Segurança de dados LGPD: como se adequar - Raffcom - Agência Full Service
 Segurança de dados LGPD: como se adequar

Segurança de dados LGPD: como se adequar

Você já ouviu falar em segurança de dados LGPD? Sabe como ela pode fazer a diferença para o bom andamento dos negócios na era da internet?

Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados é de extrema importância para garantir a segurança das informações armazenadas e compartilhadas pelos usuários ao redor do mundo.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você possa ficar por dentro do assunto e se adequar às novas orientações. Continue a leitura!

O que é a lei LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados é a norma brasileira responsável por regulamentar o uso de dados de pessoas físicas pelas empresas. Ela estabelece diretrizes regulatórias que visam proteger a privacidade das informações pessoais dos usuários.

De modo geral, essas medidas afetam os mais diversos setores da economia, já que as companhias precisarão atender às exigências previstas em lei para atestar sua confiabilidade frente aos órgãos regulatórios e, principalmente, junto ao público consumidor.

Do ponto de vista das empresas de marketing digital, as mudanças têm um impacto ainda maior. Tendo em vista que a coleta e a gestão de dados são parte importante de sua estratégia, elas agora deverão solicitar apenas as informações que necessitam para desempenhar o seu trabalho atual e com o consentimento integral do indivíduo.

Por que é importante investir na segurança de dados LGPD?

As informações de uma companhia estão entre os seus bens mais valiosos. Por isso, é cada vez mais importante que elas estejam bem protegidas e sejam utilizadas de forma estratégica para garantir a competitividade e a saúde da corporação.

Ao seguir as orientações da LGPD, as empresas não somente evitam as penalidades previstas pela lei, mas também se preparam para driblar contratempos como a invasão de seus sistemas e o vazamento de informações internas.

Como resultado, a regulação promete trazer mais segurança e transparência, garantindo aos usuários que os dados fornecidos por eles estarão bem guardados e não serão utilizados para fins suspeitos.

Como as empresas de marketing digital podem se adequar às novas diretrizes?

Agora que você já sabe o que é a lei de proteção e conhece a importância de investir em segurança de dados LGPD, a pergunta que fica é: como se adaptar a esse novo cenário?

Para ajudá-lo a responder essa questão, vamos listar nesse último tópico alguns cuidados indispensáveis para que a sua empresa atenda a todas as medidas necessárias para garantir a segurança das informações que os usuários fornecerem. Veja a seguir!

Documentação dos dados

Para manter as informações devidamente armazenadas e bem protegidas, o primeiro passo é organizá-las corretamente. Esse procedimento inclui uma limpeza dos dados desnecessários, atualização dos sistemas, bem como a realização de uma auditoria que avalie de forma cuidadosa todos os arquivos, backups e o histórico de acessos e compartilhamentos.

Assim, é possível ter o controle dos dados que circulam na empresa e estabelecer um padrão de qualidade para o bom gerenciamento desses elementos — o que nos leva ao próximo tópico.

Gerenciamento das informações

Uma vez que a empresa estabeleceu o domínio sobre os dados, é importante saber quem tem acesso a eles e como eles serão utilizados.

O ideal é restringir o acesso às informações, designando uma equipe específica e especializada para administrá-las da forma correta, de acordo com as diretrizes de segurança e conforme os objetivos da companhia.

Investimento em novas dinâmicas de marketing

Levando em consideração as orientações da nova legislação, as empresas que investirem em novas estratégias para gerar leads se tornarão mais competitivas e terão novas oportunidades de estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Nesse cenário, a aplicação das táticas de big data voltadas a nichos mais específicos pode ser uma boa alternativa, trazendo resultados mais autênticos e significativos.

Por fim, tendo em mente que a tecnologia evolui com grande rapidez, é essencial que a organização esteja sempre de olho nas mudanças do mercado, revisando e aprimorando os seus processos com frequência. E se você gostou desse conteúdo sobre segurança de dados LGPD, continue no blog da Raffcom e confira mais informações que podem fazer a diferença no sucesso das estratégias de marketing digital da sua empresa!

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