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 Principais plataformas de e-commerce

Principais plataformas de e-commerce

Boas plataformas de e-commerce são aquelas que tornam-se verdadeiras parceiras no projeto e ainda oferecem todos os recursos que o projeto precise durante a sua evolução.

Sendo assim, a primeira etapa que poderá determinar o sucesso do e-commerce é verificar se a plataforma escolhida possui todos os recursos necessários, não só na parte comercial, mas também em toda a parte de marketing digital do projeto.

Não é difícil encontrar pessoas que decidem começar uma loja virtual com a primeira plataforma que aparece e, depois de o projeto evoluir, acreditam que basta apenas trocar de plataforma e continuar com as vendas.

Acontece que não funciona bem assim. Isso porque a troca de plataforma de e-commerce pode trazer sérios problemas, que vão desde os transtornos dessa migração até às quedas nos resultados de acessos orgânicos (SEO).

Critérios para a escolha de uma plataforma de E-commerce

A escolha da melhor plataforma de e-commerce é uma das principais etapas do projeto. Por este motivo, separamos alguns critérios que podem ajudar nesse processo.

  • A plataforma possui todos os recursos para estratégias de marketing digital?
  • A plataforma possui recursos de gerenciamento do negócio?
  • Ela acompanha as novas tecnologias?
  • O investimento na plataforma vai de acordo com o orçamento do projeto?
  • A plataforma irá acompanhar o desenvolvimento do negócio? Ela é escalável?
  • Ela faz integração com sistemas já utilizados na loja, como CRM ou ERP?
  • O servidor da plataforma irá trazer instabilidade para loja?
  • O suporte técnico é eficiente?
  • A plataforma aceita os diversos meios de pagamento existentes?

Principais plataformas do mercado

Abaixo listamos as 5 principais plataformas do mercado. É importante ressaltar que existem muitas outras, mas elas devem ser escolhidas de acordo com as necessidades particulares de cada projeto.

VTEX

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A Vtex é uma plataforma muito robusta, possui muitas atualizações de melhorias e está em constante evolução. Ela ainda possui um importante recurso chamado smart checkout, que possibilita a compra com apenas um clique. Isso possibilita uma melhora significativa na taxa de conversão do e-commerce.

A plataforma é totalmente focada na experiência do usuário e permite uma personalização de layout única para cada projeto. Possui também integração com ERP e módulo CRM, tendo a possibilidade de interagir com outros sistemas.

Vantagens da VTEX

  • Mobile e Omnichannel: Possibilidade de gerenciar vários pontos de contato com clientes ao mesmo tempo;
  • CMS integrado;
  • Integração facilitada com marketplace;
  • VTEX scalable Cloud Infrastructure;
  • SmartCheckout: Transforma a compra em um processo simples e rápido.

Magento

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Magento é uma plataforma de código aberto, muito popular em médios e grandes projetos. Segundo a pesquisa da ABComm, no Brasil, ela é a plataforma mais usada para lojas virtuais.

No entanto, devido à alta complexidade de implementação, é importante contar com programadores experientes para utilizar esta plataforma.

Vantagens do Magento

  • Possui os melhores e mais avançados recursos usados em lojas virtuais;
  • Grande variedade de módulos adicionais que podem ser instalados;
  • Recursos avançados de SEO;
  • Robusto no quesito segurança e estabilidade;
  • Plataforma sem acessos de terceiros (diferente das plataformas alugadas);
  • Plataforma de código aberto;
  • Fácil integração entre ferramentas.

Rakuten

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A Rakuten é uma das maiores empresas de internet do mundo. Com mais de 10.000 funcionários em vários países, ela oferece diversas plataformas de e-commerce como a Rakuten Genesis, Rakuten One, Rakuten Classic e Rakuten Nexus Marketplace.

Vantagens da Rakuten

  • Integração com os principais marketplaces;
  • Mensalidades acessíveis;
  • Integração com os principais meios de pagamento;
  • Possui integração com sistemas externos;
  • Foco em alta performance e escalabilidade.

X-tech

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A X-Tech é uma das plataformas que mais cresce no Brasil. Esse sucesso se deve aos pontos importantíssimos que ela oferece para o e-commerce: usabilidade, bons recursos e bom suporte.

A plataforma é simples de compreender, possui recursos fáceis de utilizar e também é muito intuitiva, o que traz segurança para pequenos e médios lojistas.

Vantagens da X-Tech

  • Loja Multi Canal;
  • Facilidade na Migração;
  • Taxas reduzidas nos meios de pagamento;
  • Ecossistema completo para o Lojista;
  • Performance e conversão;
  • Layout Personalizado;
  • Integração com os principais Marketplaces;
  • Usabilidade e fácil gestão.

Loja Integrada

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A Loja Integrada foi adquirida pela gigante VTEX em 2013 e é voltada principalmente para pequenos e médios negócios. Um diferencial importante desta plataforma é que ela conta com um grupo ativo no Facebook onde os lojistas têm a possibilidade de compartilharem experiências do dia a dia.

Pontos positivos

A Loja Integrada possui integração com os correios, intermediadores de pagamentos e loja no Facebook. E a melhor parte é que ela não cobra comissão sobre as vendas.

Vantagens da Loja Integrada

  • Loja virtual no Facebook e integração com Mercado Livre;
  • Recursos avançados de SEO;
  • Tudo é armazenado via cloud computing (seus arquivos hospedados em nuvem podem ser acessados pela web apenas com login e senha);
  • Layout totalmente personalizável;
  • Controle otimizado de estoque por parte do lojista;
  • Cadastro de até 50 produtos gratuitamente;
  • Não cobra comissão nas vendas;
  • Edição de CSS e HTML.

Como mencionado no início do post, a escolha entre todas as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado é uma das principais etapas do projeto.

Vale lembrar que não existem modelos bons ou ruins, cada plataforma possui características específicas, que se encaixam (ou não) nas necessidade de cada projeto. Outro ponto a destacar é que nem sempre o mais caro é o melhor e vice e versa.

Tomando esses cuidados, as chances de escolher a plataforma ideal aumentam consideravelmente. E, mesmo que seja necessário trocar de plataforma no futuro, as recomendações continuam as mesmas.

No entanto, todo o conhecimento adquirido durante esse processo contribuirá para que essa próxima escolha seja ainda mais certeira.

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar alguma sugestão, utilize o campo de comentário abaixo.
Até a próxima!

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Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

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