Qual diferença de e-mail marketing e newsletter? Veja aqui - Blog Raffcom
 Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter

Quando falamos em e-mail marketing, logo vem à cabeça aquele velho e conhecido e-mail comercial que enche a nossa caixa de entrada tentando vender alguma coisa. O fato é que existem outros formatos, com utilizações específicas para cada etapa do funil de vendas, como a newsletter e o e-mail transacional, por exemplo.

A possibilidade de utilizar o e-mail marketing de diversas maneiras faz dele uma das principais ferramentas de comunicação do marketing digital. É possível usar esse canal para enviar inúmeros formatos de e-mails, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos e avisos úteis.

E-mail marketing

O e-mail marketing nada mais é do que a utilização do e-mail como ferramenta incisiva de marketing, que impacta diretamente quem recebe a mensagem. Ele é uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para a captação de leads, mostrar novidades e distribuir o seu melhor conteúdo.

2-e-mail-marketing_collector

Essas ações podem ser feitas através de newsletter, como maneira de engajar a audiência, e-mail marketing promocional, como forma de divulgar produtos e promoções, ou como e-mail transacional, para melhorar o relacionamento com a sua base.

Sua privacidade, grande alcance, baixo custo de implementação e retorno imediato de suas ações, são alguns dos pontos que fazem do e-mail marketing uma ferramenta essencial de marketing digital.

Para a MarketingSherpa, 72% dos consumidores escolhem o e-mail marketing como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Segundo a MarketingLand, a média global de e-mails enviados todo mês é de 1,38 milhões. Além disso, 92% dos adultos presentes no ambiente online utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente, de acordo com a Pew Research.

Newsletter

Em suma, a newsletter é uma das variações do e-mail marketing. Ela se diferencia por ser uma opção mais informativa e periódica, onde o principal objetivo é manter uma relação com seu público, informando as últimas notícias de um blog, por exemplo. Ações desse tipo são muito importantes, principalmente para manter os leitores engajados e envolvidos com sua marca

3-newsletter-starbucks

O objetivo da newsletter é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento com resultados de médio e longo prazo.

A newsletter é contínua e possui validade prolongada já que, mesmo armazenada, continua sendo útil. Além disso, seu visual não pode ser agressivo para não causar cansaço quanto à repetição e nem variar a ponto de não manter a identidade gráfica.

E-mail promocional

Com flexibilidade de se reinventar a cada nova campanha, o e-mail promocional ou comercial está entre os tipos de e-mail marketing mais tradicionais. Trata-se da comunicação de uma empresa, organização ou negócio que pretende convencer o usuário a realizar alguma ação específica. Um e-mail promocional pode ser construído com o objetivo de levar o público a realizar uma compra ou mesmo para aprofundar a relação entre a marca e um possível cliente.

4-e-mail-marketing-promocional-smiles

De acordo com dados da MarketingSherpa, 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais. Além disso, 44% dos destinatários de e-mail realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional, como aponta uma pesquisa feita pela Convince&Convert.

Também são considerados e-mails promocionais as mensagens que desejam gerar tráfego para páginas, captar informações sobre seus clientes ou conquistar qualquer outro tipo de retorno do usuário.

Justamente por estar focado nas conversões, o formato e a frequência deste tipo de e-mail marketing determina muito sobre a conduta de quem o envia. É necessário que ações de e-mail comercial sejam bem projetadas, com objetivos, estratégias e metas a serem alcançadas, para que não virem uma “enxurrada” insistente de promoções.

Apesar de o nome denotar apenas a divulgação de produtos ou serviços, também são considerados e-mails promocionais aqueles de cunho gratuito, que oferecem o download de e-books ou outros materiais. Esses e-mails possuem foco na conversão e a estrutura é composta geralmente por muitas imagens, mensagens curtas e diretas e calls to action, como “Compre aqui” ou “Baixe gratuitamente”.

E-mail transacional

Os e-mails transacionais, aqueles com confirmações de transações online, são abertos e clicados 8x mais do que qualquer outro tipo de e-mail. Eles ainda podem gerar até 6x mais receita, segundo um estudo realizado pela Experian.

O foco de mensagens desse tipo de e-mail marketing é a confirmação e não a descoberta. Geralmente são e-mails simples e curtos. Uma forma de melhorar o relacionamento com sua base, principalmente por serem enviados após a realização de uma ação pelo cliente, seja um cadastro, uma compra ou a solicitação de uma senha, por exemplo.

5-e-mail-transacional

Aqui, o objetivo é entregar as informações requisitadas pelo usuário, já que, geralmente, este e-mail está sendo aguardado por ele. É justamente esse comportamento que garante altas taxas de abertura e cliques, tornando o e-mail transacional também uma ótima ferramenta para interagir com o público.

Também é possível disponibilizar download de e-books, tutoriais e vídeos ou mesmo adicionar botões call to action que encaminhem para páginas ou landing pages. Assim, o usuário pode conhecer melhor sua marca, inteirar-se sobre suas possibilidades e, possivelmente, aumentar as taxas de conversão.

Independente do formato que for utilizado, o importante é definir uma estratégia de acordo com as necessidades da sua empresa. Esta estratégia deve estar alinhada aos interesses do seu público, para desta maneira, seguir as boas práticas de envio de e-mail marketing.

Ficou mais fácil identificar qual o tipo certo de e-mail para as suas estratégias? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Thiago Mascarenhas Analista de E-mail Marketing

Thiago Mascarenhas

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Como a ferramenta de chat online pode ajudar a gerar leads

Também conhecido como “live chat”, o chat online é mais uma solução tecnológica que pode ajudar a gerar leads e promete transformar positivamente o relacionamento das empresas com seus clientes Ao permitir que as organizações forneçam um pronto atendimento, solucionando dúvidas de forma mais ágil e prática, a ferramenta de chat é indispensável para estabelecer […]

Como fazer a otimização de campanhas de Social Ads

Agora que você já sabe o que são Social Ads, como criar campanhas e porque elas são uma excelente opção de investimento, é hora de aprofundar-se na otimização de campanhas de Social Ads. Olhe as métricas de perto Antes de começar a otimização de qualquer campanha, é indispensável fazer uma análise minuciosa das métricas. Ao […]

O que é Outbound Marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais […]