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 Principais ferramentas de SEO

Principais ferramentas de SEO

Para organizar uma boa estratégia de tráfego orgânico é preciso ter boas ferramentas de SEO nas mãos. E quem trabalha com marketing digital sabe que essas ferramentas são indispensáveis para cada etapa do desenvolvimento das estratégias.

Atualmente existem mais de 1,2 bilhões de sites publicados. Desta maneira, conseguir um bom número de acessos orgânicos pode ser uma tarefa muito difícil sem o auxílio de algumas ferramentas de SEO.

No mercado podem ser encontradas inúmeras ferramentas, mas a questão é a seguinte: Quais são as mais indicadas para cada projeto?

Se buscarmos por “ferramentas de SEO” no Google, veremos que irão surgir inúmeros resultados. No entanto, a maioria dos usuários não possui tempo hábil suficiente para testar cada uma dessas ferramentas.

Por esse motivo, esse post não virá acompanhado de uma lista gigante de ferramentas, mas sim com uma seleção das mais utilizadas e aprovadas pelos principais profissionais de marketing digital do mundo.

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Pesquisa sobre quais são as melhores ferramentas de SEO para 2017

A empresa Crazy Engage resolveu fazer uma pesquisa com esses profissionais, para que indicassem as melhores ferramentas de SEO para 2017, e as mais lembradas foram:

Sem Rush

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Sem Rush é uma das mais famosas ferramentas de SEO do mercado e possui várias funcionalidades que auxiliam consideravelmente no dia a dia do profissional.

A ferramenta possui várias funcionalidades como a análise de posicionamento de um site, a análise da concorrência, análise de palavras-chave, dificuldade da palavra e as suas tendências durante os meses do ano.

Embora seja uma ferramenta paga de SEO, o Sem Rush é indispensável para qualquer pessoa que queira realizar trabalhos com o mínimo de profissionalismo possível, seja em agências ou em blogs pessoais, com o intuito de monetizá-lo.

Com milhares de profissionais registrados, principalmente nos Estados Unidos, o Sem Rush conta com uma interface de fácil navegação e possui uma versão gratuita para quem quer conhecer melhor a ferramenta.

Seus planos de preços estão atualmente entre $99 e $199 dólares.

Screaming Frog

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Screaming Frog é uma ferramenta de SEO focada em otimizações on-page, com a funcionalidade de dar diagnósticos completos e bem detalhados aos seus usuários em tempo real.

Entre as principais funções das ferramentas, as que mais auxiliam são:

  •     Diagnósticos de páginas (que são ou que não são) indexadas;
  •     Análise de títulos;
  •     Análise de meta description;
  •     Apontamento de links quebrados;
  •     Informações de conteúdos duplicados;
  •     Otimização de imagens;
  •     Geração de sitemaps;
  •     Apontamento de erros de rastreamento;
  •     Páginas não indexadas;
  •     Apontamento de páginas sem tag canonical;
  •     Diagnóstico de heading tags.

A ferramenta de SEO é uma ferramenta freemium,

Com uma versão gratuita e uma versão paga, a Screaming Frog é uma ferramenta de SEO freemium e, atualmente, sua opção premium custa €149 por ano.

Google Search Console

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Google Search Console é uma ferramenta de SEO que ajuda a entender como o Google rastreia, analisa e indexa os sites permitindo, assim, fazer todas as otimizações necessárias.

É uma excelente ferramenta que ajuda a descobrir problemas referentes à classificação nos motores de busca ou durante a experiência do usuário.

As principais funções que a ferramenta traz são:

  •     Aparência do site na busca;
  •     Informações sobre as pesquisas dos usuários;
  •     Rastreamento de páginas;
  •     Indexação de páginas.

A ferramenta é gratuita e, para utilizá-la, o indicado é configurá-la logo no início de cada projeto. Para saber mais acerca desta ferramenta, sugerimos que você acesse o post Guia prático do Google Search Console, e confira tudo sobre a ferramenta, desde a sua configuração até a explicação detalhada de todas as suas funções.

MOZ

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MOZ é um conjunto de 12 ferramentas que auxiliam muito no marketing digital e principalmente nas estratégias de SEO. As suas análises vão desde backlinks até análises de palavras-chave.

Entre as melhores ferramentas desse conjunto, destaca-se a MOZ Analytics, que faz uma varredura completa no site e mostra inúmeras informações acerca do posicionamento e dos pontos que necessitam melhorar.

Outra ferramenta importante da MOZ é a Open Site Explorer. Com ela é possível analisar os backlinks, além de visualizar informações de autoridade de domínio e de páginas do seu site ou de concorrentes.

A Moz é uma ferramenta paga, mas atualmente é uma das melhores para as estratégias de SEO. Para utilizá-la, o investimento gira em torno de $ 99,00 e $ 599,00 por mês.

Ahrefs

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Se o objetivo for avaliar o link building, a Ahrefs é uma ótima opção. Atualizada uma vez por dia, ela possibilita uma rapidez e precisão incríveis com relação aos seus dados.

Outro ponto importante da ferramenta é a sua interface: Intuitiva e simples.

Ao utilizá-la, a ferramenta vai exibir um relatório com todos os links que apontam para determinado site ou página, relatórios detalhados que mostram a quantidade de domínios com links, textos âncoras, links que foram conquistados e perdidos, e muito mais.

A Ahrefs é considerada por muitos profissionais, a melhor ferramenta para estratégias de link building do mercado.

Majestic SEO

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Majestic também é uma ferramenta de SEO ideal para elaborar relatórios completos sobre backlinks e palavras-chave. Além disso, ela também é essencial para realizar uma importante coleta de informações acerca da atual situação do site.

A ferramenta usa algoritmos de pesquisas que estão ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de SEO, já que oferecem informações muito úteis e atualizadas, por um preço justo quando comparado ao de outras ferramentas de SEO.

Atualmente o plano mais simples da ferramenta custa £39.99, o plano médio custa £79 e o plano mais completo da ferramenta custa £319.00.

No site do Majestic você pode conferir as características de cada plano e encontrar aquele que mais se adequa ao seu projeto.

BuzzSumo

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BuzzSumo é uma ferramenta de monitoramento de palavras-chave e domínios. A partir de análises detalhadas, ela oferece os links e palavras-chave que foram mais compartilhados nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn.

Além das funcionalidades citadas acima, ela também oferece um relatório que identifica quem são os usuários e quais são os influenciadores do conteúdo.

Isso é de extrema importância já que, ao tomar conhecimento dos artigos mais compartilhados das palavras-chave mais imprescindíveis, é possível criar um plano de conteúdo mais eficaz.

Outra boa característica da ferramenta é que ela possibilita a identificação das temáticas e a linguagem que mais se adequa ao público que precisa ser atingido.

Atualmente a ferramenta é paga e seu custo varia de $ 79,00 até $ 559,00 por mês, e possui um período de 14 dias grátis para testes.

 

Todas as ferramentas citadas acima auxiliam muito nas otimizações de sites de clientes ou projetos pessoais. No entanto, é preciso estar ciente de que essas ferramentas podem facilitar e agilizar muito as tarefas, mas nenhuma delas pode substituir o trabalho de um especialista em SEO.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira fazer alguma sugestão, por favor, deixe o seu comentário.

Até a próxima!

Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

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