Qual o perfil de um profissional de SEO? - Raffcom Agência Full Service
 Qual o perfil de um profissional de SEO?

Qual o perfil de um profissional de SEO?

Se você está em busca de novas oportunidades de trabalho no universo da comunicação e do marketing digital, ou mesmo já atua nessa área, provavelmente o termo SEO já marcou presença em algum momento do seu dia a dia. Mas, você sabe qual é o significado desse termo e por que o profissional de SEO é uma peça fundamental para a elaboração de uma estratégia de conteúdo de sucesso? Então, continue a leitura porque esse é justamente o tema deste artigo!

Vamos apresentar um pouco do conceito de SEO, falar sobre as atribuições dos especialistas desse segmento e, por fim, listar algumas das principais características que eles devem ter para se destacar no mercado. Continue lendo!

O que é SEO?

De forma resumida, o SEO, sigla para Search Engine Optimization, é, literalmente, a otimização de sites para mecanismos de pesquisa.

Na prática, o conceito está relacionado à categorização de palavras-chave que, quando posicionadas de forma estratégica dentro de um conteúdo para negócio online, assegurando um posicionamento de destaque nas páginas de busca de sites como o Google ou o Bing.

Dessa forma, as empresas garantem mais relevância e os usuários podem encontrar as informações disponibilizados com mais facilidade em relação aos concorrentes que não contam com planejamento de SEO tão estruturado.

Quais são as atribuições de um profissional de SEO?

Levando em consideração o conceito que apresentamos acima, é possível perceber porque o profissional de SEO é tão essencial para as empresas que querem marcar presença no cenário online da atualidade.

Afinal, ele será o responsável por estabelecer práticas eficientes de elaboração e divulgação dos conteúdos, elaborando cronogramas de ação e estabelecendo a “voz da empresa”, ou seja, o tom da linguagem utilizada de acordo com o perfil da companhia e do público-alvo.

Para conquistar tais objetivos com sucesso, o profissional precisa desenvolver algumas competências essenciais ao exercício de suas atividades. E, para saber quais são as principais, não deixe de ler o próximo tópico do nosso artigo!

Que habilidades são necessárias para se destacar no mercado?

Depois de conhecer um pouco mais sobre o que é SEO e a função do profissional responsável pelas estratégias de conteúdo de uma empresa, vamos listar algumas características indispensáveis para quem deseja atuar nessa área.

Conhecimentos sempre renovados

Tendo em mente que as ferramentas tecnológicas passam por constantes atualizações, assim como os algoritmos utilizados pelos mecanismos de busca, é muito importante que o analista de SEO esteja familiarizado com essas mudanças.

Dessa forma, é possível apresentar aos clientes as tendências mais recentes do mercado e garantir resultados cada vez mais efetivos para os planejamentos de marketing digital.

Visão estratégica do mercado e do público consumidor

Além de estar por dentro das principais mudanças no mundo das novas tecnologias, é importante que o profissional tenha um olhar apurado sobre as demandas do mercado e, principalmente, sobre as necessidades e desejos do seu público.

Para isso, ele deve saber analisar pesquisas, estudos e gráficos para transformar as informações recolhidas em dados valiosos que contribuam para a geração de conteúdos relevantes e mais atrativos, alinhando os objetivos da empresa com o interesse do consumidor.

Criatividade e flexibilidade

Uma vez que você conhece a fundo as ferramentas mais utilizadas pelo mercado de marketing digital e tem as informações necessárias para elaborar a melhor estratégia para os seus clientes, entram em jogo outras duas habilidades: criatividade e flexibilidade.

Em conjunto, essas duas competências são altamente importantes para que o analista de SEO saiba como se adaptar rapidamente às transformações do mercado e buscar soluções inovadoras para driblar os desafios e atingir seus objetivos.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o perfil do profissional de SEO? Tem alguma dúvida ou quer conhecer melhor as possibilidades de atuação dessa carreira? Deixe o seu comentário!

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Como interagir com seus clientes nas Redes Sociais

Segundo um estudo da eMarketer, até o final de 2017 haverá 97.8 milhões de pessoas utilizando redes sociais no Brasil, o que corresponde a praticamente metade da população que aqui habita. Isso evidencia um fato inquestionável: as mídias sociais são verdadeiros canais de comunicação em massa. Da mesma forma que a televisão, por exemplo, elas […]

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter?

Quando falamos em e-mail marketing, logo vem à cabeça aquele velho e conhecido e-mail comercial que enche a nossa caixa de entrada tentando vender alguma coisa. O fato é que existem outros formatos, com utilizações específicas para cada etapa do funil de vendas, como a newsletter e o e-mail transacional, por exemplo. A possibilidade de […]

Sites Responsivos terão Prioridade no Ranking do Google

Recentemente o Google postou em seu blog oficial que a partir do dia 21 de Abril sites responsivos ou que possuem versão mobile terão melhores posições no ranking do google dos resultados de pesquisa. Isso significa que agora, junto com os mais de 200 fatores de ranqueamento que o Google possuí em seu algoritmo, será […]