SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google. - Raffcom - Agência Full Service
 SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google.

SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google.

Garantir o destaque aos olhos dos usuários tem sido uma das grandes dificuldades das empresas. Afinal, com um número tão elevado de conteúdos disponíveis, como fazer com que o seu site conquiste um bom rankeamento no Google? A resposta é simples: com uma boa estratégia de SEO on page!

E, neste conteúdo, você poderá conhecer um pouco mais sobre o assunto, além de conferir algumas dicas que podem ajudar a sua página a subir de posição nessa grande ferramenta de busca. Confira!

Por que o SEO on page é importante?

Quando falamos em “on page”, abordamos os aspectos trabalhados dentro do próprio site. Nesse sentido, um conhecimento aprofundado na área é indispensável para o desenvolvimento de conteúdos que possam ser mais facilmente considerados pelo Google como algo relevante.

Para investir em uma dinâmica de “otimização on page” que garanta resultados realmente positivos, é importante pensar na soma entre um conteúdo de qualidade e as táticas que você vai conhecer nos tópicos a seguir!

Quais são as principais estratégias de SEO on page?

Neste tópico, vamos listar algumas das principais táticas de SEO on page para garantir o sucesso do seu planejamento de marketing digital.

Uso estratégico das palavras-chave

Essa tática está entre as principais estratégias para conseguir boas posições nos resultados de busca, mas seu sucesso está diretamente relacionado aos critérios utilizados pelo próprio Google para destacar a página.

Se antes o que contava era a utilização massiva da palavra-chave exata, hoje o Google preza pela qualidade. Por meio de uma análise mais semântica do que quantitativa, a ferramenta tende a valorizar as páginas que parecem mais adequadas aos leitores. Então, aposte em assuntos que sejam autênticos e realmente interessantes para a sua persona!

Títulos da página

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Em linhas gerais, podemos dizer que o título funciona como um cartão de visitas: é o primeiro contato que o usuário vai ter com a sua empresa dentro da ferramenta de busca e que pode ser o chamariz para que ele acesse a sua página.

Por isso, é importante que você siga algumas regras básicas:

  • crie um único título por página, condizente com o seu conteúdo;
  • utilize a palavra-chave (quanto mais no início da frase, melhor);
  • insira o nome da sua marca ao final, sempre que for pertinente;
  • evite separar os termos com vírgulas.

É importante ressaltar que o Google exibe um máximo de 65 caracteres em seus resultados. Logo, tente se prender a esse número, elabore um título preciso e fique atento à ordem das palavras utilizadas, já que as primeiras são mais relevantes do que as últimas.

Meta description

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Sabe aquelas poucas linhas que nos ajudam a entender qual vai ser o conteúdo da página logo abaixo do título? Pois bem, essa é a meta description, uma tática importantíssima para convencer o usuário de que vale a pena clicar no seu link!

Com isso em mente, procure escrever algo que seja criativo e informativo, capaz de despertar a curiosidade do leitor. Dessa forma, você pode conquistar um aumento significativo da sua taxa de cliques, melhorando o rankeamento do seu site nos motores de busca.

URL amigável

Uma URL amigável é de fácil entendimento tanto para os leitores quanto para o Google e, por isso, deve estar entre as preocupações de quem deseja estabelecer uma estratégia de SEO on page eficiente. Por isso, é importante que a sua URL:

  • inclua a palavra-chave;
  • seja curta e de fácil interpretação;
  • não tenha caracteres indevidos (acentuação, pontuação, letras maiúsculas ou espaçamentos).
  • substituir espaçamentos por traços.

Além disso, é importante que a URL esteja relacionada ao título do conteúdo da página. Por exemplo, ao acessar a página de portifólio da Raffcom, ao invés de um endereço longo e nada amigável, como www.raffcom.com.br/portifólio1agencia-raffcom!/, o ideal é que o usuário encontre algo simples e direto, como https://www.raffcom.com.br/portfolio/.

Otimização de imagens

seo on page otimizacao de imagem - SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google.

Para garantir que as imagens escolhidas para ilustrar as suas páginas contribuam com a sua estratégia de SEO on page, vamos listar aqui 4 regras básicas:

  • 1ª: os arquivos devem ter nomes simples e diretos;
  • 2ª: todas as imagens devem ter um alt text, ou seja, um texto alternativo que auxilie o Google na leitura da informação;
  • 3ª: o arquivo deve ser leve, com tamanho compactado para que seja carregado mais rapidamente e não sobrecarregue a velocidade do seu site.
  • 4ª: a imagem deve “conversar” com o texto, devendo estar posicionada próximo ao conteúdo relacionado.

Heading tags

seo on page heading tags - SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google.

Outro fator que contribui para o bom rankeamento é a divisão do conteúdo em partes. Nesse caso, existe uma hierarquia que vai do H1 ao H6, em que o primeiro nível corresponde à informação mais importante — o título da página — e os demais representam os subtítulos.

Ao utilizar as headings tags de forma estratégica, os editores de texto compreendem a relevância de cada “setor” da sua informação, utilizando essa divisão para classificar o seu conteúdo. Mas lembre-se, só é possível usar um H1 por página, os demais podem ser repetidos.

Linkagens internas

Linkagens internas bem-feitas ajudam a manter o leitor no seu site e, de quebra, mostram ao Google a relação entre si.

Ao investir em conexões para outras páginas do seu site ou do próprio blog, você poderá observar uma melhoria nos índices de acesso orgânicos, bem como um melhor posicionamento nos rankings de busca, garantindo um aumento de qualidade da experiência do usuário em SEO.

Sitemap.xml

Essa ferramenta é indispensável para colocar em prática o seu planejamento de SEO on page, tendo o objetivo de auxiliar os motores de busca a realizarem a leitura e a interpretação corretas do seu site.

Dessa forma, as suas páginas são facilmente reconhecidas e o tempo de indexação é reduzido, garantindo que os usuários possam acessar os seus conteúdos com mais facilidade.

Robots.txt

Gerado no formato do bloco de notas (.txt), esse arquivo é publicado na raiz do site e serve como um filtro para controlar quais páginas devem ou não ser indexadas nos motores de busca.

Mas, por que essa ferramenta é importante para o seu site? Aqui, vamos listar alguns motivos:

  • Comando Disallow: responsável por sinalar as páginas do site que não devem ser incluídas nos resultados de busca e arquivo de imagens.
  • Comando Allow: responsável por sinalar as páginas do site que devem ser incluídas nos resultados de busca.
  • Comando Sitemap: responsável por indicar qual o link do Sitemap para os robôs de busca mapearem todas as páginas que precisam ser lidas.
  •  

Além das estratégias que citamos aqui, fique de olho também na mudança de algoritmos do Google! Conhecer essas atualizações faz a diferença na hora de estabelecer um planejamento de marketing digital mais eficiente e que contribua para um melhor rankeamento.

E se você gostou desse conteúdo sobre SEO on page, aproveite para conhecer os outros artigos do blog Raffcom e fique por dentro desse assunto tão importante para quem trabalha com marketing digital!

Até a próxima.

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