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 SEO Mobile

SEO Mobile

O SEO Mobile está aí para auxiliar profissionais do mercado digital, colocando-os no topo dos resultados de pesquisa mobile, sem perder a oportunidade de entregar conteúdo qualificado aos usuários destes dispositivos.

Mas, por que é importante investir nesta estratégia?

Segundo o Think With Google, em uma pesquisa realizada em junho deste ano, o hábito de sentar e pesquisar algo em um desktop tem deixado de ser predominante. Isso porque 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata através dos dispositivos móveis.

Desta forma, o presente conteúdo sobre SEO Mobile pode funcionar como uma base para melhorar tanto seu ranqueamento nos resultados de pesquisa, quanto a experiência do usuário.

Mobile First Index

2 mobile first index - SEO Mobile

Conforme divulgação no site Yoas.com, o Google irá lançar o mobile-first index em 2018. Ou seja, o mobile será considerado como um dos primeiros fatores de ranqueamento nos resultados de pesquisa e o novo Googlebot terá como prioridade a qualidade na versão mobile, ao invés do desktop.

Mesmo que o site não tenha foco no mobile, o mesmo será analisado com os mesmos fatores e isso fará com que o site perca suas posições na versão desktop também.

Velocidade do site

3 velocidade do site - SEO Mobile

Não é por acaso que este tópico está no topo do post. A velocidade do site é um dos principais fatores de ranqueamento em mobile que o Google recomenda otimizar.

De acordo com o blog Mestre do AdWords, apenas 30% dos visitantes esperam 10 segundos para carregar a página e a cada 1 segundo de carregamento, as chances de conversões caem em 7%.

Diante destes dados, é importante analisar os motivos que elevam o tempo de carregamento do site e, desta forma, melhorar também a sua taxa de conversão.

Para isso, existem diversas ações que auxiliam na otimização da velocidade de carregamento no mobile, como você pode conferir a seguir.

Otimizar imagens

Este ponto é bem simples. Basta compactar as imagens que serão utilizadas no post, deixando-as no formato .JPG. A Tinypng pode te ajudar na otimização das imagens, com a vantagem de que é imperceptível a diferença de qualidade com relação ao arquivo original.

Aproveitar cache do navegador

Utilizar o cache do navegador consiste em ter uma data de validade maior nos cabeçalhos de HTTP para recursos do site que são estáticos. Com esta função, ao acessar o site pela segunda vez, o navegador irá carregar os recursos baixados anteriormente a partir do disco local, ao invés da rede.

Eliminar JavaScript, CSS e imagens de bloqueio

Há algum tempo atrás, os elementos acima da borda eram escondidos, pois a versão mobile não os suportava. Agora, o Googlebot de Smartphones precisa ver e analisar o mesmo conteúdo que os usuários acessam.

Tempo de resposta do servidor

O tempo de resposta do servidor irá medir o tempo necessário para o carregamento do HTML da página, fazendo com que diminua o tempo de latência da rede entre o servidor e o Google.

Compactar CSS

A compactação do código CSS é indicada para economizar bytes de dados e, como resultado, o tempo de análise e download pode ser acelerado.

AMP

A AMP (Accelerated Mobile Pages) possui HTML mais leve, fazendo com que o carregamento ocorra de forma instantânea, para que a navegação seja mais rápida no mobile. É importante ter essa ferramenta ativa em páginas de conteúdo, como um blog.

É importante ressaltar que a AMP não é uma melhoria a ser indicada pelas ferramentas de teste da velocidade. Neste post é possível verificar como configurá-la nos sites, além de outras vantagens ao adquiri-la.

Responsividade ou Usabilidade? Os dois!

4 responsividade ou usabilidade - SEO Mobile

O SEO Mobile precisa que o site seja responsivo e a usabilidade seja fácil. Simples assim!

Um site responsivo não requer somente a adaptação de tela. Ele precisa ser usual e intuitivo. Sites onde os usuários precisam ter muita interação (leia-se muito trabalho), como dar zoom e “puxar” para o lado, irão perder relevância. É uma questão de tempo.

Para simplificar, listamos abaixo os principais itens para transformar o SEO Mobile em um êxito no quesito usabilidade.

Conteúdo Móvel

O ponto principal neste item não é, simplesmente, mudar o conteúdo do desktop para mobile. O conteúdo é o mesmo, o que muda é a disposição de elementos, como espaçamento, por exemplo, onde são usados parágrafos de 4 linhas, subtítulos e itens que proporcionem um descanso na leitura.

Palavra-chave

Com relação ao conteúdo móvel, a primeira dica é relacionada às palavras-chave. Como o tamanho das telas é menor, as palavras escolhidas para o conteúdo mobile também devem ser. Isso ocorre porque os usuários de telas responsivas costumam realizar buscas mais breves/curtas.

De acordo com o Google, a média utilizada em pesquisa mobile é de 15 de caracteres.

Busca por voz

5 busca por voz - SEO Mobile

Novas formas de buscas impactam o SEO, e a busca por voz é uma delas, já que cresce dia após dia. E se você identificar esse tipo de busca no seu segmento, aproveite a oportunidade.

Atualmente, as buscas por voz são feitas via Google Now no Android, Siri no iOS e a Cortana no Windows. Mas este é um conteúdo que exploraremos melhor em outra oportunidade, só não o deixe de lado. 😊

Tamanho de fonte

As fontes grandes são, com certeza, melhores do que as “pequeninas”. Mas também não é preciso exagerar! Cabe ressaltar que o texto não deve ficar tão grande a ponto de ter rolagem infinita.

Pensando nisso, a Typecast selecionou alguns tamanhos e fontes recomendadas para cada dispositivo:

6 tamanho de fonte - SEO Mobile

Título do texto

Em conteúdo móvel, tente dar foco ao título para o assunto principal. Mas evite frases muito longas, para que o título não “quebre” e desapareça com o conteúdo disposto na sequência.

Não existe um limite ideal de caracteres para o título, pois isso varia muito de acordo com a identidade do site e do tamanho já utilizado no desktop. Para este quesito, nossa dica é: opte por cores mais vibrantes, faça os testes e veja se o tamanho ficou agradável.

A Flipboard é um exemplo de revista que faz muito bem esse trabalho:

7 titulo do texto - SEO Mobile

Não esqueça que a sua palavra-chave também precisa ser destacada no título, ok?

Primeiro parágrafo

Mesmo que o seu conteúdo não tenha uma introdução, é importante que o assunto principal seja abordado logo no primeiro parágrafo do conteúdo (assim como a palavra-chave). Este processo ajuda o leitor a identificar se o conteúdo encontrado é realmente o que ele estava buscando para ler.

Meta description

Os resultados de pesquisa em mobile possuem menos espaço para títulos e meta description. Por este motivo, é necessário deixar a descrição mais breve, sem dispensar a qualidade da frase. Dependendo do tamanho de tela, uma descrição de 130 caracteres já é o suficiente.

Call to Action

A utilização de CTAs em mobile é muito comum. Por este motivo, a sua usabilidade não pode afetar o SEO Mobile. O problema é que a maioria dos CTAs possuem um tamanho demasiadamente reduzido, impedindo o usuário de utilizá-lo da forma correta.

O mais indicado é utilizar botões na largura da tela, de uma maneira bem visível. Isso eleva a experiência do usuário e melhora a interação entre as páginas.

Pop Up

Existem sites que utilizam pop ups (também chamados de intersticiais) para a realização de ações específicas, como o cadastro do e-mail. Essa funcionalidade não é proibida pelo Google, mas o buscador consegue perceber se um pop up está afetando a experiência do usuário.

No dia 10 de janeiro de 2017 o Google divulgou a seguinte nota:

“Atualização de 10 de janeiro de 2017: A partir de hoje, páginas que contenham conteúdos de difícil acesso ao usuário na transição de resultados de busca móvel podem ter sua classificação prejudicada. Como já informamos, esse novo parâmetro é apenas um dos milhares de parâmetros que são usados em classificação, e questões sobre intenções de busca são ainda parâmetros muito fortes, então uma página ainda pode se classificar bem se ela tiver um conteúdo bom e relevante. Caso tenha alguma dúvida, por favor recorra aos fóruns dos webmasters.”

Eles também apresentaram exemplos:

Forma errada:

8 pop up forma errada - SEO Mobile

Forma correta:

9 pop up forma correta - SEO Mobile

Note que os botões de ação ou fechar estão mais visíveis nos exemplos acima, facilitando a interação entre o usuário e a opção de continuar ou desistir.

Checkout

Assim como outras páginas que necessitam de uma interação maior do usuário, o checkout apresenta inúmeros dados para conferir se suas páginas precisam ser melhoradas.

A taxa de desistência, por exemplo, é um dos indicadores mais importantes para analisar.

Como já comentamos no item sobre CTAs, é necessário oferecer botões grandes. Mas não é só isso, eles precisam fluir no processo, sem deixar dúvidas para os usuários, mostrando o caminho necessário a percorrer.

A imagem abaixo apresenta claramente um processo de checkout:

10 checkout - SEO Mobile

Lembre-se de que as melhorias e atualização contínuas só irão te ajudar neste processo.

URL

Alguns sites optam por URLs diferentes de acordo com o tamanho das telas. Essa modificação faz com que os códigos também sejam diferentes no desktop, mobile e até mesmo no tablet.

11 url - SEO Mobile

O Google não prioriza uma configuração específica, no entanto, é importante dispor dos devidos redirecionamentos, para as páginas corretas. Caso isso não ocorra, a experiência do usuário será afetada e a página irá perder relevância quando acessada pelo Googlebot.

Na imagem abaixo podemos ilustrar o que muda na estrutura do HTML:

12 url estrutura html - SEO Mobile

Na página do Google Developers é possível ter acesso a mais detalhes de como fazer as devidas configurações no HTML quando as URLs são diferentes.

Devido a alteração que ocorre nestas URLs diferentes, o mais indicado (para oferecer praticidade e não comprometer os acessos) é desenvolver um site responsivo, que utiliza a mesma estrutura de HTML e lhe trará resultados mais seguros.

Dados Estruturados

Os dados estruturados, também conhecidos como Schema.org, são micro dados implementados no HTML do site para apresentar dados mais completos nos resultados da pesquisa.

Essas implementações auxiliam na visualização de mais informações a respeito do seu conteúdo. Nas imagens abaixo, por exemplo, é possível conferir a apresentação da avaliação do produto.

13 dados estruturados - SEO Mobile

Não há indícios de que esses ajustes influenciam diretamente no ranqueamento dos resultados. Em contrapartida, eles chamam muito mais a atenção do usuário, o que pode elevar a taxa de cliques.

Otimização de local

14 otimizacao de local - SEO Mobile

Em dispositivos móveis, é comum que os usuários procurem por assuntos locais. O termo “perto de mim”, por exemplo, é um dos mais utilizados em buscas imediatas.

Por este motivo, é importante manter os seguintes itens atualizados no site e no My Business da empresa:

– Nome padrão da empresa;
– Endereço completo;
– Número de telefone;
– Horário de atendimento;
– Foto da empresa;
– Incentivar a avaliação pelos usuários no Google My Business.

Neste post você pode conferir um guia completo sobre SEO local.

A otimização do local é simples e breve, por isso, não há mistérios para mantê-la atualizada. É importante ressaltar que em buscas mobile a prioridade é dada à resultados locais, como no exemplo abaixo:

15 otimizacao de local 2 - SEO Mobile

Concluindo o SEO Mobile

Além de todos esses que citamos, existe ainda uma série de outros pontos que irão ajudar a melhorar o seu SEO Mobile. As otimizações são constantes e as atualizações são lançadas frequentemente para você acompanhar.

Espero que este post tenha lhe ajudado. E, se tiver alguma dúvida, pode inserir nos comentários abaixo. Ficarei feliz em lhe ajudar.

Um abraço e continue nos acompanhando! 😊

Cassia Natiele Battisti Gerente de Projetos

Cassia Natiele Battisti

Gerente de Projetos

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