Relatório de e-mail marketing - Tudo o que você precisa saber
 Relatório de e-mail marketing – Tudo o que você precisa saber

Relatório de e-mail marketing – Tudo o que você precisa saber

O cliente lhe contratou e agora está na hora de mostrar os resultados. Mas como apresentar? Para quem? E onde devo construir meu relatório de e-mail marketing? Essas são perguntas frequentes e vamos responder neste post. Fique com a gente e acabe com as dúvidas!

Quem verá seu relatório?

Antes de construir o relatório, saiba para quem você o estará apresentando. Seja para um cliente, sua equipe ou somente você mesmo, ao definir o público será possível  filtrar as informações necessárias e abordar um método para seu receptor.

Como apresentar?

Por se tratar  do cliente, adote métodos mais didáticos. Apresente somente as informações necessárias e deixe-as o mais simples possível, pois essa pessoa geralmente não possui os mesmos conhecimentos que você e será necessário apresentar uma explicação detalhada a cada linha  para que seu cliente não fique igual a Nazaré Tedesco! Apresentações em slides são uma ótima escolha.

 

Quais informações são importantes?

Já que estamos falando de cliente, vamos mostrar as informações mais básicas que devem estar no seu relatório. Mas lembre-se de que não é a complexidade do relatório que será avaliada, mas sim a interpretação do receptor.

Assunto

Antes de visualizar sua mensagem, o assunto será o primeiro contato com o lead, conquiste-o com pouco texto.

Data do Disparo

Mantenha sempre a data do disparo nos seus relatórios, será mais fácil organizar as campanhas.

Hora do Disparo

Do mesmo modo que a data, sempre tenha a hora dos disparos em seu relatório. Através dela você saberá os melhores horários para fazer os seus disparos de e-mail.

Entregues

Através dos e-mails entregues será possível visualizar o crescimento da sua lista, lembrando que neste campo será colocada a quantidade de e-mails que chegaram na caixa de entrada do seu lead.

Abertos

Aqui estará a quantidade de pessoas que foram atraídas pelo seu assunto e abriram sua mensagem. Esta métrica não pode faltar.

Cliques

Esta é a métrica mais importante do relatório que envolve o e-mail marketing. Aqui, será apresentada a quantidade de pessoas que clicaram em seu e-mail.

Descadastros

No seu disparador, habilite a opção “motivo”, para você saber a razão do descadastro. Assim será possível identificar erros ou até adaptar campanhas que não estejam agradando sua base.

Conversão

Após clicar no seu e-mail os usuários serão levados ao objetivo, seja um produto ou serviço. A compra desse produto resulta em uma conversão.

Conclusão de meta

Um site que vende através do televendas não tem como mensurar as conversões, então criamos uma tag no “ver telefone” do site e quando um usuário clicar será concluída uma meta. É importante ressaltar que a quantidade de conclusão de meta nem sempre será uma venda.

Onde obter dados para o seu relatório de e-mail marketing?

Em alguns posts antigos já citamos a importância de ter um disparador de e-mail. Não sabe do que estou falando? Veja aqui como escolher um bom disparador de e-mail marketing. Apesar de a maioria dos disparadores já dispor da opção de extrair relatórios após o término das campanhas, é importante verificar se este benefício está disponível antes de escolher o melhor.

Outra maneira de obter resultados é através do Google Analytics. Com ele você terá métricas pós clique, que ocorrem quando o usuário já clicou no seu e-mail e interagiu com o site do seu cliente. Sempre leve essas métricas para as reuniões, pois muitos clientes irão achá-las as mais relevantes a considerar, já que muitas vezes o objetivo do e-mail marketing é levar os clientes para um site de vendas (e-commerce) ou serviços, e a lucratividade é sempre mais relevante.

Compare os resultados!

Seja semanalmente ou mensalmente, é necessário comparar os resultados sempre! Dessa forma você consegue mensurar as campanhas que estão sendo vantajosas para o seu cliente. O Google Analytics faz a comparação de pós clique automáticamente, use isto ao seu benefício.

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Use porcentagem

Porcentagens são mais fáceis de entender do que somente os números e também servirão para você comparar os seus clientes, independente do tamanho da lista. Além das porcentagens, use gráficos de pizza para mostrar as campanhas que mais se destacaram no mês.

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Resultados negativos, e agora?

Chegou a hora de fazer o relatório e até agora só houveram resultados negativos? Não se preocupe, respire fundo e contorne o problema. É muito importante ter e mostrar ao seu cliente uma estratégia para sair do vermelho e, para fazer isso, identifique no seu relatório o que pode estar negativando suas campanhas. Os problemas são diversos, portanto vou separá-los em níveis e citar alguns exemplos que facilitarão sua vida!

Nível 1 – Assunto

Pode ser que seu assunto seja muito grande ou não seja atrativo para seus leads. Procure então criar expectativas e não informar aos seus contatos do que se trata o e-mail. Em um post sobre boas práticas de e-mail marketing, explicamos mais detalhadamente este item. Não deixe de conferir.

Nível 2 – Template

Neste nível os usuários já foram conquistados pelo assunto e abriram o seu e-mail, porém uma grande porcentagem não está clicando no seu template de e-mail. Isso pode ocorrer  por duas razões: ou seu template não é atrativo e não conquistou o lead, ou ele não possui CTA (Call to Action), para clicar. Temos um conteúdo especial aqui no blog que ensina a criar um excelente template de e-mail marketing.

Nível 3 – SPAM

Os tão temidos filtros anti-spam estão aí para combater os SPAMs e, assim como os Spammers (pessoas que praticam o SPAM), você também dispara seus e-mails para vários usuários. A única maneira de se  diferenciar de um Spammer é na elaboração do assunto e na criação do template, e um erro muito comum é criar e-mails que vão contra os filtros anti-spam. Mais uma vez, temos um conteúdo para resolver o seu problema, confira.

Esses são alguns dos diversos relatórios e dicas para melhorar o desempenho de suas campanhas de e-mail. E se você tem algo para nos contar ou está com alguma dúvida sobre relatório de e-mail marketing, deixe abaixo nos comentários, estarei à disposição para respondê-lo!

Abraço!

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José Augusto 

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br

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