ramo é tão importante na pesquisa e análise realizada pela Moz.

Por último, é importante ressaltar que em cada fator de ranqueamento levantado, existem dezenas de outros “microfatores” inclusos e que devem ser analisados individualmente mais a fundo.

Gráfico do resultado da pesquisa realizada pela Moz

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O que significa cada fator de ranqueamento indicado na pesquisa:

Autoridade de domínio

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A autoridade do domínio é considerada o fator de ranqueamento mais importante em SEO, normalmente sites com uma grande autoridade de domínio conseguem ficar facilmente nas primeiras posições para as pesquisas relacionadas ao seu segmento. A melhor maneira de conseguir uma boa autoridade de domínio é conseguir links que indiquem para o seu site. É importante ressaltar que não basta ter uma grande quantidade de links que indiquem para o seu site, pois esses links precisam vir de outros sites de qualidade e que possuem relação com o seu negócio, produto ou serviço, se não fosse assim, pense como seria fácil conseguir uma grande autoridade de domínio cadastrando o seu site em diretórios da internet. A melhor maneira de conseguir links de qualidade para o seu site é propagando um conteúdo de qualidade cabível de ser compartilhado por outros sites.

Links para a página

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Seguindo o raciocínio de autoridade de domínio, links para páginas específicas do seu site também influenciam no ranqueamento do seu site, principalmente se os sites que linkam para a sua página utilizam textos âncoras relacionados ao tema da página ou a sua palavra-chave alvo.

Palavras-chave e conteúdo

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O uso da palavra-chave alvo durante o HTML do seu site ainda possui influencia no algoritmo de ranqueamento do Google. A palavra-chave pode estar presenta no seu título, URL, heading tags, textos alternativos da imagem, nome do arquivo de imagem, etc. Mas é importante ressaltar que a cada ano o Google vem dando cada vez menos importância para a ocorrência da palavra-chave nas páginas do seu site, principalmente se essa ocorrência é realizada muitas vezes, pois dessa forma ele pode se sentir manipulado, por isso o uso de sinônimos e ocorrências similares se torna mais válido atualmente.

Atualmente o conteúdo da página é um dos fatores de ranqueamento mais importantes. O Google espera que você entregue um conteúdo relevante, de qualidade e que  mude positivamente a vida dos usuários da internet. A cada ano o algoritmo do Google se torna cada vez mais inteligente, sendo capaz de identificar se o conteúdo de uma página realmente é relevante ou não para os usuários, é quase como se ele pensasse como um usuário. Sendo assim, escreva um bom conteúdo e que esteja sanando as demandas do seu público-alvo relacionadas ao seu site e torne-se autoridade em assuntos sobre seu produto ou serviço.

Qualidade técnica do site e das páginas

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A qualidade técnica do site e de suas páginas também possui grande influência no algoritmo de ranqueamento. O Google espera que você utilize uma boa tecnologia em seu site, um HTML semântico, que o site possua uma excelente velocidade de carregamento e que seja responsivo. E nunca use tabela e frames no layout do seu site.

A utilização de microdados nas páginas também se torna cada vez mais importante, onde é possível fazer marcações no código fonte do site para que assim, o Google processe e compreenda melhor as informações que existem em determinada página. Umas das melhores formas de implementar os microdados é através do schema.org.

Engajamento e dados de tráfego

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Há uma discussão no mercado de SEO de que possivelmente o Google utiliza dados de uso dos usuários que passam pelos seus serviços (por exemplo, o Google Chrome e Google Analytics) através de big data, utilizando e cruzando todas as informações possíveis para entregar páginas cada vez mais relevantes para seus usuários. Entende-se que se um usuário acessou um site através de uma pesquisa no Google e passou por uma ótima experiência durante a navegação, esse site é bastante relevante para aquele termo de pesquisa.

Busca e presença de marca

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A popularização de uma marca na internet, também representa um dos fatores de ranqueamento do Google. Se muitos usuários buscam por uma marca no Google, quer dizer que trata-se de uma marca relevante para os usuários. Esse é um fator importante para o Google avaliar e classificar a autoridade de um site.

Uso de palavra-chave no domínio

Embora o estudo revele que o uso da palavra-chave em seu domínio ainda esteja correlacionado com os rankings do Google, possuir um domínio com uma palavra-chave alvo está mais ligado a receber links de outros sites com texto âncora exato. Então, ao fazer uso de um domínio, procure mesmo utilizar a sua marca nele, ao longo do tempo será muito mais positivo em questões de branding e e menções da marca na internet.

Sinais sociais

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Nos últimos tempos o Google começou a posicionar melhor os sites que possuem alto índice de engajamento e menções em suas redes sociais. Isso significa que para você tornar seu site mais presente na internet, há a necessidade de explorar as redes sociais em que o seu público encontra-se.

Concluindo

Estudos como o da Moz são muito positivos para o mercado de SEO compreender todas as mudanças no algoritmo do Google durante os anos e as suas tendências no presente e para o futuro. Mas o uso dessas informações deve ser utilizado de maneira inteligente, pois é preciso analisar minuciosamente cada um dos fatores de ranqueamento, como eles realmente funcionam e como podem ser utilizados em benefício para um site.

Fonte:

Moz – Search Engine Ranking Factors 2015

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Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

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