Rebranding: A arte de se reinventar - Blog Raffcom
 Rebranding: A arte de se reinventar

Rebranding: A arte de se reinventar

Você provavelmente já sabe o que é branding, ou já ouviu falar à respeito desse termo. Muitas pessoas associam esse conceito apenas ao desenvolvimento do logotipo de uma marca, mas na realidade sua aplicação vai muito além disso. Trata-se da forma como essa marca se apresenta no mercado frente aos seus consumidores, fornecedores, parceiros e concorrentes, o seu posicionamento, a gestão constante de como desenvolve seus negócios de acordo com suas estratégias corporativas e institucionais (missão, visão e valores), desde sua produção à comercialização de seus produtos ou serviços, ao pós-vendas.

Antigamente era comum grandes marcas e empresas apegadas à tradição e a modelos de negócios que pouco mudavam ao longo de décadas, atualmente porém, tornou-se praticamente impossível administrar uma empresa da mesma forma para sempre. Então o que fazer quando o mercado muda? Quando comportamentos de consumo e opiniões se atualizam e se transformam ditando novas necessidades, tendências ou preocupações a serem atendidas pelas empresas. Ou então quando uma empresa concorrente passa a adotar uma estratégia de mercado mais eficiente? É aí que entra o Rebranding.

Seja pela necessidade ou pela oportunidade, as marcas têm cada vez mais perdido o medo de mudar e se atualizar, adotando o Rebranding para manterem-se competitivas ou para conquistarem uma fatia maior de mercado. O Rebranding pode significar um novo nome, uma nova marca, uma nova forma de comunicar-se, pode até mesmo ser uma nova forma de administrar a empresa. Essa combinação visa estabelecer uma nova estratégia corporativa para criar um novo diferencial que traduza um novo posicionamento e gere brand equity, ou seja, valor de marca.

Quando o Rebranding é necessário?

Normalmente o rebranding de uma marca é fundamental quando:
– A marca não representa mais o posicionamento que sua empresa transmite ou pretende transmitir;
– O concorrente possui estratégias de branding mais eficientes;
– A marca tem problemas de aplicabilidade;
– A marca não possui um posicionamento claro;
– Quando a marca não é reconhecida de forma singular.

A influência do Brand Equity

O Brand Equity, o valor percebido de uma marca, é o objetivo final de todas as estratégias de branding. É este valor que influencia na forma como o consumidor pensa, sente e reage em relação a marca. Mesmo que de forma intangível, o brand equity influencia diretamente na lucratividade da empresa, através de três pilares, principalmente:

1. O poder de influência no mercado: a marca passa a ditar tendências e promover mudanças que servem de guia para clientes, fornecedores e até mesmo de concorrentes;
2. A percepção de valor: quanto mais forte e presente a marca na vida do cliente, maior será o valor percebido;
3. A lealdade dos clientes: quanto maior o valor percebido pelos clientes, maiores serão as chances de estabelecer uma relação de lealdade entre marca e consumidor. Isso garante que o cliente se torne um grande aliado da marca em diversos canais de comunicação.

Não é só mudar por mudar

Mudar e se adaptar é essencial para a sobrevivência e competitividade de uma empresa, mas é importante ressaltar que toda mudança deve ser consciente. Não motivada apenas pelo desejo de mudar. É importante manter em mente que, se sua marca precisa explicar o seu posicionamento, então ela não está posicionada adequadamente. O Rebranding deve ser preciso e embasado de acordo com as características da empresa, do mercado, do segmento de atuação, do público-alvo e por aí em diante.

Isso requer muito planejamento e uma transformação profunda na mentalidade de toda a empresa. Isso é, todos que estejam envolvidos com a sua atuação, direta ou indiretamente, precisam absorver tais mudanças e estar em sintonia quanto ao novo posicionamento antes mesmo que este seja apresentado aos consumidores. O resultado esperado é uma marca fortalecida, moderna e atual, com um posicionamento claro e objetivo, além de um desempenho de mercado cada vez mais eficiente.

Até a próxima!

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Arthur Bastian Redator

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