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 SEO local para empresas

SEO local para empresas

Já faz alguns anos que o Google atualizou seu algoritmo e a geolocalização passou a ter influência em seus resultados de pesquisa. Isso significa que o Google apresenta resultados diferentes dependendo da cidade, bairro e até mesmo da rua na qual o usuário que realizou a pesquisa estava.

Por exemplo, se uma pessoa estiver na Av. Paulista e buscar por “restaurante por quilo” no Google, os resultados exibidos serão diferentes se comparados à outra pessoa que buscou pela mesma coisa em Brusque-SC.

Isso ocorre porque o Google procura entregar os resultados mais relevantes a esses usuários e entendem-se como resultados relevantes os estabelecimentos mais próximos dessas pessoas, com fome às 11h45 da manhã.

Na teoria, foi uma mudança de grande benefício para os usuários e para as empresas locais, mas na prática nem sempre são os estabelecimentos mais próximos que aparecem no resultado. Existem dois grandes motivos para que esse problema ocorra, os quais veremos abaixo.

O IP dinâmico no Brasil

O Google define a localização de um usuário através do IP do seu computador. O problema é que no Brasil a grande maioria das operadoras de internet trabalha com IP dinâmico ao invés de fixo, que faz com que o IP do computador mude sempre que houver uma nova conexão.

Dessa forma, haverá ocasiões em que seu computador estará configurado com o IP de uma localização diferente da qual você está, fazendo com que o Google entregue resultados de busca local não tão relevantes.

seo-local-para-empresas-google-ip

Mas esse problema é cada vez menor conforme os anos passam, pois, mesmo com IP dinâmico, as localizações têm se tornado mais precisas graças às melhorias realizadas na infraestrutura de telecomunicações no Brasil.

Além disso, o Google faz uso de outros artifícios para ser assertivo na entrega de resultados locais: histórico de localização, localização do seu celular e locais recentemente pesquisados.

As empresas locais não possuem presença online

Pode parecer estarrecedor, mas grande parte das empresas locais ainda não está presente no ambiente online, principalmente tratando-se de otimizações em SEO local. Como consequência disso, elas dificilmente aparecem nos resultados locais do Google.

Como fazer SEO local

Fazer SEO local pode parecer complexo, mas não é. Talvez seja apenas trabalhoso. Mas lembre-se de que os resultados podem ser um grande diferencial para o seu negócio local.

Informações NET (Nome, endereço e telefone)

Para um cliente local, o nome da empresa, endereço e telefone são as informações mais importantes. O problema é que essas empresas não as trabalham de maneira correta, devido a:

Incompatibilidade de informações

Algumas empresas locais não possuem essas informações atualizadas nas listas online. Há casos em que encontramos o número de telefone e o endereço desatualizados ou preenchidos de forma errada. Desta forma, a primeira otimização de SEO local é a atualização das informações NET da sua empresa nas listas online.

Lembre-se de preenchê-las de forma padronizada. Algumas listas online também possuem um campo para a descrição da empresa, aproveite isso para falar sobre a sua especialidade.

Informações dificilmente rastreáveis pelo Google

As empresas locais também não mantêm as informações NET facilmente rastreáveis em seus sites para o Google. Os principais motivos são:
– O site não possui essas informações;
– As informações ficam “escondidas” em uma única página;
– As informações foram inseridas em formato de imagem.

Para resolver esse problema, mantenha as informações NET da sua empresa em HTML, no rodapé do seu site.
Exemplo:
Prado Serviço de Dedetização
Rua Capitão Otávio Machado, 130 – Chácara Santo Antônio (Zona Sul)
São Paulo – SP
04718-000
(11) 3930-1900

Caso sua empresa possua algum número de telefone do tipo 0800, não o utilize como principal. Aproveite e descreva o seu negócio na home page do seu site. Essas informações são de grande importância para o usuário local que visita o site e, consequentemente, para o Google.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um serviço disponibilizado gratuitamente pelo Google, que visa conectar as empresas e os clientes que procuram pelos seus negócios na Pesquisa do Google, no Google Maps ou no Google+.

Cadastrando-se no Google Meu Negócio, a sua empresa terá maiores chances de aparecer no resultado das buscas locais do Google, como no exemplo abaixo onde pesquisamos por “restaurante” na Região Metropolitana de São Paulo:

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Cadastre-se no Google Meu Negócio

Acesse o Google Meu Negócio e clique no botão “Aparecer no Google”. Para criar sua conta no Google Meu Negócio, utilize um endereço de e-mail pertencente ao domínio da sua empresa, ao invés de um Gmail. Isso irá passar maior credibilidade ao Google.

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Escolha o seu tipo de negócio. Para negócio local, clique em “estabelecimento”.

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Em seguida procure pela sua empresa, talvez ela já esteja presente nos resultados locais do Google, se você encontrar basta apenas reivindicá-la.

Caso apareça mais de um resultado para a sua empresa, após a reivindicação você precisará escolher o mais relevante e solicitar ao Google que remova os restantes.

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Se por acaso você não encontrá-la, clique em adicionar sua empresa.

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Preencha os dados da sua empresa corretamente e clique em confirmar. Lembre-se de escolher corretamente a categoria do seu negócio, pois ela é um dos principais fatores que influenciam os resultados locais do Google.

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Talvez apareça a mensagem “As empresas a seguir assemelham-se à empresa que você adicionou. Uma dessas empresas é sua?”. Caso nenhuma empresa sugerida seja a sua, clique em “Manter as informações que inseri”.

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Revise seus dados, marque a opção “Estou autorizado a gerenciar esta empresa e concordo com os Termos de Serviço” e clique em confirmar.

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No próximo passo você precisará comprovar ao Google que realmente é o dono da empresa. Na grande maioria dos casos, o único meio é através dos Correios. Basicamente, através de uma carta você receberá um código do Google para a verificação do seu negócio.

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Após clicar em “Correio” você definirá a pessoa responsável pelo recebimento do envelope.

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O prazo máximo para o recebimento do envelope é de 12 dias úteis. Fique atento, pois, assim que você recebê-lo precisará copiar todos os dados que vierem para um campo no painel do Google Meu Negócio.

Personalizando o Google Meu Negócio

Após você criar a sua conta no Google Meu Negócio, será preciso personalizá-la e adicionar novos dados e informações.

google-meu-negocio-infomacoes-google

1 – Foto de perfil.
2 – Descrição do seu negócio.
3 – Site da sua empresa.
4 – Horário de funcionamento.
5 – Fotos do seu negócio, capa e logo.
6 – Tour virtual (através de contratação).

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Comentários e avaliações do estabelecimento

A partir do momento em que sua empresa estiver presente nos resultados locais, os usuários poderão comentar e avaliar sua empresa, assim como no exemplo abaixo, de um estúdio de tatuagem.

seo-local-google-meu-negocio-comentarios-avaliacoes-google

Comentários e avaliações positivas transmitirão grande credibilidade aos próximos usuários que irão pesquisar pela sua empresa, produto ou serviço. De acordo com uma pesquisa realizada pela Dimensional Research, 90% dos clientes admitem que são influenciados por avaliações positivas antes de comprarem de uma empresa.

Incentive os clientes que visitaram seu estabelecimento a deixarem feedbacks no Google Meu Negócio e não leve os comentários negativos como algo ruim, eles ajudarão a encontrar pontos a que devem melhorar em seu negócio. Procure se desculpar e resolvê-los prontamente, para conseguir melhores avaliações no futuro e continuar atraindo cada vez mais clientes. Aproveite e interaja com os usuários que avaliaram o seu negócio.

Google mostra o tempo gasto pelas pessoas nos estabelecimentos e horários de pico

Recentemente, o Google passou a exibir no knowledge graph mobile (aquela funcionalidade que traz as informações sobre o termo pesquisado diretamente na página de resultados da busca) do Google Meu Negócio o tempo médio de visita gasto pelos clientes nos estabelecimentos. Pelo fato de ser um recurso novo, apenas algumas empresas apresentam esses dados. Além disso, a variação de tempo médio de visita ainda é muito grande. Mas acreditamos que no futuro essa informação seja mais precisa.

Outra informação relevante para os clientes que pretendem visitar o estabelecimento é o gráfico com os horários de pico. A partir dele é possível que o cliente programe melhor uma visita, ao escolher o horário mais conveniente possível.

google-meu-negocio-horario-visita-e -de-pico

Dados estruturados

Basicamente, os dados estruturados são marcações realizadas no HTML de um site, a fim de organizar as informações para auxiliar o Google a rastreá-las e compreendê-las da melhor forma possível, possibilitando que ele apresente os resultados do seu site de maneira mais relevante e atrativa aos usuários que buscam pela sua empresa, produto ou serviço.

seo-localdados-estruturados

Atualmente existem diversas marcações voltadas para um negócio local. Veja alguns exemplos:
– currenciesAccepted – Moeda aceita;
– openingHours – Horário de funcionamento;
– paymentAccepted – Formas de pagamento;
– priceRange – Faixa de preço;
– address – Endereço local;
– areaServed – Área de cobertura de serviço;
– brand ou organization – Marca ou organização.

Como as marcações ficariam no HTML do site:

[code]
<div itemscope itemtype=”http://schema.org/LocalBusiness”>

<div itemprop=”name”>Prado Dedetizadora</div>

<div>Email: <span itemprop=”email”><a href=’mailto:atendimento@pradodedetizadora.com.br’>atendimento@pradodedetizadora.com.br</a></span></div>

<div>Phone: <span itemprop=”telephone”>9999-9999</span></div>

<div>Url: <span itemprop=”url”><a href=’www.pradodedetizadora.com.br’>www.pradodedetizadora.com.br</a></span></div>

<div itemprop=”paymentAccepted”  style=’display: none’ >cash, credit card</div>

<meta itemprop=”openingHours”  style=’display: none’  datetime=”Mo,Tu,We,Th,Fr 08:00-18:00″ />

<div itemtype=”http://schema.org/PostalAddress” itemscope=”” itemprop=”address”>

<div itemprop=”streetAddress”>Rua Capitão Otávio Machado</div>

<div><span itemprop=”addressLocality”>São Paulo</span>, <span itemprop=”addressRegion”>SP</span> <span itemprop=”postalCode”>04734-004</span></div>

</div>
</div>
[/code]

A inclusão de dados estruturados em seu site vai totalmente de encontro as expectativas dos consumidores, que pesquisam sobre uma empresa na internet. Acompanhe o gráfico:

seo-local-grafico-informacoes-clientes

Para ver mais marcações acesse o site do schema.org, que possui uma série de tags xml para fornecer informações sobre o conteúdo da internet para mecanismos de busca.

O cenário de SEO local está em constante atualização, pois o Google está disposto a aperfeiçoar cada vez mais a entrega dos seus resultados, tratando-se não apenas de relevância, mas também de personalização.

Trabalhar SEO local pode ser um tanto complexo, mas em contrapartida seus resultados são extremamente compensatórios para as empresas locais. Comece agora e compartilhe seus resultados com a gente.

Nós vemos na próxima. Até lá!

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Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

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